book_icon

Edtech abre inscrições para curso gratuito de capacitação em TI

Edtech abre inscrições para curso gratuito de capacitação em TI

A BePRO Institute, edtech especializada na formação de talentos em TI, abriu vagas para o Bootcamp OutSystems, treinamento totalmente gratuito e online voltado para capacitação profissional na área de Tecnologia. O curso terá duração de 4 semanas consecutivas, acontecendo entre os dias 12/06/2023 e 07/07/2023 e as inscrições poderão ser feitas no site da empresa.

O público-alvo dos bootcamps de treinamento gratuitos da BePRO são pessoas em busca de recolocação profissional ou do primeiro emprego no mercado de Tecnologia, que tenham a necessidade de uma alternativa ou complemento ao ensino superior tradicional para, em pouco tempo, estarem aptos a entrar no mercado de trabalho, disputando vagas com salário inicial de até R$ 3 mil/mês. A expectativa é formar, gratuitamente, 800 novos Desenvolvedores Cloud até o final do ano, contribuindo assim para a geração de mão-de-obra qualificada direcionada ao nível operacional de projetos de TI.

A empresa chega ao mercado com a missão de ajudar a sanar o gap de talentos na área de desenvolvimento de sistemas, historicamente crítico 

O caos da falta de mão de obra em TI
A empresa chega ao mercado com a missão de ajudar a sanar o gap de talentos na área de desenvolvimento de sistemas, historicamente crítico. Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, 68% dos recrutadores do Brasil têm dificuldade de preencher vagas de nível básico em TI pela falta de profissionais preparados para essas posições. Outro dado preocupante é da Brasscom, que aponta para um déficit anual de 530 mil profissionais de TI até 2025. Ou seja, o que já é crítico tende a piorar, acirrando a guerra por talentos, o que enfraquece o setor como um todo e impede que ele se desenvolva em sua potencialidade.

“Sem buscarmos alternativas para atuar na raiz do problema, esse gap de talentos vai piorar cada vez mais, colocando em xeque todas as projeções de crescimento do mercado de Tecnologia e a contribuição do setor para a economia brasileira. Apesar da criticidade que a falta de profissionais de TI qualificados representa, ainda há uma miopia no mercado em não investir satisfatoriamente em formação de talentos. Nas grandes consultorias de TI, por exemplo, todos os colaboradores são cobrados para serem o mais rentáveis possível, então sequer existe a cultura de profissionais mais experientes treinarem os mais jovens. Foi analisando e vivenciando toda essa problemática que decidimos criar a BePRO Institute”, explica o sócio-fundador e CEO da empresa, Leandro Torres.

Sobre os bootcamps
Os bootcamps da BePRO Institute serão todos focados em plataformas de desenvolvimento na Nuvem. A primeira plataforma escolhida foi a da Outsystems, empresa pioneira em desenvolvimento low-code e que está expandindo seu alcance no mercado brasileiro em grandes corporações do setor público e privado, para a qual a BePRO preparou uma jornada educacional de 140 horas.

Para se ter uma idéia, a Petrobras licitou milhões de reais em licenças e serviços na tecnologia OutSystems, com o intuito de acelerar a sua agenda de transformação digital e modernização de aplicações, e agora estimula que o ecossistema de parceiros em torno deste fabricante invista na formação e capacitação de centenas de talentos na tecnologia low-code

A ideia da BePRO é expandir o treinamento para outras plataformas ainda esse ano, como Oracle Cloud e Salesforce, por exemplo, a partir da experiência adquirida com o treinamento em Outsystems.

Os treinamentos possuem conteúdo técnico e comportamental, além de mentoria e parte prática, a fim de que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos e desenvolvam aplicações na plataforma low-code, passando por avaliações que confirmem o aprendizado. As aulas técnicas contemplam conteúdos sobre a plataforma, desenvolvimento mobile, desenvolvimento front-end, noções básicas de arquitetura de TI, fundamentos operacionais, entrega de projetos e melhores práticas, entre outros. O treinamento Outsystems Bootcamp possui ao todo 63 conteúdos gravados.

“Todos os nossos treinamentos serão oferecidos gratuitamente aos alunos e estamos evoluindo para um modelo de cobrança para as empresas que necessitem de mão de obra operacional em TI e queiram nos contratar para capacitar futuros profissionais ou mesmo apadrinhar alunos visando a redução de seu gap de talentos. A formação de cada aluno custará R$ 6 mil à empresa contratante”, explica o fundador do BePRO, Leandro Torres, que inicialmente investiu seu próprio capital – cerca de meio milhão de reais – para viabilizar a primeira turma de alunos. A busca por parcerias com universidades e grandes empresas que desejem se tornar sponsors da BePRO também faz parte dos planos de Leandro.

“Queremos fortemente contribuir com a sociedade e o ecossistema de TI por meio de um modelo ganha- ganha para companhias, fornecedores de tecnologia e profissionais em busca de oportunidades para prosperar. Nossa aposta é criar espaços para acomodar mais pessoas, dar a todos a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e ainda criar um sentimento de união e pertencimento, em que cada indivíduo colabora para o crescimento do outro”, comenta Leandro.

Serviço
www.beproinstitute.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.