book_icon

75% das empresas planejam ter um chatbot em 2017

Embora muito recente – principalmente no Brasil -, tecnologia promete oferecer bastante benefícios tanto para as empresas

Imagine acessar o SAC virtual de uma empresa e descobrir que quem está do outro lado é um computador. Essa será uma realidade cada vez mais presente, graças à evolução das máquinas e a chegada dos chatbots baseados em computação cognitiva ao dia a dia dos negócios.

A tecnologia ganha repercussão mundial porque, além de trazer uma nova perspectiva aos negócios, é acessível

A pesquisa global da Mindbowser em parceria com o Chatbots Journal, por exemplo, apontou que 75% das empresas ouvidas planejam construir um chatbot para o seu negócio ainda em 2017. Além disso, 67% dos entrevistados acreditam que o uso dos chatbots irão superar o uso de aplicativos móveis nos próximos 5 anos.

O Gartner também faz coro com o instituto e projeto que, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus aplicativos móveis – devido ao excesso de apps e o alto custo com manutenção e suporte – e, até 2020, as pessoas conversarão mais com os chatbots do que com seus cônjuges.

Uma das mais famosas e bem sucedidas tecnologias nesta área é o super computador Watson, da IBM. Ele se popularizou depois de vencer um tradicional programa televisivo americano de perguntas e respostas.

No Brasil, uma das empresas parceiras do projeto Watson é a catarinense Ellevo. A companhia firmou a parceria com a área de computação cognitiva da IBM no início de 2017 e está desenvolvendo os primeiros chatbots para empresas brasileiras. “Já realizamos um projeto piloto interno e o uso dessa tecnologia traz uma gama imensa de benefícios. Além da produtividade, a agilidade na busca por respostas às questões dos clientes e a aprendizagem do Watson são destaques”, explica o diretor da Ellevo, Carlos Alberto D’Ávila.

A tecnologia, de acordo com o executivo, ganha repercussão mundial porque, além de trazer uma nova perspectiva aos negócios, é acessível. “Grandes companhias, principalmente, têm um ganho imenso com a computação cognitiva. Imagine que, além de autoatendimento, em que o cliente resolve uma pendência em relação a algum serviço sem precisar contatar a equipe, ele também pode ter suas dúvidas respondidas através de um chatbot. Significa que a produtividade da equipe será muito maior, uma vez que poderão focar em ações estratégicas”, avalia.

No início de 2017, a Ellevo, que já era parceira da IBM no projeto IBM Bluemix – Cloud Infrastructure, percebeu a importância de refazer o posicionamento estratégico. A empresa passou por uma reformulação comercial e de marca, otimização da plataforma de produtos e entrada na área de inteligência artificial.

“O desenvolvimento de chatbots com o Watson é o primeiro passo que damos. Porém há uma infinidade de possibilidades quando falamos de interação entre homens e máquinas. Acreditamos que isso é só o começo e buscamos estar entre os pioneiros na área para acompanhar a evolução. A pesquisa chega para reforçar a nossa confiança de que a computação cognitiva já é uma realidade e veio para ficar”, finaliza o diretor da Ellevo.

Chatbot

Ellevo

empresas

IBM

TI

Watson

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Leia nesta edição:

TECNOLOGIA

A evolução da Nuvem chega pela borda

CARREIRA

CIO: a batalha atual

SETORIAL | SAÚDE

Oportunidades em meio ao caos

Esta é para você leitor da Revista Digital:

SUSTENTABILIDADE

O lixo eletrônico é responsabilidade de todos

Abril | 2021 | #45 - Acesse:

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Guiabolso Cast

O Guiabolso Cast, iniciativa que promove debates online sobre diversos temas relacionados à implementação do Open Banking.

Acesse o site do Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

Rio de Janeiro / RJ

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove webinar

Como escalar meu negócio com Franquias?, que será realizado no dia 12 de maio (quarta-feira), às 19h.

Acesse o site do Evento
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento