book_icon

Hitachi Energy apresenta solução OceaniQ ao mercado offshore

Os novos transformadores foram elaborados para aplicações offshore e são a primeira adição ao portfólio de soluções OceaniQ da empresa para resolver os desafios exclusivos desse ambiente

Hitachi Energy apresenta solução OceaniQ ao mercado offshore

A Hitachi Energy, empresa global em tecnologia para o setor de energia, lança seu portfólio OceaniQ para o ambiente offshore, que será apresentado esta semana no evento anual WindEurope em Bilbao, Espanha. Com longa experiência e um histórico comprovado em soluções pioneiras e inovadoras, a empresa tem como objetivo acelerar a transição para energia limpa. A OceaniQ irá armazenar um volume maior de energia eólica e com mais eficiência, além de estar integrada ao sistema de energia mundial.

Combinando competências intersetoriais dos mercados de energia e marítimo, a OceaniQ une aplicações para plataformas fixas, estruturas flutuantes e sistemas de energia submarinos para operadores eólicos, marítimos e outras operações offshore. A Hitachi Energy desenvolve rigorosamente seus produtos, serviços e soluções em colaboração com clientes e parceiros, com objetivo de resolver as necessidades específicas dos agentes de energia offshore.

Os transformadores e reatores OceaniQ são equipamentos essenciais na infraestrutura da rede que permite a transmissão de energia gerada em parques eólicos offshore 

As principais características das soluções do portfólio OceaniQ apresentam um design modular para permitir uma instalação mais simples e capacidade de conexão rápida dos ativos de energia ao onshore. As soluções possibilitam a digitalização, permitindo monitoramento remoto seguro, além de outros serviços, como manutenção preditiva. Os projetos também são robustos para suportar condições marítimas adversas, minimizando a necessidade de manutenção física ao longo de sua vida útil. As soluções OceaniQ também incorporam a aplicação rigorosa do pensamento de ciclo de vida.

Transformadores OceaniQ para aplicações flutuantes offshore
Os primeiros produtos a serem anunciados como parte do portfólio OceaniQ são os transformadores da Hitachi Energy para aplicações flutuantes offshore. Desde os primeiros projetos comerciais no início da década de 1990, a geração de eletricidade eólica nesse setor cresceu enormemente, com mais de 35 gigawatts3 de capacidade em todo o mundo. No entanto, a construção offshore traz grandes desafios, além de um ambiente hostil de água salgada, e apenas uma pequena fração do potencial total foi explorada. Isso ocorre porque muitas áreas não possuem um fundo marítimo adequado e profundidades além de 60 metros que não são adequadas para estruturas fixas

Os transformadores e reatores OceaniQ são equipamentos essenciais na infraestrutura da rede que permite a transmissão de energia gerada em parques eólicos offshore. Esta gama completa e qualificada de produtos foi desenhada em parceria com os desenvolvedores desse setor. Eles contam com a experiência da empresa que vem atendendo todos os requisitos, apresentando um design leve, compacto e modular que compreende a parte ativa de um transformador, tanque e componentes especialmente projetados.

“Na OceaniQ, nossos engenheiros estão orgulhosos por desenvolverem soluções pioneiras que superam as duras condições offshore e, em última análise, ajudam a sociedade a avançar para um futuro neutro de carbono”, disse Bruno Melles, diretor global do negócio de Transformadores da Hitachi Energy. O executivo complementa: “Os sistemas elétricos flutuantes são um desenvolvimento importante na evolução da indústria renovável offshore que abrirá oportunidades e permitirá novos modelos de negócios baseados em energia limpa. A solução está totalmente alinhado ao espírito do Propósito da Hitachi Energy, que está focado em promover um futuro de energia sustentável para todos.”

Alfredo Parres, líder de Renováveis da Hitachi Energy, comentou: “A energia eólica é um dos recursos naturais abundantes e gratuitos da Terra e, por meio do portfólio offshore da OceaniQ, os clientes poderão aproveitá-la e integrá-la com mais eficiência. O executivo complementou: “Por meio da solução, estamos construindo um sistema de energia mais sustentável, flexível e seguro, reunindo nossos especialistas em aplicações para offshore e conexões de parques eólicos para desenvolver e construir as soluções necessárias para um sistema de energia mais integrado, interconectado e de alta qualidade. Estou animado para apresentar a OceaniQ com os clientes da WindEurope esta semana e como juntos podemos continuar a ser pioneiros em tecnologias que elevem o potencial da energia eólica offshore.”

Este mais recente desenvolvimento da Hitachi Energy vem para reforçar o compromisso da empresa em expandir seu portfólio para soluções sustentáveis de energia offshore, somando-se a uma oferta já extensa. A companhia espera anunciar novos produtos nos próximos meses. A OceaniQ segue os recentes lançamentos da empresa de IdentiQ — suas soluções de gêmeos digitais para HVDC e qualidade de energia — e EconiQ — seu portfólio de soluções que comprovadamente oferecem um desempenho sustentável, resultando em reduções significativas na pegada de carbono.

Notas
Três exemplos do histórico comprovado da Hitachi Energy em energia eólica offshore:

Dogger Bank — conectando o maior parque eólico offshore do mundo (localizado na costa nordeste da Inglaterra, Reino Unido).

Transformadores WindSTAR para turbinas eólicas offshore para grandes projetos renováveis em Taiwan.

Disjuntor híbrido de alta tensão inédito para energia eólica offshore, permitindo a redução das emissões de carbono.

Relatório Global de Energia Eólica Offshore 2021 do Conselho Global de Energia Eólica

Leia uma das edições do Perspectives de Alfredo Parres sobre a energia eólica offshore: Sinergia offshore — combinando experiência em petróleo e gás com liderança em tecnologia de rede para energia sustentável | Energia Hitachi

Bruno Melles

energia eólica

Hitachi Energy

mercado offshore

soluções OceaniQ

WindEurope

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento