Prestes a completar 25 anos, a NetSuite, fundada em 1998, celebrará a data com toda equipe da Oracle, que adquiriu a marca no início de novembro de 2016 e, de acordo com informações da empresa, há surpresa preparada para o ecossistema que trabalha com a solução. A comemoração global acontecerá no SuiteWorld, evento anual a ser realizado nos Estados Unidos, Las Vegas, de 16 a 20 de outubro de 2023.
A expectativa é que anúncios de cunho tecnológico que envolverão todo o ecossistema sejam feitos. “A tendência é de inserção de Inteligência Artificial nos nossos serviços”, acredita Gustavo Moussalli, que foi o primeiro funcionário da marca na América Latina, há doze anos, e hoje é vice-presidente da Oracle NetSuite para a América Latina.
Voltada para um público corporativo – classificado internamente como pequenas e médias empresas, com faturamento anual de até R$ 1 bilhão (US$ 200 mi), o sistema de gerenciamento empresarial baseado em Nuvem atinge a startups e companhias de Tecnologia em crescimento. A solução atende a contas globais e locais, a exemplo da Sambatech, Webmotors, Gympass e Intelipost que utiliza a NetSuite desde que possuía dez funcionários, sendo que hoje somam mais de 200. E, ainda, a Vivaz Energia, Pipefy, Grupo Souza Lima, Rockcontent e Kavak.
Mercado
O setor de Serviços pelo qual a NetSuite iniciou suas atividades, é até hoje o mais focado. Porém, outros segmentos como o de Distribuição, Manufatura e Varejo aparecem fortes no radar da companhia e, por consequência de seus Canais.
Além disso, Moussalli faz questão de destacar as ações socioambientais que a NetSuite tem desde o início de suas atividades. “Faz parte da cultura da companhia devolver para a sociedade benefícios obtidos, em forma de doação de software e de horas – homem em trabalho voluntário”.
Instituições como Gerando Falcões e Teto estão entre as que utilizam ferramentas para contas a pagar, a receber e análises de onde e a melhor forma de se investir suas arrecadações.
Metodologia própria
Como forma de personalizar o atendimento a esse público e diante da constatação de que invariavelmente o processo de implementação se perde em meio à quantidade, diversidade de requisitos e especificidades, a empresa desenvolveu a SuiteSuccess. Trata-se de solução com base em Nuvem, pré-configurada e voltada para atividades de vendas e de implementação. “Reunimos e empacotamos as melhores práticas por vertical; assim, é possível utilizar funcionalidades que são diretamente relacionadas a cada atividades-fim”, explica Moussalli. Os processos tornam-se mais rápidos, satisfatórios e assertivos. “Somos o único fornecedor global que indica o que é melhor e mais adaptado ao desenvolvimento do negócio de cada cliente”, complementa.
Vale recordar que o produto vendido no modelo as a service concentra ferramentas de ERP, CRM e Comércio Eletrônico, mas que esta última funcionalidade ainda não está disponível no Brasil. “Acreditamos que poderá chegar em breve”, diz o vice-presidente que emenda: em um único produto, o cliente tem subsídios para análises e tomada de decisões.
Com abordagem ao mercado de forma direta e indireta, a companhia identifica que os parceiros de vendas estão se “auto alinhando” com seu posicionamento e direcionamento de oferecer soluções de software como serviço – SaaS.
Vendas indiretas
Há um programa de Canais exclusivo para a solução NetSuite, diferente do Oracle PartnerNetwork. Ele acolhe parceiros que detêm estrutura de custo mais eficiente para atender a este mercado com Oracle NetSuite.
São duas categorias de parcerias: Alliance e Solution Provider. Na primeira, específica para Serviços, a Oracle faz a venda e a pré-venda e o Canal fica responsável pela implementação e pelo suporte ao cliente. Já no caso dos provedores de soluções, o parceiro toma a frente quanto a prospecção, venda, pré-venda, implementação e apoia o cliente em todas as suas necessidades tecnológicas.
Um perfil de atuação recebe exclusivamente pelo serviço e o outro é remunerado conforme a assinatura anual. “O diferencial é que o nosso parceiro recebe por recorrência, ou seja, todos os anos em que o cliente mantiver a assinatura ele será comissionado”, destaca Moussalli.
Hoje a Oracle paga 50% do valor da assinatura no primeiro ano e, nos demais, sobre as renovações, são 30%. O programa se autossustenta porque, obviamente, o parceiro quer atender bem para manter o cliente e suas bonificações.
Os clientes podem optar por trabalhar com parceiros ou com a equipe interna de implementação. “Oferecemos consultoria própria, sendo que é sempre o cliente quem define”, diz. A porcentagem de vendas diretas e indiretas está equilibrada em 50%.
Para atender a esta demanda, a Oracle tem hoje na América Latina cerca de 400 funcionários somente com foco em NetSuite. No Brasil, mantém uma fábrica de software voltada para a oferta da solução para empresas locais e mais especificamente, para Serviços. “A expectativa é ampliar para outros segmentos”, adianta Moussalli.
Treinamento
Para contar com parceiros especialistas e focados em NetSuite, a Oracle mantém o SuiteLife. “Nossos Canais têm treinamentos técnicos sobre produtos, ferramentas, consultoria para projetos e ainda sobre a metodologia SuiteSuccess”, diz o executivo. De acordo com ele, a companhia não exige exclusividade, mas com o grau de conhecimento e de especialização nas verticais é o que naturalmente acontece.
Para obter treinamentos e oferta qualificada em Oracle NetSuite, a empresa interessada deverá desembolsar US$ 20 mil no ano.
Em toda a América Latina são mais de cem Canais que atuam com a Oracle NetSuite. O vice-presidente informa que a companhia está aberta a receber novos parceiros de vendas e é desejável que conheçam “o negócio de implementação de ERP para o segmento de pequenas e médias empresas”.
Os interessados contarão com uma equipe que detalhará todos os procedimentos e farão “a quatro mãos” um plano de negócios. O caminho para se tornar um parceiro Oracle NetSuite é se registrar na aba Programa de Parcerias, do www.netsuite.com/portal/br/home.shtml
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