book_icon

Com considerável crescimento, evento da Abrint se consolida

Com 180 expositores e 20 mil participantes o Encontro Nacional contou com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que afirmou ser prioridade criar infraestrutura eficiente para a transformação digital dos serviços oferecidos por outros ministérios, como Saúde e Educação

Com considerável crescimento, evento da Abrint se consolida

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – Abrint, encerrou a 14ª edição do seu Encontro Nacional, celebrando recordes nos números de visitantes e de expositores. O evento, que se consolidou entre os maiores do setor na América Latina, registrou a presença de 20 mil visitantes, e contou com a presença de 180 expositores. Com o tema Potencializando Conexões, o Encontro Nacional Abrint 2023 apresentou uma programação de mais de 70 horas combinando palestras, debates e workshops, divididos em quatro plenárias.

“O Encontro Nacional Abrint consolidou-se como uma referência internacional para o setor de telecomunicações. Hoje, promovemos o maior evento relacionado ao universo dos provedores de internet na América Latina, batendo este ano nosso recorde de participação, com 20 mil visitantes. A cada ano, o evento supera as expectativas, e trabalhamos para aperfeiçoar e surpreender cada visitante. O feedback que recebemos dos expositores foi que esta edição foi a melhor em termos de negócios em toda a história”, declara André Felipe Rodrigues, diretor de Eventos da Abrint.

Entre os principais assuntos debatidos nas plenárias, destacaram-se o futuro das Telecomunicações e a importância dos ISPs para a economia do Brasil

Na abertura oficial do evento, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fez importantes anúncios para o mercado de Provedores de Pequeno Porte – PPP. Além de reconhecer o papel dos PPPs na expansão nacional dos serviços de Telecomunicações e reforçar a sua importância para garantir acesso a cerca de 20% da população que ainda não tem Internet, Juscelino Filho anunciou que o governo federal vai divulgar a política pública para compartilhamento de postes na próxima semana.

A divulgação será feita por meio de uma portaria interministerial – realizada em conjunto pelos ministérios da Comunicações e das Minas e Energia – a partir da qual a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, trabalharão na regulamentação da questão.

“Queremos fortalecer o setor para que continue crescendo, principalmente nas zonas rurais e distantes”, afirmou o ministro. Outra novidade trazida por Juscelino Filho foi a liberação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust, para uso do setor e de uma linha de crédito estabelecida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Teremos mais de R$ 2 bilhões para projetos de fomento no setor, o que deve incluir projetos de acesso, infraestrutura, serviço móvel e rede de transporte de alta velocidade com fibra, entre outros”, declarou Juscelino Filho.

A Abrint também anunciou uma parceria inédita com a Fiber Broadband Association – FBA, que permitirá à Associação oferecer os reconhecidos cursos e certificações internacionais da FBA em Português para o mercado brasileiro. Estabelecida em 2001 e considerada a única associação comercial totalmente dedicada ao mercado de fibra óptica nas Américas, a FBA fornece defesa, educação e recursos para empresas, organizações e comunidades que desejam implantar as melhores redes.

A 14ª edição do evento aconteceu no Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de maio e seguiu a tradição dos últimos anos ao promover debates sobre o futuro das Telecomunicações.

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – Abrint, tem atuação nacional e representa Provedores Regionais de Internet em discussões junto ao governo, órgãos reguladores e entidades afins. Provedores são majoritariamente empresas de pequeno e médio portes e, segundo a Anatel, há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades do País e mais de 50% do mercado nacional de fibra óptica até os domicílios brasileiros vêm dos pequenos provedores.

Serviço
//www.abrint.com.br

Leia também

Ministro de Estado convoca setor de Telecomunicações a se unir
Agora Tecnologia passa a distribuir soluções para Data Centers da Vertiv

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.