book_icon

HPE desenvolve o supercomputador mais rápido do mundo

O Frontier, um novo supercomputador que a HPE construiu para o Oak Ridge National Laboratory do Departamento de Energia dos EUA, atingiu 1,1 exaflops de velocidade

HPE desenvolve o supercomputador mais rápido do mundo

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou nesta segunda-feira (30/5) que o Frontier, um novo supercomputador que a HPE construiu para o Oak Ridge National Laboratory (ORNL) do Departamento de Energia dos EUA, atingiu 1,1 exaflops, tornando-se o o primeiro supercomputador do mundo a quebrar a barreira da velocidade exascale e o supercomputador mais rápido do mundo, de acordo com a lista Top500 dos supercomputadores mais poderosos.

O Frontier também ficou em primeiro lugar em uma categoria, chamada computação de precisão mista, que classifica o desempenho em formatos comumente usados ​​para Inteligência Artificial, com um desempenho de 6,88 exaflops. Além disso, o novo supercomputador conquistou o primeiro lugar na lista Green500 como o supercomputador com maior eficiência energética do mundo, com desempenho de 52,23 gigaflops por watt, tornando-o 32% mais eficiente em termos de energia em comparação com o sistema número um anterior.

Como o supercomputador mais poderoso do mundo, oferecendo desempenho sem precedentes e recursos avançados, o Frontier irá acelerar descobertas, fazer avanços e enfrentar os desafios mais difíceis do mundo. O supercomputador, que é mais poderoso do que os próximos sete maiores supercomputadores do mundo, permitirá que os cientistas modelem e simulem em um nível exascale para resolver problemas que são 8 vezes mais complexos e até 10 vezes mais rápidos. O Frontier também deve atingir níveis ainda mais altos de velocidade com um desempenho máximo teórico de 2 exaflops.

O supercomputador terá um impacto significativo em áreas críticas, como diagnóstico e prognóstico de câncer e doenças, descoberta de medicamentos, energia renovável e novos materiais para criar produtos mais seguros e sustentáveis.

“A estreia de hoje do supercomputador exascale Frontier oferece uma inovação em velocidade e desempenho e nos dará a oportunidade de responder a perguntas que nunca soubemos fazer”, disse Justin Hotard, vice-presidente executivo e gerente-geral de HPC e IA da HPE. “Frontier é um sistema inédito que foi idealizado por tecnólogos, cientistas e pesquisadores para liberar um novo nível de capacidade para fornecer ciência aberta, IA e outros avanços que beneficiarão a humanidade. Estamos orgulhosos deste momento, que continua a liderança dos Estados Unidos em supercomputação, agora incluindo exascale, possibilitada pela parceria pública e privada em andamento entre o Departamento de Energia dos EUA, o Oak Ridge National Laboratory, a HPE e a AMD”, completou.

Recursos

A HPE projetou e construiu o Frontier com as seguintes tecnologias de última geração, fornecidas por meio dos supercomputadores HPE Cray EX, para oferecer desempenho dramaticamente mais alto para modelar e simular em um novo nível e direcionar novos aplicativos em IA e Machine Learning para aumentar a precisão com mais rapidez e eficiência:

– São 74 gabinetes HPE Cray EX, cada um pesando mais de 8 mil libras. Cada nó contém um processador AMD EPYC de 3ª geração otimizado e quatro aceleradores AMD Instinct MI250x, para um total de 9.408 CPUs e 37.632 GPUs em todo o sistema.

– No total, são 90 milhas de cabos de rede HPE Slingshot, que oferece a única malha Ethernet de alto desempenho projetada para soluções de HPC e IA de próxima geração. Isso inclui cargas de trabalho maiores e com uso intenso de dados, para atender às demandas de maior velocidade e controle de congestionamento para que os aplicativos funcionem sem problemas e aumentem o desempenho.

– Sistema de armazenamento Cray Clusterstor E1000, que permite que o sistema de armazenamento Orion do Frontier forneça 700 petabytes de capacidade de armazenamento, velocidades máximas de gravação de mais de 35 terabytes por segundo e mais de 15 bilhões de operações de entrada/saída de leitura aleatória por segundo.

– Possui recursos sofisticados de refrigeração líquida, que resultam em um Data Center mais silencioso, em comparação com um sistema refrigerado a ar mais barulhento, que removem com eficiência o calor de dispositivos de alta potência, como processadores, GPUs e switches, por meio de uma Unidade de Distribuição de Resfriamento (CDU) auxiliar.

Além da Frontier, a HPE também está entregando supercomputadores em exascale para o Laboratório Nacional de Argonne do Departamento de Energia dos EUA e para o Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

Serviço
www.hpe.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.