book_icon

Empresas criam aliança OpenUSD para padronizar ecossistema 3D

Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia da chamada scene description 3D de alto desempenho, que oferece interoperabilidade entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho

Empresas criam aliança OpenUSD para padronizar ecossistema 3D

As empresas Pixar, Adobe, Apple, Autodesk e Nvidia, juntamente com a Joint Development Foundation (JDF), uma afiliada da Linux Foundation, anunciam nesta terça-feira (1/8) uma aliança para OpenUSD (AOUSD) a fim de promover a padronização, desenvolvimento, evolução e crescimento da tecnologia Universal Scene Description (USD) da Pixar.

A aliança busca padronizar o ecossistema 3D, avançando os recursos da Open Universal Scene Description (OpenUSD). Ao promover maior interoperabilidade de ferramentas e dados 3D, a aliança permitirá que desenvolvedores e criadores de conteúdo descrevam, componham e simulem projetos 3D em larga escala e construam uma gama cada vez maior de produtos e serviços habilitados para 3D.

Criado pela Pixar Animation Studios, o OpenUSD é uma tecnologia da chamada scene description 3D de alto desempenho, que oferece interoperabilidade robusta entre ferramentas, dados e fluxos de trabalho. Já conhecido por sua capacidade de capturar expressões artísticas de forma colaborativa e simplificar a produção de conteúdo cinematográfico, o poder e a flexibilidade do OpenUSD o tornam uma plataforma de conteúdo ideal para atender às necessidades de novos setores e aplicações.

Esta parceria será um excelente benefício para todos que trabalham com este framework, afinal o OpenUSD oferece um mecanismo poderoso para mundos 3D de alta fidelidade, assim como um ecossistema expansivo para a era da IA e do Metaverso

A aliança desenvolverá especificações escritas detalhando os recursos do OpenUSD. Isso permitirá maior compatibilidade e adoção, integração e implementação mais amplas, além de permitir a inclusão por outros sistemas de padronização em suas especificações. O JDF da Linux Foundation foi escolhido para liderar o projeto, pois permitirá o desenvolvimento aberto, eficiente e eficaz das especificações do OpenUSD, ao mesmo tempo em que oferece um caminho para o reconhecimento por meio da Organização Internacional de Padronização (ISO).

A AOUSD também fornecerá o primeiro fórum para a definição colaborativa de aprimoramentos da tecnologia pela grande indústria. A aliança convida uma ampla gama de empresas e organizações a se juntarem e participarem da formação do futuro do OpenUSD.

“A Universal Scene Description foi criada pela Pixar e é a base tecnológica de nosso pipeline de animação de última geração”, disse Steve May, diretor de Tecnologia da Pixar e presidente da AOUSD. “O OpenUSD é baseado em anos de pesquisa e aplicação na produção de filmes da Pixar. Abrimos o código do projeto em 2016, e a influência do OpenUSD agora se expande para além do filme, efeitos visuais e animação e para outras indústrias que dependem cada vez mais de dados 3D para intercâmbio de mídia. Com o anúncio do AOUSD, sinalizamos o próximo passo empolgante: a evolução contínua do OpenUSD como tecnologia e sua posição como padrão internacional”, comentou.

“Na Adobe, acreditamos em fornecer aos artistas um conjunto de soluções flexíveis e poderosas executadas em uma variedade de dispositivos”, reforçou Guido Quaroni, diretor sênior de Engenharia de 3D&I da Adobe. “Aproveitar uma representação de dados 3D comum durante o processo criativo multiplica o valor trazido por cada pacote e dispositivo. O OpenUSD foi criado para ser um desses ‘multiplicadores’ e estamos entusiasmados em ver um grupo diversificado de empresas se unindo para apoiar essa tecnologia aberta e inovadora”, completou.

“A OpenUSD oferece aos desenvolvedores, artistas e designers 3D a base completa para trabalhar a criação de conteúdo digital e industrial em grande escala e cargas de trabalho de simulação com ampla interoperabilidade de várias aplicações”, destaca Guy Martin, diretor de Código Aberto e Padrões da Nvidia. “Esta aliança é uma oportunidade única para acelerar a colaboração OpenUSD globalmente, criando padrões formais em todos os setores e iniciativas para criar mundos 3D e digitalização industrial”, afirmou.

“Esteja você construindo mundos de computação gráfica, gêmeos digitais ou olhando para a Web 3D, os criadores de conteúdo precisam de uma maneira coesa de colaborar e compartilhar dados entre ferramentas, serviços e plataformas”, disse Gordon Bradley, membro sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. “A Autodesk está entusiasmada em apoiar a aliança para OpenUSD, uma vez que impulsiona a interoperabilidade 3D para efeitos visuais, animação e muito mais, além de apoiar nossa visão de ajudar os clientes a projetar e criar um mundo melhor”, comentou.

“Esta parceria será um excelente benefício para todos que trabalham com este framework, afinal o OpenUSD oferece um mecanismo poderoso para mundos 3D de alta fidelidade, assim como um ecossistema expansivo para a era da IA e do Metaverso. Além disso, os setores automotivo, de saúde, manufatura, entre outros, estão adotando a tecnologia para várias aplicações”, destacou Jomar Silva, gerente de Relacionamento com Desenvolvedores da Nvidia para a América Latina.

Serviço
www.aousd.org

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.