book_icon

Perceber o valor total da Nuvem é prioridade para as empresas, afirma Accenture

Obter todo o potencial de valor da Nuvem requer uma mudança de mentalidade – um foco na Nuvem como uma jornada contínua e em constante evolução, não um destino

Perceber o valor total da Nuvem é prioridade para as empresas, afirma Accenture

Embora os investimentos em migrações para a Nuvem tenham aumentado, as organizações agora devem mudar seu foco para uma jornada contínua a fim de alcançar os resultados esperados a taxas mais altas, de acordo com uma nova pesquisa da Accenture.

O relatório, intitulado “The race to cloud: Reaching the inflection point to long sought value” é baseado em pesquisa proprietária, bem como em uma pesquisa global com 800 líderes de negócios e TI. Com base em pesquisas semelhantes realizadas pela Accenture em 2020 e 2018, o relatório identifica onde as empresas estão em suas jornadas na nuvem e quanto valor estão obtendo de seus investimentos em nuvem em cinco áreas: economia de custos; Rapidez; habilitação de negócios; níveis de serviço melhorados; e resiliência/continuidade do negócio.

A oportunidade futura será como poderemos ajudar nossos clientes a usar a Nuvem como sistema operacional para reunir dados, IA e aplicativos, otimizar suas operações e acelerar o crescimento

“As empresas correram para a Nuvem e veem um valor claro lá, mas podem encontrar terreno mais difícil do que esperavam. Obter todo o potencial de valor da Nuvem requer uma mudança de mentalidade – um foco na Nuvem como uma jornada contínua e em constante evolução, não um destino”, disse Karthik Narain, líder global da Accenture Cloud First. “É um compromisso com a reinvenção contínua – aprendendo novas habilidades, adotando novas tecnologias, com estratégias de Nuvem que otimizam as operações, aceleram o crescimento e abrem novos modelos de negócios”, explicou.

A pesquisa da Accenture revelou quatro principais descobertas:

O compromisso com a Nuvem aumentou. A Nuvem agora é fundamental para atingir metas estratégicas de negócios, pois 86% das empresas relatam aumentar o escopo e o volume de suas iniciativas de Nuvem desde 2020. Além disso, a grande maioria dos usuários de Nuvem agora possui ambientes de Nuvem híbrida (pública e privada) e uma grande porcentagem usar vários provedores de Nuvem pública (Multinuvem).

As organizações que alcançam melhores resultados são as que estão mais adiantadas em suas jornadas para a Nuvem. Os adotantes pesados ​​continuam a alcançar seus resultados com mais frequência, 47% em média, do que os adotantes médios (36%) ou baixos (21%). Não é de surpreender que níveis de realização mais altos também estejam relacionados a um maior uso de serviços gerenciados de terceiros. Quase metade (45%) das empresas que atingem plenamente seus resultados estão usando serviços gerenciados em grande medida.

As ambições vão além da economia de custos à medida que a jornada para a Nuvem continua com mais complexidade. As empresas estão investindo mais na Nuvem, mas quase 7 em cada 10 (68%) ainda consideram suas jornadas incompletas. Depois de colher o fruto mais fácil – ou seja, levantar e mudar um aplicativo de um host local para um serviço de Nuvem – eles agora estão migrando sistemas mais complexos e críticos para os negócios, mas ainda não perceberam o valor total de seus investimentos. Os ambientes de Nuvem estão ficando mais complexos. As empresas que consideram suas jornadas na Nuvem concluídas (32%) estão se colocando em risco em um ambiente de mercado dinâmico, pois aquelas que ficam paradas ficam para trás.

Barreiras obstinadas dos últimos anos permanecem. Para desbloquear ainda mais o valor da Nuvem, as empresas devem mover sistemas mais complexos e críticos para os negócios. Quando solicitados a identificar as principais barreiras para obter valor de seus investimentos na Nuvem, os entrevistados citaram “riscos de segurança e conformidade” e “complexidade dos negócios e mudança operacional”, com 41% dos entrevistados colocando-os em suas três principais barreiras gerais. A “modernização de aplicativos legados” ficou logo atrás, com 39% dos entrevistados listando-a em suas três principais barreiras.

“O desafio à frente será como as empresas podem construir um forte núcleo digital. A oportunidade futura será como poderemos ajudar nossos clientes a usar a Nuvem como sistema operacional para reunir dados, IA e aplicativos, otimizar suas operações e acelerar o crescimento”, disse Narain.

Com inúmeras tecnologias e maior complexidade, a Accenture recomenda cinco práticas principais para que as empresas desbloqueiem mais valor da Nuvem:

– As organizações devem olhar além da adoção de tecnologia e mudar a maneira como pensam e agem.

– Buscar vantagem comercial e industrial.

– Concentre-se em projetar e operar no Cloud Continuum para combinar os vastos recursos de público e privado até a Borda e tudo mais. Isso inclui a transformação de propriedades de TI e sistemas críticos de negócios complexos e acesso a dados capturados para reinvenção total da empresa.

– Mais importante ainda, as organizações também precisam reimaginar seu modelo operacional e talento para prosperar no Cloud Continuum. Arquitetos qualificados são essenciais para navegar na infinidade de decisões técnicas.

– Finalmente, gerenciar os custos dinâmicos e variáveis ​​requer novos mecanismos e processos de previsão. É fundamental dominar a economia da nuvem para otimizar os gastos com a Nuvem.

Serviço
www.accenture.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.