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Nova plataforma da Quod traz mais inteligência na avaliação de crédito

O novo Quod Score PF 3ª Geração garante um ganho de performance de até 20% em relação a clientes conhecidos e uma visibilidade mais acurada dos consumidores não bancarizados

Nova plataforma da Quod traz mais inteligência na avaliação de crédito

Fornecer mais segurança e confiança às empresas no processo de decisão na concessão de crédito. Esse é o objetivo da Quod, empresa de análise de dados uma das gestoras do Cadastro Positivo, ao lançar o Quod Score PF 3ª Geração, sua nova plataforma de avaliação de crédito que garante às empresas um ganho de performance de até 20% em relação a clientes conhecidos e uma visibilidade mais acurada do comportamento financeiro dos consumidores não bancarizados.

A nova versão, que integra um amplo conjunto de tecnologias, como Machine Learning,e incorpora novos dados, é resultado do investimento contínuo da Quod em melhorias e tecnologias de ponta em sua plataforma de escore de crédito, que hoje atende a empresas em todo o Brasil. “Um dos desafios para as empresas que trabalham com a concessão de crédito atualmente é avaliar o risco de inadimplência de consumidores sobre os quais elas não dispõem de informações, em especial dos não bancarizados ou daqueles que possuem apenas perfil digital. Muitos desses consumidores são bons pagadores, mas não constam no Cadastro Positivo, o que traz uma dificuldade adicional às empresas no momento de conceder crédito”, observa Ricardo Thomaziello, chief data officer da Quod.

Em relação àqueles clientes que a empresa já conhece, a plataforma garante um ganho de performance de 15% a 20%

Segundo ele, a plataforma Quod Score PF 3ª Geração vem justamente resolver essa situação, pois além de incorporar novos dados, possibilita o uso dessas informações de forma mais assertiva. Como exemplo, Thomaziello cita as tecnologias de Machine Learning e checagem de informações sociodemográficas que indicam o grau do risco de inadimplência do consumidor.

A ideia desde a concepção da plataforma, de acordo com o executivo, foi atrelar os dados novos aos do Cadastro Positivo e, juntamente com a inteligência artificial, obter informações diversificadas para análise mais acurada do perfil do tomador do empréstimo. “O sistema agora é capaz, por exemplo, de detectar a região em que a pessoa mora, qual é o grau de bancarização da região e o nível de endividamento desse consumidor. Trata-se de um jeito inovador de criação de variáveis para elaboração do escore de crédito”, enfatiza Thomaziello.

O Quod Score PF 3ª Geração também faz uma distribuição mais adequada do público que solicita crédito, por meio da classificação uniforme dos consumidores por faixas de risco – alto, médio e baixo risco de inadimplência -, o que possibilita um melhor entendimento do comportamento financeiro do tomador do crédito. Além disso, oferece mais poder de discriminação dos consumidores, separando os bons dos maus pagadores, o que pode resultar em um índice maior de aprovação de crédito, com o mesmo nível de inadimplência.

Outro diferencial do Quod Score PF 3ª Geração está na maior capacidade de interpretar o modelo. Ou seja, a empresa consegue entender em profundidade as razões que levam um consumidor a ter notas altas ou baixas, o que permite ajustar melhor a política de crédito e avaliar com mais clareza o risco de inadimplência.

Thomaziello enfatiza que todas essas características proporcionam às empresas um ganho significativo de performance e um conhecimento muito maior sobre os consumidores, o que resulta também em mais oportunidades para eles. “Em relação àqueles clientes que a empresa já conhece, a plataforma garante um ganho de performance de 15% a 20%. Já no que diz respeito ao público não bancarizado, ela passa a ter uma visibilidade mais acurada do comportamento financeiro dos consumidores”, observa.

Um aspecto importante, apontado pelo executivo, é que todo o processo até a geração do escore de crédito preserva totalmente a privacidade do consumidor. “Ficou bom para o consumidor, porque melhora a visibilidade dele. Já a empresa passa a ter uma informação que não tinha e normalmente a levaria a negar o empréstimo”, finaliza Thomaziello.

Serviço
www.quod.com.br

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