Pouco antes da pandemia de Covid-19, a Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil) iniciou uma campanha pela sustentabilidade, para incentivar a adoção da fatura digital no lugar da conta de papel. Na época, mais de 75 milhões de usuários de serviços de banda larga, telefonia fixa e móvel recebiam a fatura impressa.
A entidade estima que cerca de 152 milhões de folhas eram entregues mensalmente aos clientes, envolvendo, além dos custos de impressão, gastos com a cadeia logística – um impacto ambiental incompatível com o futuro verde almejado pelo mercado.
De acordo com Marcel Zamboni, sócio e diretor de Desenvolvimento de Negócios da VSB International, a digitalização da operação das empresas telecom é um caminho sem volta. “Basta olhar para iniciativas de gigantes do setor de telecomunicações para entender que a nova realidade do mercado é digital. Insistir em práticas obsoletas, que oneram de forma significativa pequenas e médias operadoras, vai na contramão da agilidade que os clientes esperam dessas empresas”.
Para além das questões de sustentabilidade, outros fatores pesam a favor da distribuição digital de faturas, como explica Zamboni. “A falta de acompanhamento dos pagamentos efetuados e de inadimplência, dificuldade de consolidar múltiplas faturas em uma, pouca exploração da fatura como meio de comunicação com o cliente e delay na atualização do status dos pagamentos, que pontualmente prejudica a análise e negociação com clientes via call, estão entre os principais entraves das operadoras que ainda distribuem contas impressas”, avalia o executivo.
WebF conduz operadoras em processo de Transformação Digital
O processo de implementação e distribuição das faturas digitais passa por tecnologias que dão suporte para departamentos diversos dentro das operadoras, como financeiro (crédito e cobrança), atendimento ao cliente, TI, vendas e marketing.
No Brasil, tecnologias como a WebF, da VSB International, entram como aliadas na operação das empresas do setor de telecomunicações que estão no processo de transição da conta impressa para a fatura digital.
“Tem dois aspectos importantes que passam pelo WebF. O primeiro é a contribuição para que as empresas usuárias do software alcancem suas metas ESG, uma vez que o papel é eliminado do processo e as pegadas de carbono reduzidas, considerando que a logística de entrega das faturas passa a ser 100% online. O segundo aspecto é relacionado ao modo como os Dados gerados a partir das faturas podem ser gerenciados. Dados são sinônimo de inteligência de mercado, e ajudam a orientar as empresas no aperfeiçoamento de processos e serviços”, conclui Marcel Zamboni.
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