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Expansão da Salesforce no Brasil demanda serviços especializados

O relatório ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners 2024 destaca a rápida expansão e o impacto das Nuvens Salesforce no mercado brasileiro

Expansão da Salesforce no Brasil demanda serviços especializados

De acordo com o estudo ISG Provider Lens Salesforce Ecosystem Partners 2024 para o Brasil, com movimentos de fusão e aquisição (M&A), a expansão imediata das operações dos parceiros adquiridos por empresas globais tem permitido rápidas decisões estratégicas baseadas em crescimento do negócio ou aumento do nível de satisfação do cliente, o que antes era restrito ao custo de cada iniciativa. O relatório aponta que o aumento da capacidade de entrega, com melhor nível técnico e maior diversidade em serviços, têm incentivado as organizações brasileiras a acelerarem seus projetos com maior qualidade nos serviços, aumentando o potencial de êxito nos projetos de implementação e integração das Nuvens Salesforce.

Segundo Mauricio Ohtani, distinguished analyst da TGT ISG e autor do estudo, com o crescimento do interesse em implementar as Nuvens Salesforce nas empresas locais, a demanda por serviços gerenciados das aplicações também cresceu, devido a necessidade em acelerar as entregas de produtos e serviços para os clientes. “Para isso, as empresas usuárias de Salesforce precisam agilizar a adoção da plataforma, contratando empresas de serviços que permitem viabilizar um ambiente integrado com outras aplicações corporativas, monitorando o ambiente, garantindo uma operação estável e de alto desempenho”, observou.

O estudo revela um aumento significativo, de um ano para o outro, no número de novos parceiros especializados em Marketing Cloud, para atender à crescente demanda por campanhas de marketing digital

Além disso, também foi observado que além da frente de oportunidades baseada no grande interesse do mercado em dados e IA generativa, existem também outras frentes que a Salesforce já vinha explorando anteriormente. Uma delas, apontada no estudo, é a Industry Clouds, linha de soluções verticais direcionadas às áreas de negócio específicas em que todo o ambiente do usuário se encontra alinhado com as necessidades que cada vertical de negócio exige.

Ohtani, ao comentar sobre essa plataforma destacada no estudo como chave para o próximo crescimento da Salesforce, menciona que o mercado brasileiro está ainda nos estágios iniciais de adoção das Industry Clouds, as quais proporcionam operações especializadas para diversos setores do mercado.

“No Brasil, os parceiros de melhor desempenho já apresentam expertise em algumas (poucas) verticais, com uma quantidade e níveis de certificações ainda tímidas”, ressalta o autor. Ele ainda enfatiza que, à medida que as organizações perceberem o valor das nuvens verticalizadas, tanto a Salesforce quanto seus parceiros de serviços começarão a investir em capacitação e aumento de recursos para atender a demanda.

À medida que mais projetos de implementação acontecem, mais integrações com os ambientes pré-existentes são necessárias e menos profissionais qualificados estão disponíveis para atender à necessidade de sustentação das Nuvens Salesforce, maior é a necessidade por empresas de serviços que suportem o ambiente, diz o relatório. No entanto, serviços de gestão das aplicações, dados e usuários têm proliferado no país com uma maior quantidade de empresas serviços e parceiros Salesforce de diferentes tamanhos e especialidades.

Para Ohtani, as empresas adquiridas tiveram um ganho substancial em recursos e “poder de fogo” nesse mercado altamente competitivo. “As grandes empresas que as adquiriram, ampliaram o mercado de atuação e ganharam desempenho em função dos processos bem estabelecidos e ferramentas de alta produtividade. Dessa forma, os clientes da carteira e as novas organizações podem aproveitar desse enriquecimento das capacidades de entrega para obter melhor qualidade na entrega dos serviços, com melhor eficiência e eficácia”, afirmou.

Outro aspecto, apontado no estudo e que vem ganhando notoriedade e aumentando sua participação no mercado brasileiro é a solução Marketing Cloud. Segundo o autor, essa ferramenta da Salesforce se destaca como uma das mais completas do mercado para desenvolver e personalizar campanhas digitais, além de todo recurso direcionado a atender os profissionais de marketing das marcas e seus anunciantes.

O estudo revela um aumento significativo, de um ano para o outro, no número de novos parceiros especializados em Marketing Cloud, para atender à crescente demanda por campanhas de marketing digital.

“Resultado de uma combinação de soluções adquiridas ao longo dos anos, somado a evolução da plataforma que agora oferece GenAI incorporado às Nuvens Salesforce através do Einstein GPT, além de uma poderosa ferramenta que unifica todos os dados (Data Cloud) em todos os sistemas diferentes e díspares, não apenas nos sistemas Salesforce, a oferta Marketing Cloud tornou-se a solução de melhor desempenho em receita para a companhia em 2023”, finalizou Ohtani.

 

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