book_icon

Harness anuncia assistente de IA generativa para desenvolvimento de softwares

Indo além da geração de código, o AIDA aplica IA em todo o ciclo de desenvolvimento de softwares e entrega uma produtividade 30% a 50% maior para times de engenharia e DevOps

Harness anuncia assistente de IA generativa para desenvolvimento de softwares

A Harness, plataforma de software delivery ponta a ponta, anuncia o lançamento mundial do AIDA (AI development Assistant), um assistente pioneiro no mercado de desenvolvimento de softwares. Essa ferramenta impacta todo o ciclo de desenvolvimento (SDLC) e vai além de aplicativos de IA existentes no segmento, que se concentram principalmente na geração e assistência para a geração de códigos. A solução deve contribuir para um aumento de 30% a 50% na produtividade das equipes de engenharia de software.

“O objetivo da Harness sempre foi derrubar barreiras na entrega de software. Com o lançamento do AIDA, não estamos falando apenas de um futuro em que a IA aprimora significativamente o SDLC – estamos tornando-o uma realidade”, aponta Jyoti Bansal, CEO e cofundador da Harness. “Acredito e este é apenas o começo e estou incrivelmente orgulhoso dos esforços de nossa equipe para conduzir essa mudança. Estamos comprometidos em aproveitar o potencial da IA generativa para enfrentar os desafios reais do desenvolvedor em todo o ciclo de vida do código.”

A ferramenta analisa arquivos de log e correlaciona as mensagens de erro com problemas conhecidos

A solução é gratuita para clientes Harness e deve ser integrada aos Continuous Integration, Continuous Deployment, Cloud Cost Management e Feature Flags, recursos disponíveis na plataforma da startup. Com o AIDA, a Harness está expandindo a aplicação da IA além da codificação, incluindo no processo a construção e teste de código, garantia de segurança, garantia de confiabilidade, implantação de alterações e otimização de custos.

Mais precisamente, o AIDA contribui para aliviar os seguintes pontos no ciclo de desenvolvimento de softwares:

Resolução assistida de falhas de construção e implantação
A ferramenta analisa arquivos de log e correlaciona as mensagens de erro com problemas conhecidos. Esse recurso permite que os desenvolvedores solucionem problemas e resolvam falhas de implantação rapidamente, evitando que eles vasculhem milhões de linhas de log. A solução também sugere correções e prevê possíveis erros no código antes mesmo de a compilação ser iniciada. Esse recurso foi projetado para funcionar nas soluções de CI e CD já existentes na Harness.

Correção automatizada de vulnerabilidades de segurança: Identifica automaticamente vulnerabilidades de segurança em aplicações e gera correções de código. A solução é projetada para operar em todas as Common Vulnerabilities and Exposures (CVEs) e as Common Weakness Enumerations (CWEs) conhecidas no mercado. o AIDA acelera significativamente o processo de reparo de vulnerabilidades em softwares, reduzindo o esforço do desenvolvedor em 50-75%. Esse recurso foi projetado para integrar-se perfeitamente ao módulo Harness Security Testing Orchestration.

Gerenciar ativos de Nuvem usando linguagem natural
 O recurso também simplifica o processo de criação e gerenciamento de custos de Nuvem. Usando linguagem comum, os usuários podem definir diretrizes para controlar ativos e custos de nuvem, automatizando um processo normalmente complexo.

Privacidade em primeiro lugar e IA pronta para o uso em empresas
A adoção da IA em ferramentas de desenvolvimento, especialmente em empresas, gera preocupação com a privacidade de Dados, segurança e questões legais relacionadas à violação de direitos autorais de código. O AIDA é projetado para abordar essas preocupações desde o início com uma solução personalizada para proteger Dados de treinamento e bancos de Dados vetoriais para serem projetados de forma que todo o código-fonte usado no treinamento tenha licenças de uso. Isso permite que os usuários incorporem livremente seus resultados sem se preocupar com os requisitos de copyleft ou os riscos de usar código proprietário não disponibilizado. Além disso, qualquer código e dados compartilhados pelos clientes com a AIDA permanecem totalmente seguros e sempre de propriedade dos clientes.

Para o vice presidente de Vendas da América Latina da Harness, Thiago Magro, essa solução deve ser mais um diferencial da operação da startup no mercado local: “Tanto Brasil quanto outros países da América Latina demandam de soluções disruptivas, que envolvam IA, para solução de seus processos de entrega de códigos usados em suas aplicações. O nosso produto pode entregar uma eficiência até 65% maior para times de DevSecOps, por isso sempre reforçamos que nossa missão é devolver os finais de semana e madrugadas para os times de engenharia e desenvolvimento”, aponta Magro.

Com sede em São Francisco, a Harness foi fundada em 2017, já levantou US$ 425 milhões em investimentos e está avaliada em cerca de US$ 3,7 bilhões. A marca fornece uma solução integrada de ferramentas para equipes de engenharia e DevSecOps capaz de melhorar a eficiência e entrega do time, reduzindo falhas na entrega de códigos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.