book_icon

Red Hat Enterprise Linux viabiliza novas soluções empresariais em plataforma da Microsoft

Entre a gama de respostas disponíveis no Microsoft SQL, a introdução do RHEL 9 permite reduzir custos operacionais, evitar a dependência de um único servidor e aumentar performance

Red Hat Enterprise Linux viabiliza novas soluções empresariais em plataforma da Microsoft

A Red Hat,empresa global no fornecimento de soluções Open Source, e a Microsoft têm trabalhado juntas para fornecer as ferramentas para entregar cargas de trabalho mais rapidamente, com menos esforço — apoiadas por suporte integrado de nível empresarial. A integração do Red Hat Enterprise Linux no ambiente de Nuvem pública, disponibilizado pela Microsoft Azure, ou como forma de banco de dados empresariais a exemplo do Microsoft SQL Serve, permite às companhias uma maneira prática de companhias reduzir custos, evitar a dependência de um único fornecedor e aumentar a performance. Para além disso, segundo pesquisa da Red Hat em parceria com Unisphere Research, quase um terço dos consultados acreditam que tiveram benefícios ao realizar essa integração nas plataformas.

Outra exigência crítica para muitas empresas é a criação de estrutura de aplicações que possa entregar detalhes e insights sobre as informações armazenadas em bancos em dados empresariais. Uma dessas estruturas é o Red Hat JBoss Enterprise Application Platform (JBoss EAP), que está comemorando seus 16 anos em 2022, e que desde 2020 tem suporte para o SQL Server no formato Linux. No começo de julho, usuários das duas plataformas também podem utilizar imagens prontas dentro do Microsoft Azure Marketplace. Ao unir as duas soluções, empresas podem construir e implantar aplicações poderosas enquanto pagam apenas pelo tempo de computação necessário.

No Azure, o SQL Server está disponível no modelo “pague conforme o uso” da Microsoft pré-instalado como uma imagem padrão RHEL ou uma que inclui o RHEL High Availability Add-on, à sua escolha. Pensando em aumentar a disponibilidade, as empresas permitiram que o usuário dessas plataformas também possa usar as ferramentas de embutidas do Azure, ou utilizar o Add-on para implantar grupos de disponibilidade SQL Server Always On, para reduzir ainda mais a possibilidade de tempo de inatividade, de acordo com sua conveniência.

O JBoss EAP também está disponível no RHEL no Azure Marketplace. Estas imagens pré-construídas fazem com que seja mais fácil para desenvolver e implantar o poderoso e familiar runtime Jakarta EE no Azure. Para o JBoss EAP, o usuário deve ter sua própria subscrição da Red Hat mas para o sistema operacional do RHEL, você pode escolher entre a opção de habilitar sua inscrição ou pagar conforme o uso.

O Azure Marketplace inclui opções de planos para JBoss EAP no RHEL como VMs isoladas ou clusters/ Há três tipos de configurações JBoss EAP disponíveis no Azure:
Um servidor independente operando em uma máquina virtual Azure.
Um cluster de servidores JBoss EAP operando em VMs Azure em uma rede privada virtual em uma única sub-rede
Um servidor de cluster com dimensionamento automático operando no Azure Virtual Machine Scale Set (VMSS)

Para saber mais sobre as aplicações das ferramentas, Yeray Borges Santana, desenvolvedor da Red Hat, escreveu um grande artigo demonstrando como usar o Red Hat JBoss on RHEL no Azure para criar um cluster de duas instâncias JBoss EAP instances.

Mas e se o cliente quiser conectar o JBoss EAP com o SQL Server no RHEL? Sobre isso, equipe de peritos também agiu com celeridade. James Falkner, diretor de Marketing de Produto do Runtimes da Red Hat, criou um vídeo que mostra como implantar uma aplicação JBoss EAP completa usando o SQL Server, com tudo operando a partir do RHEL. Ele demonstra como instalar o JBoss in Azure, ensina como conectar uma instância para o SQL Server em uma imagem RHEL e cria uma demo de aplicação Coolstore, demonstrando o jeito clássico da Red Hat no processo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.