book_icon

Estudo mostra que ataques cibernéticos a hospitais são frequentes

O relatório detalha várias tendências alarmantes, incluindo ataques generalizados e repetidos, perdas financeiras milionárias e falhas frequentes na tomada de medidas básicas de segurança

Estudo mostra que ataques cibernéticos a hospitais são frequentes

A Cynerio, fornecedora de segurança cibernética de IoT para a área da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (15/8) um relatório realizado em parceria com o Ponemon Institute que examina os impactos atuais de ataques cibernéticos em instalações de saúde e IoT conectada à rede e dispositivos médicos. O relatório detalha várias tendências alarmantes, incluindo ataques generalizados e repetidos, perdas financeiras medidas na casa dos milhões de dólares e falhas frequentes na tomada de medidas básicas de segurança cibernética.

O relatório Insecurity of Connected Devices in HealthCare 2022 pesquisou especialistas em posições de liderança em 517 sistemas de saúde nos Estados Unidos. As principais descobertas incluem:

Até recentemente, a grande escala de ataques cibernéticos em sistemas de Saúde era difícil de medir e normalmente era falado de forma anedótica

– Os ataques cibernéticos são frequentes, recorrentes e impactam negativamente o atendimento ao paciente;

– 56% dos entrevistados afirmaram que suas organizações sofreram um ou mais ataques cibernéticos nos últimos 24 meses envolvendo dispositivos IoMT/IoT. Entre eles, 58% tiveram uma média de 9 ou mais ataques cibernéticos durante esse período;

– 45% desses entrevistados relatam impactos adversos no atendimento ao paciente e 53% deles relatam impactos adversos, resultando em aumento das taxas de mortalidad;

– O risco percebido em dispositivos IoT/IoMT é alto, mas as ações de segurança proativas e a responsabilidade não são;

– 71% dos entrevistados classificaram os riscos de segurança apresentados pelos dispositivos IoT/IoMT como altos ou muito altos, enquanto apenas 21% relatam um estágio maduro de ações de segurança proativas;

– Dos 46% que realizaram procedimentos conhecidos e aceitos, como varredura de dispositivos, apenas 33% desses entrevistados mantêm um inventário dos dispositivos que foram descobertos.

Ransomware é um ciclo vicioso e lucrativo

De acordo com a pesquisa, 47% dos que sofreram um ataque de ransomware resultaram no pagamento de um resgate; e 32% dos resgates pagos ficaram na faixa de US$ 250 mil a US$ 500 mil.

“Está claro que os ciberataques concentraram cada vez mais seus esforços nos hospitais desde 2020”, disse Chad Holmes, evangelista de Segurança da Cynerio. “O que não estava claro era a frequência e os danos resultantes de seus ataques. Em parceria com o Ponemon Institute, coletamos feedback de centenas de hospitais e apresentamos uma imagem clara dos problemas que estão enfrentando, tanto em termos de perdas financeiras quanto de impacto Em última análise, nosso objetivo com esses dados é informar e agilizar o financiamento, o treinamento e a criação de políticas de segurança cibernética para todos os provedores de Saúde”, comentou.

O relatório detalha ainda uma série de impactos financeiros, tipos de ataque e sentimentos detalhados em torno dos investimentos feitos para a segurança da IoT/IoMT.

“Até recentemente, a grande escala de ataques cibernéticos em sistemas de Saúde era difícil de medir e normalmente era falado de forma anedótica”, disse Larry Ponemon, fundador e presidente do Ponemon Institute. “Nossa equipe do Ponemon Institute é orgulhosamente pioneira em pesquisas com organizações como a Cynerio para definir melhor os riscos que hospitais e seus pacientes enfrentam. Esperamos que este relatório permita que líderes de saúde, formuladores de políticas e fabricantes de dispositivos lidem com mais eficiência com as ameaças de segurança cibernética que encontram”, finalizou.

Serviço
www.cynerio.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.