book_icon

Intel revela resultado de testes com processadores Xeon de 4ª geração

Após testes intensivos frente a frente, chip da Intel apresentou maior desempenho em cargas de trabalho críticas como IA, além de oferecer menor custo total de propriedade

Intel revela resultado de testes com processadores Xeon de 4ª geração

Com o lançamento da 4ª geração de processadores escaláveis ​​Intel Xeon em janeiro deste ano, a Intel apresentou avanços significativos em desempenho com os mecanismos aceleradores e desempenho aprimorado por watt em cargas de trabalho importantes, como IA, análise de dados e computação de alto desempenho (HPC), entre outros. De acordo com a Intel, a 4ª geração do Xeon viu uma rápida adoção global por clientes e desempenho de liderança em uma infinidade de cargas de trabalho críticas para uma ampla gama de casos de uso de negócios.

Agora, após semanas de testes rigorosos e abrangentes frente a frente com os processadores concorrentes mais comparáveis, a Intel está compartilhando resultados convincentes que vão muito além dos simples benchmarks da indústria.

O Intel AMX permite que o Xeon de 4ª geração seja dimensionado a uma taxa incrível, além do que é possível apenas com a contagem de núcleos

“Dissemos isso no lançamento e agora temos os dados concretos para provar que é verdade: a 4ª geração do Xeon está liderando o setor ao capacitar as cargas de trabalho mais importantes para os clientes”, disse Lisa Spelman, vice-presidente corporativa e gerente-geral da Intel Xeon. “Como todas as notícias com credibilidade, os pontos de prova orientados por dados ajudam a dissipar equívocos e demonstram o valor contínuo e a liderança do Xeon sobre a concorrência”, completou.

As soluções mais comumente implementadas no mercado são fornecidas em contagens de núcleo de médio alcance, um segmento em que o desempenho, a potência e a taxa de transferência por núcleo são indicadores essenciais de desempenho. Sabendo disso, a Intel comparou um Xeon de 4ª geração de 32 núcleos com o melhor componente de 32 núcleos da concorrência.

De acordo com a empresa, benchmarks de uso geral, como SPEC CPU são importantes, mas não contam toda a história de desempenho para clientes cujas necessidades de carga de trabalho continuam a evoluir. A realidade é que nas cargas de trabalho mais importantes para os clientes, como banco de dados, rede e armazenamento, o Xeon supera facilmente a concorrência oferecendo maior desempenho de CPU, maior desempenho por watt e menor custo total de propriedade (TCO). Além disso, os clientes veem importantes benefícios de sustentabilidade na forma de número reduzido de servidores, uso de energia da frota e emissões de CO2 .

Aumento da eficiência da IA ​​e HPC

O Xeon foi projetado para IA e o investimento da Intel em software permite e otimiza a IA em todas as principais estruturas, bibliotecas e tipos de modelo. Os testes da Intel demonstram sua liderança contínua em CPU em cargas de trabalho de IA, aproveitando sua avançada tecnologia de aceleração de hardware, Intel Advanced Matrix Extensions (Intel AMX).

Mais núcleos nem sempre são a resposta para alcançar o desempenho ideal. O Intel AMX permite que o Xeon de 4ª geração seja dimensionado a uma taxa incrível, além do que é possível apenas com a contagem de núcleos. Esse mecanismo líder de IA da Intel é integrado a cada núcleo Xeon, algo que a concorrência não possui e do qual seus clientes não podem se beneficiar.

Ao testar cargas de trabalho de HPC específicas do setor, a Intel colocou sua CPU Intel Xeon Max Series de 56 núcleos com Intel AVX-512 em comparação com a oferta de 96 núcleos da concorrência. Combinando o melhor da computação com alta largura de banda de memória e mecanismos Intel HPC, as CPUs Xeon Max oferecem uma vantagem de desempenho de 40% sobre a concorrência em muitas cargas de trabalho HPC do mundo real, como modelagem de sistemas terrestres, energia e manufatura.

Serviço
www.intel.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.