book_icon

Tivit usa IoT para sistema de gestão de pausa térmica para grande frigorífico

Pela CLT, empregados que atuam no interior das câmaras frigoríficas têm asseguradas pausas de 20 minutos a cada 1h40 trabalhada. Sistema visa garantir direito para 16 mil colaboradores em seis fábricas

Tivit usa IoT para sistema de gestão de pausa térmica para grande frigorífico

A Tivit, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, desenvolveu e implementou um sistema baseado na tecnologia da Internet das Coisas (IoT) para que um dos frigoríficos do País realize a gestão da pausa térmica de 16 mil funcionários que atuam dentro das câmaras frigoríficas em seis fábricas.

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para os colaboradores que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, é assegurado um período de 20 minutos de repouso remunerado após cada 1h40 de trabalho efetivo. O desafio do frigorífico é gerenciar o período para que as pausas sejam respeitadas, a fim de assegurar o direito do trabalhador e prevenir eventuais processos trabalhistas.

O projeto consiste na instalação de sistema de IoT com 75 portais de monitoramento e 16 mil crachás com tecnologia bluetooth e aplicação na Nuvem, para análise dos dados em tempo real e geração de alarmes e relatórios sobre os colaboradores que circulam no interior das câmaras frigoríficas 

O repouso remunerado é essencial porque ambientes com temperatura negativa podem causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho e até levar à morte por hipotermia. Dependendo da situação, a empresa poderá sofrer penalidades severas se for comprovado que o colaborador foi acometido por algum problema de saúde ou acidente por negligência deste preceito.

O projeto consiste na instalação de sistema de IoT com 75 portais de monitoramento e 16 mil crachás com tecnologia bluetooth e aplicação na Nuvem, para análise dos dados em tempo real e geração de alarmes e relatórios sobre os colaboradores que circulam no interior das câmaras frigoríficas. Com isso, a empresa tem informação do tempo de permanência de cada funcionário nas áreas frias e consegue coordenar suas equipes com maior eficiência e, desta forma, espera garantir a qualidade de vida e a saúde do trabalhador e reduzir o volume de reclamações trabalhistas e consequentemente de indenizações referentes ao tema.

“A gestão dos colaboradores nas grandes empresas traz enormes desafios, e a tecnologia pode ajudar a reforçar o fator humano”, afirma Valdinei Cornatione, líder de Technology Platforms da Tivit. “Esse é um dos projetos mais relevantes de IoT da Tivit e que traz uma grande relação entre custo e benefício para o cliente, já que concede uma visão geral em tempo real aos supervisores, que podem agir de forma imediata diante de um alerta de possível irregularidade”, completa.

Ainda não há estimativa de resultados, o real impacto do projeto, segundo o departamento jurídico do frigorífico, será mensurado após os três primeiros anos. No entanto, está prevista uma segunda etapa de implementação para ampliação do sistema para 26 centros de distribuição.

Serviço
tivit.com

frigoríficos

Internet das Coisas (IoT)

Tivit

Valdinei Cornatione

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento