book_icon

Kaspersky alerta para golpes utilizando o QR Code do PIX

Usuários têm recebido faturas falsas e ofertas promocionais com pagamento via QR Code do PIX; conheça algumas dicas para identificar que se trata de um golpe

Kaspersky alerta para golpes utilizando o QR Code do PIX

Foram necessárias menos de 72h úteis no ano de 2022 para que os especialistas da Kaspersky confirmassem um de seus prognósticos para o ano: ataques usando códigos QR. E não foi apenas um, foram detectados dois: um voltado aos usuários domésticos e o outro focado em pequenas e médias empresas. Em comum, está a opção de pagamento via QR Code do PIX. Para evitar ser vítima, a única solução é ter atenção para evitar cair no golpe – e por isso a Kaspersky detalhou os esquemas fraudulentos.

A primeira fraude é bem conhecida e extremamente comum nessa época do ano: as famosas faturas/contas falsas. No exemplo identificado pela Kaspersky, os criminosos disfarçaram o golpe em uma conta de telefonia/internet. A única novidade é a presença do QR Code como opção de pagamento. Um detalhe mostra que, para os criminosos, a nova opção de pagamento tem a preferência, pois é oferecido um suposto desconto de 5% se o pagamento usar esse método.
Para tornar o golpe mais convincente, os criminosos ainda criaram uma técnica para disfarçar o e-mail real que realizou o envio da mensagem falsa.

“Transações via PIX já são o método de pagamento mais usado no Brasil antes mesmo da tecnologia ter completado um ano de existência e sua facilidade de uso foi o que permitiu a grande adoção, tanto por consumidores quanto pelas empresas. Receber o dinheiro da venda na hora é algo muito benéfico para pequenos empreendimentos. Infelizmente, isso acaba beneficiando também o cibercrime. Muitos golpes acabam morrendo na praia, pois a vítima percebe a fraude e consegue cancelar a operação junto a instituição financeira. Porém os métodos de pagamento digitais – e isso não é exclusividade do PIX – são instantâneos e, consequentemente, vantajosos para quem usa a tecnologia de forma maliciosa”, explica Fabio Assolini, analista sênior da Kaspersky no Brasil.

Já o segudo golpe está disfarçado com uma oferta falsa que usa uma plataforma de streaming popular em uma suposta parceria com duas grandes redes de cinema. A isca é um suposto plano trimestral para assistir filmes em cartaz no conforto de casa por R$ 267,99 — e visa atrair a atenção dos cinéfilos. Aqui, a única opção de pagamento é o QR Code do PIX.

“No primeiro esquema, o QR Code foi adicionado como alternativa, mas no segundo, o golpe foi criado apenas com ele. Isso mostra o interesse e a tendência do abuso dessa tecnologia nas fraudes online que pontuamos como uma tendência para este ano. Me surpreendeu muito seu surgimento logo nos primeiros dias do ano e isso só reforça o quanto esta prática deve se tornar popular no decorrer do tempo. O que mais me preocupa é que não há muito o que pode ser feito agora para evitá-lo, pois o pagamento direto via QR Code é algo legítimo e não pode ser bloqueado como um site falso. Para evitar cair no golpe, as pessoas e empresas precisam identificar os detalhes que indicam que a mensagem é falsa”, explica Assolini.

Para conseguir identificar o golpe, a Kaspersky destaca os seguintes pontos:

– Atenção ao destinatário. Apenas na primeira fraude descrita é usada uma máscara, no segundo caso, o endereço é genérico e não tem relação com as marcas citadas no golpe.

– No exemplo da fatura falsa, não há a informação do nome do cliente, apenas o código do assinante, que é um número que quase ninguém deve saber de cor

– Além disso, a identificação do cliente é diferente. Existe um número na mensagem e outro na fatura

– Fique de olho no código de barra também. Contas de consumo (gás, energia, telefonia) sempre começam com o número 8. Por se tratar de uma fatura falsa, o código de barra começa com o número da instituição financeiro na qual a fatura foi gerada (de maneira ilegal, claro!)

– Para a suposta promoção de filmes + séries, é importante que a pessoa cheque a veracidade da promoção no site oficial das empresas. Se não houver nada, ainda é possível entrar em contato com eles pelos canais oficiais! Nunca usar os contatos informados no e-mail, pois eles podem ser falsos também.

– Confirme os dados do destinatário antes de concluir o pagamento via PIX. Como em todos os esquemas fraudulentos, os criminosos usam nomes de laranjas para receber o dinheiro dos golpes. Apenas pagamentos legítimos mostrarão os nomes das empresas (razões sociais) corretos.

Serviço
www.kaspersky.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.