book_icon

Complexidade da Nuvem faz aumentar a demanda por ferramentas avançadas, diz ISG

As empresas que usam múltiplas Nuvens públicas e ambientes nativos da Nuvem buscam plataformas para observabilidade, gerenciamento de custos e segurança

Complexidade da Nuvem faz aumentar a demanda por ferramentas avançadas, diz ISG

A demanda por soluções relacionadas à Nuvem pública está aumentando à medida que as organizações buscam ferramentas para gerenciar e otimizar ambientes complexos e Multinuvem, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), uma empresa global em pesquisa e consultoria tecnológica.

O relatório global Multi Public Cloud Solutions 2023 ISG Provider Lens constata que muitas empresas em todo o mundo migraram alguns ou todos os aplicativos locais para múltiplas Nuvens públicas durante a pandemia de Covid-19, seja movendo-os como estão ou transformando-os em arquiteturas nativas da Nuvem antes da migração. As empresas estão agora cada vez mais interessadas em tecnologias nativas da Nuvem pela sua modularidade, agilidade, escalabilidade e rentabilidade, o que pode ajudar as organizações a satisfazer a procura flutuante e os prazos de desenvolvimento mais curtos.

As arquiteturas nativas da Nuvem e baseadas em contêineres também podem criar grandes vulnerabilidades de segurança, incluindo configurações incorretas, de modo que as empresas estão integrando ferramentas de segurança avançadas em seus ambientes de Nuvem

“A computação Multinuvem oferece enormes benefícios, mas torna a TI muito mais complexa”, disse Bernie Hoecker, sócio e líder deTtransformação de Nuvem Empresarial do ISG. “As empresas que deram o salto estão a adotar ferramentas cada vez mais poderosas para gerir essa complexidade”, completou.

Com a ajuda de provedores de serviços Multinuvem, as empresas estão usando novas soluções para empregar abordagens disruptivas de desenvolvimento de aplicativos, incluindo computação sem servidor, arquiteturas compostas, DevSecOps e integração com plataformas de orquestração de contêineres, como Kubernetes, afirma o ISG.

As plataformas de observabilidade em Nuvem são cada vez mais essenciais à medida que aumenta a complexidade Multinuvem, afirma o relatório. O mercado de soluções de monitoramento e segurança baseadas em agentes está crescendo particularmente rápido, à medida que as empresas buscam recursos especializados e abrangentes de verificação de endpoints. Os fornecedores estão começando a usar algoritmos de IA e ML para identificar pontos cegos, corrigir problemas automaticamente e reduzir alertas falsos.

Tendências

A procura também está aumentando por soluções FinOps, que se tornaram uma parte padrão das estratégias de Nuvem pública das empresas, afirma o ISG. Os fornecedores estão introduzindo uma ampla gama de novas soluções para melhorar o rastreamento do uso da Nuvem, impor responsabilidades, reduzir desperdícios e cortar custos. As implementações de FinOps mais bem-sucedidas incluem o estabelecimento de uma equipe central de FinOps que padroniza processos e delega a tomada de decisões às equipes de projeto.

“O gerenciamento de custos da Nuvem é uma preocupação que atinge o topo em muitas empresas”, disse Jan Erik Aase, parceiro e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas estão procurando fornecedores de software independentes especializados em FinOps para melhor compreender e otimizar o uso dos recursos da Nuvem”, comentou.

As arquiteturas nativas da Nuvem e baseadas em contêineres também podem criar grandes vulnerabilidades de segurança, incluindo configurações incorretas, de modo que as empresas estão integrando ferramentas de segurança avançadas em seus ambientes de Nuvem. Muitas plataformas de segurança agora usam IA para controle de acesso automatizado e em tempo real e validação de código, afirma o ISG.

O relatório também explora outras tendências de soluções de nuvem pública, incluindo o papel crescente das ferramentas de código aberto e novos usos de dados de observabilidade em soluções de segurança.

O relatório global Multi Public Cloud Solutions 2023 ISG Provider Lens avalia as capacidades de 66 provedores em três quadrantes: plataformas FinOps multicloud, soluções de observabilidade nativas da Nuvem e plataformas de segurança nativas da nuvem.

O relatório nomeia a VMware como líder em todos os três quadrantes. Nomeia Dynatrace e Sysdig como líderes em dois quadrantes cada. Apptio (Cloudability), Aqua Security, Cisco, CrowdStrike, DataDog, Flexera, Fortinet, HCLSoftware (MyXalytics), NetApp (Spot), New Relic, Orca Security, Palo Alto Networks e Splunk são nomeados líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Elastic e a Zscaler são nomeadas Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.