book_icon

O antigo CIAB agora é Febraban Tech, de olho no novo mundo digital

Essa evolução terá como palco uma nova e inusitada casa: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, que abrigará o evento até a próxima quinta-feira

O antigo CIAB agora é Febraban Tech, de olho no novo mundo digital

O tradicional CIAB – evento de tecnologia e inovação do setor financeiro – mudou para Febraban Tech na edição deste ano e começa nesta terça-feira, dia 9 de agosto, e vai até quinta-feira (11/8). Porém, mais do que uma mera mudança de nome, a reunião das instituições bancárias tradicionais e seus fornecedores também quer mostrar que é “puro sangue” digital.

Afinal, com o avanço das fintechs, a primazia da inovação fugiu um pouco das mãos dos players tradicionais, mesmo com os bancos e entidades financeiras reconhecidas pelo alto investimento em TI. Assim como a consequente fuga de clientes, principalmente os das gerações mais novas, também gerou impactos.

Foi criado ainda um espaço bem específico para receber as startups do setor dentro da chamada Arena Fintech

O resultado é a nova configuração do evento, dentro da concepção do Febraban Tech, que significa a ideia de digitalização do setor. Outra novidade é a sua volta ao modo presencial, depois de ter sido totalmente remoto no ano passado, ainda como CIAB.

Essa evolução terá como palco uma nova e inusitada casa: a Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. E em sua programação trará uma série de experiências imersivas de olho na melhor
comunicação e atendimento aos clientes – especialmente os das gerações mais novas.

Durante os dias do evento, será possível assistir a apresentações, rodas de conversa e cases de assuntos dos mais variados como Inteligência Artificial, Open Banking, Pix, Blockchain, IoT (Internet das Coisas), cibersegurança, privacidade de dados, ciência de dados, Metaverso, NFTs, ativos digitais, sustentabilidade e o onipresente 5G, entre outros temas. Do hype até aquilo que afeta o dia a dia de todos.

E, claro, o Congresso oferece a dieta já conhecida de painéis enquanto a feira de exposição traz estandes dos principais fornecedores do setor e dos sócios da Febraban. Foi criado ainda um espaço bem específico para receber as startups do setor dentro da chamada Arena Fintech.

No primeiro dia, com os portões abrindo às 9 horas, o evento se inicia às 10:30 com representantes de comando da Febraban. São muitos os destaques da programação, entre eles, logo após a abertura, às 10:45, acontece o painel “Presidentes de bancos debatem a nova realidade global e a transformação acelerada”, com Octavio de Lazari (Bradesco), Fausto de Andrade Ribeiro (Banco do Brasil) e Alexandre Abreu (Banco Original). Outro é o debate “Desafios da Hiperpersonalização: Experiências Únicas e Humanizadas de Forma Escalável” com a presença de Álvaro Machado Dias (UNIFESP e Instituto Locomotiva), Juliana Somenzari (Santander Brasil) e Matheus Neto (Diebold) às 14h15.

Na quarta-feira, dia 10, a palestra mais interessante é a “Novos Serviços e Relações Financeiras com o Open Finance” que acontece ao meio-dia com os palestrantes Ivo Mósca (Itaú Unibanco), João André Pereira (Banco Central do Brasil), Karen Machado (Banco do Brasil) e Marcelo Braga (IBM). E, no último dia de Febraban Tech, teremos a pesquisa tradicional da entidade que gerou o debate “Cibersegurança, IA e Open Finance ditam Investimentos” às 10h45 com Estevão Lazanha (Itaú Unibanco), Rodrigo Mulinari (Banco do Brasil) e Sergio Biagini (Deloitte).

Para finalizar, e sair do trivial, é possível mencionar uma apresentação que mostra um possível novo caminho para o evento com a palestra “NFTs, Tokenização de ativos e Economia Criativa” que rola às 10:45 e que conta com Fernando Freitas (Bradesco), Mauricio Magaldi (11:FS) e Uno de Oliveira (Lightfarm Studios).

Serviço
www.febrabantech.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.