A Tivit, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, desenvolveu e implementou um sistema baseado na tecnologia da Internet das Coisas (IoT) para que um dos frigoríficos do País realize a gestão da pausa térmica de 16 mil funcionários que atuam dentro das câmaras frigoríficas em seis fábricas.
De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para os colaboradores que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, é assegurado um período de 20 minutos de repouso remunerado após cada 1h40 de trabalho efetivo. O desafio do frigorífico é gerenciar o período para que as pausas sejam respeitadas, a fim de assegurar o direito do trabalhador e prevenir eventuais processos trabalhistas.
O repouso remunerado é essencial porque ambientes com temperatura negativa podem causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes do trabalho e até levar à morte por hipotermia. Dependendo da situação, a empresa poderá sofrer penalidades severas se for comprovado que o colaborador foi acometido por algum problema de saúde ou acidente por negligência deste preceito.
O projeto consiste na instalação de sistema de IoT com 75 portais de monitoramento e 16 mil crachás com tecnologia bluetooth e aplicação na Nuvem, para análise dos dados em tempo real e geração de alarmes e relatórios sobre os colaboradores que circulam no interior das câmaras frigoríficas. Com isso, a empresa tem informação do tempo de permanência de cada funcionário nas áreas frias e consegue coordenar suas equipes com maior eficiência e, desta forma, espera garantir a qualidade de vida e a saúde do trabalhador e reduzir o volume de reclamações trabalhistas e consequentemente de indenizações referentes ao tema.
“A gestão dos colaboradores nas grandes empresas traz enormes desafios, e a tecnologia pode ajudar a reforçar o fator humano”, afirma Valdinei Cornatione, líder de Technology Platforms da Tivit. “Esse é um dos projetos mais relevantes de IoT da Tivit e que traz uma grande relação entre custo e benefício para o cliente, já que concede uma visão geral em tempo real aos supervisores, que podem agir de forma imediata diante de um alerta de possível irregularidade”, completa.
Ainda não há estimativa de resultados, o real impacto do projeto, segundo o departamento jurídico do frigorífico, será mensurado após os três primeiros anos. No entanto, está prevista uma segunda etapa de implementação para ampliação do sistema para 26 centros de distribuição.
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