book_icon

Intel anuncia processadores Xeon Workstation

Novos processadores Intel Xeon W-3400 e Intel Xeon W-2400 oferecem a solução definitiva para usuários profissionais[i]

Intel anuncia processadores Xeon Workstation

A Intel apresenta os novos processadores Intel Xeon W-3400 e Intel Xeon W-2400 (codinome Sapphire Rapids), liderados pelo Intel Xeon w9-3495X, poderoso processador da Intel já projetado para workstations. Desenvolvidos para profissionais de criação, os novos processadores Xeon oferecem alto desempenho para os ramos de mídia e entretenimento, engenharia e ciência de Dados.

Com uma inovadora arquitetura computacional, núcleos mais velozes e um novo empacotamento EMIB (Embedded Multi-die Interconnect Bridge), os processadores Xeon W-3400 e Xeon W-2400 asseguram níveis de escalabilidade sem precedentes para oferecer mais desempenho.

Nossa nova plataforma Intel Xeon foi projetada exclusivamente para promover inovação e criatividade entre profissionais de criação, artistas, engenheiros, designers, cientistas de Dados e usuários avançados 

“Por mais de 20 anos, a Intel se compromete a fornecer plataformas para workstations de altíssima qualidade – combinando computação de alto desempenho e estabilidade elevada – para usuários profissionais de PCs em todo o mundo. Nossa nova plataforma Intel Xeon foi projetada exclusivamente para promover inovação e criatividade entre profissionais de criação, artistas, engenheiros, designers, cientistas de Dados e usuários avançados. É capaz de lidar com as cargas de trabalho mais exigentes de hoje e do futuro”, afirma Roger Chandler, vice-presidente e gerente geral da Intel para soluções voltadas para profissionais de criação e workstations do Grupo de Computação Cliente da Intel.

Os processadores Xeon W-3400 e Xeon W-2400 fornecem a fundação computacional avançada de que os profissionais precisam hoje, mas também pensando no futuro. A compatibilidade com memória DDR5 RDIMM, PCIe Gen 5.0 e Wi-Fi 6E garante as tecnologias de ponta necessárias para trabalhar com cargas computacionais do futuro. Além disso, o Intel vPro Enterprise, juntamente com memória ECC e as tecnologias de confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção (RAS), maximiza o tempo de atividade das workstations para que não seja preciso se preocupar com interrupções no fluxo de trabalho.

Disponível com até 56 núcleos em um único soquete, o processador Intel Xeon w9-3495X possui um controlador de memória redesenhado e um cache L3 maior, oferecendo até 28% de ganho de desempenho com thread único[ii] e até 120% com multithread[iii] em relação à geração anterior. Além disso, frequências operacionais de até 4,8 gigahertz com Intel Turbo Boost Max Technology 3.0 garantem incrível desempenho para cargas de trabalho rotineiras.

Outros recursos da plataforma incluem:
Até 105 megabytes de cache L3 para melhorar o desempenho e a gestão de Dados;

Oito canais de memória DDR5 RDIMM que permitem até 4 terabytes de capacidade de memória e maior largura de banda para trabalhar com grandes conjuntos de dados e cargas de trabalho com uso intensivo de memória;

Memória ECC e tecnologias RAS que asseguram melhor integridade para dados críticos e confiabilidade do sistema;

Até 112 vias PCIe Gen 5.0 da CPU nos processadores Xeon W-3400 e até 64 vias de PCIe Gen 5.0 da CPU nos processadores Xeon W-2400 para múltiplas GPUs, SSDs e placas de rede que oferecem flexibilidade de configuração;

Intel Wi-Fi 6E integrado que fornece o padrão mais recente de conectividade de rede;

Possível overclocking abrangente para processadores desbloqueados – incluindo recursos de overclocking para memória DDR5 XMP 3.0 RDIMM pioneiros na indústria;

Intel Deep Learning Boost de 3ª geração (AMX, Bfloat16) que oferece aceleração para aprendizado profundo significativamente mais eficiente voltado para treinamento e inferência de Inteligência Artificial;

Tecnologias Intel vPro com recursos de segurança aprimorados por hardware, controle de versão de firmware e capacidade de gerenciamento remoto que facilitam a implantação de sistemas no ambiente corporativo.

Os processadores Xeon W-3400 e W-2400 para workstations estarão disponíveis junto a parceiros para pré-encomenda em 15 de fevereiro, com disponibilidade dos sistemas a partir de março. O preço recomendado ao cliente para a família de processadores Intel Xeon W começa em US$ 359 (Xeon w3-2423) e pode chegar a US$ 5.889 (Xeon w9-3495X).

[i] Em janeiro de 2023, com base na experiência geral fornecida por recursos exclusivos e desempenho impressionante do processador Intel Xeon w9-3495X, em comparação com a geração anterior e os processadores da concorrência para workstations. Consulte intel.com/performanceindex para obter mais detalhes. Os resultados podem variar.

[ii] Com base no SPEC CPU 2017_Int (1 cópia) usando plataforma de validação Intel e comparando Intel® Xeon® w9-3495X (56c) com a geração anterior Intel® Xeon® W-3275 (28c).

[iii] Com base no SPEC CPU 2017_Int (n cópia) usando plataforma de validação Intel e comparando Intel® Xeon® w9-3495X (56c) com a geração anterior Intel® Xeon® W-3275 (28c).

Serviço
intel.com/performanceindex
newsroom.intel.com.br
intel.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.