book_icon

Red Hat anuncia Matt Hicks como novo presidente e CEO

O executivo irá suceder Paul Cormier, novo chairman da empresa que atua em soluções globais em Open Source

Red Hat anuncia Matt Hicks como novo presidente e CEO

A Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções Open Source, anunciou na quarta-feira, 12, a nomeação de Matt Hicks como presidente e diretor executivo de suas operações globais. Hicks, que anteriormente atuou como vice-presidente executivo de produtos e tecnologias da Red Hat, sucede Paul Cormier, que assumirá como chairman da Red Hat.

Conhecido por ser um líder participativo dentro da Red Hat, Hicks entrou para a companhia em 2006 como desenvolvedor da equipe de TI. Ele cresceu rapidamente na empresa, ocupando posições de liderança dentro da organização, ajudando a Red Hat a se consolidar como uma líder de tecnologia de Nuvem híbrida. Um destaque de sua trajetória é que Hicks foi membro fundador da equipe de engenharia que desenvolveu o Red Hat OpenShift, produto que se tornou a espinha dorsal de implantações de nuvem híbrida em vários setores e agora atua como a plataforma líder em Kubernetes empresariais do setor. O executivo foi pioneiro da implementação da computação de nuvem híbrida e introdução da estratégia de produtos deste tipo na corporação desde então.

Como vice-presidente executivo de produtos e tecnologias, Hicks foi responsável por toda a estratégia de produtos e engenharia da Red Hat. Principalmente, sob sua liderança, a estratégia e o portfólio de Nuvem híbrida abertos da empresa se expandiram para ajudar os clientes a construir, implantar e gerenciar qualquer aplicação, em qualquer lugar, desde um ambiente on-premises até várias Nuvens e a Edge. Entre o rol de soluções criados pela companhia, está a entrega de novos serviços de Nuvem gerenciados que ajudam os clientes a acelerar o desenvolvimento de aplicações nativas em Nuvem, novas funcionalidades para acelerar o desenvolvimento de IA, variantes de produto capacitando casos de uso de Edge e novas abordagens de segurança que abrangem ambientes de Nuvem híbrida.

O software Open Source é o motor de inovação do setor de TI. Com mais de 25 anos de experiência em Linux, formação em engenharia da computação, visão do setor e olhar clínico para os negócios, Hicks é reconhecido por seu trabalho com clientes e parceiros para solucionar os futuros desafios da TI com a inovação Open Source. “Me sinto honrado e cheio de energia para assumir essa função neste momento. Este é o momento mais empolgante para estar no nosso setor e há um mar de oportunidades à frente da Red Hat. Estou pronto para arregaçar as mangas e provar que a tecnologia Open Source realmente pode desbloquear o potencial do mundo.”, explica o presidente.

Já Cormier, que foi nomeado presidente e CEO em 2020, está há 21 anos na Red Hat e durante esse período liderou boa parte da estratégia de Nuvem híbrida da companhia, desempenhando um papel fundamental na expansão do portfólio da Red Hat para um completo stack de TI moderno, baseado em inovação Open Source. Seus esforços para transformar o Red Hat Linux de um sistema operacional que podia ser baixado gratuitamente para o modelo de subscrição com o Red Hat Enterprise Linux (RHEL), foram um divisor de águas. Sua liderança consolidou a Red Hat como líder na indústria e abriu o caminho para a inovação aberta que está no centro da Nuvem híbrida e da TI moderna. O RHEL agora é a plataforma de Linux empresarial no setor, servindo de base para 90% das organizações da Fortune 500 e alcançando US$13 trilhões em receitas de negócios globais em 2022. Com o RHEL como base para a Nuvem híbrida aberta, a Red Hat está criando o futuro da TI empresarial.

Em seu novo cargo, Cormier atuará como principal consultor e strategic touchstone (balizador) da Red Hat  

Antes de boa parte do setor de tecnologia, Cormier defendia a visão da Nuvem híbrida aberta, dando aos clientes a flexibilidade de entregar aplicações aonde quiserem, em qualquer infraestrutura da Edge ou mesmo dentro da máquina para multiplicar Nuvens públicas de forma comum e mais consistente. Como chairman, ele continuará seus esforços para ajudar os clientes a trazer essa visão à vida. Em seu novo cargo, Cormier atuará como principal consultor e strategic touchstone (balizador) da Red Hat. Seu foco continuará a ser o crescimento da companhia e acelerar a adoção de tecnologias Open Source pelos clientes para construir sua arquitetura de nuvem híbrida aberta.

Após liderar mais de 26 aquisições na Red Hat, Cormier também vai trabalhar de perto com as lideranças da Red Hat em uma futura estratégia de M&A. Desde que a Red Hat foi adquirida pela IBM em 2019, Cormier foi fundamental para o crescimento e a aceleração da Red Hat enquanto manteve a neutralidade de mercado da companhia. Ele continuará a trabalhar junto com o chairman e CEO da IBM, Arvind Krishna, neste cargo. Tanto Cormier quanto Hicks se reportarão a Krishna. “Como chairman, estou animado para trabalhar com nossos clientes, parceiros e Matt de novas maneiras. Meu foco daqui para frente será ajudar os clientes a levar a inovação adiante com uma plataforma de nuvem híbrida construída com base em tecnologia open source. A tecnologia open source venceu os debates sobre inovação. Não importa como será o futuro, ele será construído com tecnologia open source e a Red Hat estará lá. E creio que nossa empresa, Matt Hicks é a pessoa certa para assumir o cargo de presidente”, avalia Paul.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.