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Busca por proximidade geográfica favorece crescimento para novos parceiros Salesforce

Adoção da plataforma é presente em todos os setores e há interesse em fornecedores fora das principais regiões metropolitanas, diz estudo TGT/ISG

Busca por proximidade geográfica favorece crescimento para novos parceiros Salesforce

Com 10 anos de atuação no Brasil, a Salesforce ainda está com sua receita majoritariamente concentrada nas regiões Sul e Sudeste do País. Contudo, o novo estudo ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners 2023 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT Consult, identificou novas empresas fornecedoras de serviços fora destas regiões, o que mostra uma oportunidade de crescimento para novos parceiros, uma vez que a própria Salesforce tem se dedicado à estratégia de identificar, preparar e desenvolver novos parceiros longe das metrópoles conhecidas.

A receita da Salesforce no Brasil proveniente dos parceiros gira em torno de 50% e o relatório indica que todos os setores da economia brasileira acabaram aderindo às soluções Salesforce nos últimos anos, demonstrando bom crescimento no resultado da empresa. Entretanto, a solução Marketing Cloud recebeu um destaque especial, acelerando mais fortemente que qualquer outra Nuvem da Salesforce, como explica Mauricio Ohtani, autor do estudo e analista da TGT/ISG. “O mercado de marketing digital, ou martech, está em plena expansão e muitas agências digitais se tornaram parceiras para atender à alta demanda na criação e automação de campanhas digitais, assim como empresas de tecnologia se especializaram nesta área absorvendo conhecimento e competência para atuar nos departamentos de marketing e empresas anunciantes”.

O relatório ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners de 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 29 fornecedores em seis quadrantes

O relatório indica que a realidade brasileira tem mostrado a dificuldade em encontrar talentos qualificados em diversas tecnologias, o que não é diferente com a Salesforce. “Esse é um Dado da equação igual para todas as empresas que tentam encontrar, recrutar e contratar novos profissionais”, comenta o autor. Ele esclarece que a criação de academias com foco em promover a geração de novos profissionais qualificados no mercado brasileiro é uma ação muito mencionada entre os parceiros Salesforce analisados nesta edição do estudo. “Esse fenômeno é global e tem influenciado os salários em diversas categorias e níveis de atuação”.

Mauricio comenta que a maturidade do mercado Salesforce ainda está distante de ser atingida. Segundo ele, os Core Clouds da Salesforce já atingiram altos níveis de interesse e começam a diminuir a aceleração, demonstrando certa saturação no mercado. No entanto, com a aquisição de novas empresas complementando a proposta de valor da Salesforce, muitos fornecedores de serviços e parceiros estão se desenvolvendo no entendimento e capacidade de entrega de serviços nestas novas soluções.

“Muitas empresas globais que acabaram adquirindo empresas locais impuseram suas políticas de segurança e Compliance, independentemente dos modelos já existentes nas empresas adquiridas, com maior grau de severidade, detalhamento e abrangência”, diz o analista. “A maioria dos demais parceiros Salesforce locais, até por conta do vigor da Lei, tratam com alto nível de severidade esta questão aplicando treinamento, distribuindo documentos com a amplitude e profundidade que o tema exige, nos papéis e responsabilidades que todos os funcionários devem assumir e assinar”, finaliza.

O relatório ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners de 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 29 fornecedores em seis quadrantes: Multicloud Implementation and Integration Services for Large Enterprises, Implementation Services for Core Clouds Midmarket, Implementation Services for Marketing Automation Midmarket, Managed Application Services for Large Enterprises, Managed Application Services for Midmarket e Implementation Services for Industry Clouds.

O relatório nomeia Accenture, Capgemini, Everymind, OSF Digital e Valtech como Líderes em todos os seis quadrantes, enquanto a Deloitte Digital é nomeada líder em cinco quadrantes. BRQ, Globant e JFOX são nomeados Líderes em três quadrantes cada. Gentrop, match.mt e PwC são nomeados Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a GFT é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em três quadrantes. SysMap é nomeado como Rising Star em dois quadrantes, enquanto BRQ e JFOX são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em match.mt, OSF Digital e Valtech.

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