book_icon

Rede de concessionárias vai para a nuvem com 2Cloud

Rede de concessionárias vai para a nuvem com 2Cloud

A concessionária, que é referência em seu segmento de atuação, tendo recebido diversas premiações, como Prêmio de Padrão de Atendimento Fiat, Melhor Concessionária das Capitais, Maximum Qualitas Atendimento Concessionárias (MQA), QTA (Qualidade Total de Atendimento Fiat), Prêmio Qualitas Excelência, além de ser piloto na implantação do Projeto Padrões de Atendimento Fiat, além de ser a primeira do Brasil a receber a Certificação do IQA, viu na cloud computing uma boa alternativa para acompanhar o dinamismo do mercado de automóveis, que apresenta desafios como a descentralização entre revendas/filiais.

Para Vicente Oliveira Neto, supervisor de TI da Florença, este foi um dos argumentos mais importantes na decisão da rede pela migração para a nuvem. “Com a nuvem da 2Cloud, todas as nossas filiais conseguem acessar as informações de que precisam, em um ambiente integrado, seguro, de alta performance”, comenta o executivo.

Na Florença, o formato client server adotado permite que todas as revendas mantenham seus sistemas legados, embora o ERP utilizado, bem como outros sistemas essenciais para a operação e gestão, rodem na nuvem.

“Antes, com tudo hospedado ‘em casa’, tínhamos todo o ônus da manutenção da infraestrutura. Não havia a flexibilidade e escalabilidade que temos hoje, com a nuvem, para garantir sistemas rodando sempre”, comenta Oliveira Neto. “Hoje, temos muito mais facilidade neste processo, sem contar que todas as filiais têm melhor acesso a sistemas e informações”, complementa.

Hoje, o data center da matriz da Florença, em Curitiba, ainda é mantido, hospedando arquivos e sistemas críticos, para os quais há backup na nuvem da 2Cloud.

“Este formato de nuvem híbrida trouxe, ainda, economia, já que parte do data center in house foi desativado. Além de economizar com energia elétrica e outros insumos, também reduzimos a necessidade de destinar profissionais da TI para manutenção desta estrutura. Hoje, esta demanda é menor, o que, para nós, é um ganho estratégico”, destaca o supervisor.

Para o diretor geral, Paulo Roberto de Freitas, a migração para a cloud trouxe à Florença ganhos como redução de custo e investimento, pois a empresa precisaria expandir o data center e, com a nuvem, isso se tornou desnecessário.

“Olhando para nosso budget, entendemos que a migração para a cloud é um investimento de médio prazo, porém com uma escalabilidade tecnológica imediata”, comenta Freitas.

Sobre as vantagens do modelo em nuvem, ele salienta: “a migração foi imperceptível para nossos colaboradores e, quando há algum gargalo, a velocidade de resolução é grande. Hoje, emitimos aproximadamente 2500 notas fiscais por dia, e o tempo entre a conclusão da venda de uma peça e a emissão da NF é de aproximadamente 30 segundos. Este é apenas um exemplo dos benefícios que obtivemos”, ressalta.

Já o diretor da 2Cloud, Gabriel Goltz, enfatiza que, se a Florença fosse adquirir todos os equipamentos dedicados para ter a mesma estrutura que hoje possuem em nuvem, o investimento não ficaria abaixo de R$ 1 milhão.

“Sem contar que não teriam serviços especializados, como monitoramento 24 x 7 x 365, nem a elasticidade da nuvem, que permite ampliar a infra contratada sempre que necessário, e sem todas as garantias de um data center com certificação TIER III, como é o nosso”, conclui Goltz.

Comentários

  1. João Alano

    Erro de português na primeira linha

    1. Irene Barella

      Muito obrigada pela observação.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.