book_icon

Ericsson, Intel e Microsoft mostram fatiamento de rede 5G em notebook

Experimento mostrou o uso de múltiplas fatias de rede em dispositivos portáteis conectados por celular para casos de uso de consumidores e empresas

Ericsson, Intel e Microsoft mostram fatiamento de rede 5G em notebook

A Ericsson, a Intel e a Microsoft realizaram com sucesso um experimento de fatiamento (slicing) de rede 5G autônomo de ponta a ponta em um notebook Windows. Este teste pioneiro demonstra a aplicabilidade da tecnologia em dispositivos além dos smartphones, abrindo caminho para novas oportunidades de negócios para laptops conectados por celular. Esta demonstração inovadora de fatiamento de rede será apresentada no Ericsson Hall durante o MWC Barcelona 2023, de 27 de fevereiro a 2 de março na Espanha.

Alimentado por processadores Intel e rodando no Windows 11 (SO), o teste de desenvolvimento de interoperabilidade (IoDT) realizado recentemente no Ericsson Lab na Suécia mostrou o uso de múltiplas fatias de rede em dispositivos portáteis conectados por celular para casos de uso de consumidores e empresas, como jogos móveis e aplicativos de colaboração.

A inclusão de notebooks com Windows 11 nas fileiras de dispositivos que podem ser usados ​​para comercializar o fatiamento de rede 5G é um sinal de amadurecimento do ecossistema

O teste de fatiamento de rede utilizou a Política de Seleção de Rota de Equipamento do Usuário (URSP), o recurso que permite que os dispositivos selecionem automaticamente entre diferentes fatias de acordo com o aplicativo que estão usando. Ele também usou a seleção de fatiamento de rede dinâmica da Ericsson, o 5G Core de modo duplo da Ericsson e os recursos de fatiamento de RAN da Ericsson para garantir a diferenciação de serviço do usuário final. Juntos, eles fornecem os recursos de rede necessários para esta solução.

O fatiamento de rede há muito é considerado vital para capturar o valor que uma rede 5G pode fornecer para provedores de serviços de comunicações (CSPs) e empresas. O mercado de fatiamento de rede sozinho no segmento empresarial está projetado em US$ 300 bilhões até 2025, de acordo com a GSMA. Ao demonstrar que um único dispositivo Windows 11 pode usar várias fatias, que são usadas de acordo com os perfis de uso do dispositivo e as políticas de rede definidas no nível do CSP, os parceiros mostram a flexibilidade e a variedade de possíveis casos de uso disponíveis usando essa tecnologia.

Este teste ilustra as oportunidades de monetização 5G além dos dispositivos smartphones e abre as portas para um ecossistema de dispositivos 5G mais amplo, permitindo que os CSPs e outros membros do mundo das telecomunicações e TI expandam seus horizontes ao considerar oportunidades para gerar casos de uso lucrativos para 5G. Dispositivos do tipo notebook, em particular, são vitais para a produtividade da empresa. A inclusão de notebooks com Windows 11 nas fileiras de dispositivos que podem ser usados ​​para comercializar o fatiamento de rede 5G é um sinal de amadurecimento do ecossistema. Os recursos de divisão de rede beneficiarão os segmentos de consumidores e empresas, definindo um contrato de nível de serviço específico por fatia para aplicativos e casos de uso existentes e emergentes do Windows, como aplicativos corporativos em tempo real, como Microsoft Teams e Office365, streaming de jogos/mídia,

“A expansão da gama de dispositivos para fatiamento de rede para incluir notebooks permitirá que novos segmentos de negócios criem uma variedade de casos de uso para consumidores e empresas. Mostramos, juntamente com a Intel e a Microsoft, como a colaboração do ecossistema pode abrir novas possibilidades. Continuaremos a fortalecer os recursos de fatiamento de rede da Ericsson e trabalhar com parceiros do setor para permitir mais aplicativos em vários dispositivos, espalhando os benefícios do 5G nos segmentos de consumo e corporativo”, disse Sibel Tombaz, chefe da linha de produtos 5G RAN da Ericsson.

Serviço
www.ericsson.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.