O reconhecimento facial como dispositivo antifraude tradicionalmente é uma solução acessível a grandes empresas. No entanto, pequenos e médios negócios estão tendo a oportunidade de também se beneficiarem dessa tecnologia, graças a produtos desenvolvidos sob medida para eles. É o caso do Autentica, ferramenta de validação biométrica desenvolvida pela Assertiva Soluções – birô de crédito focado nas PME’s.
A empresa, sediada em Campinas (SP) e com atuação de alcance nacional, acaba de lançar o produto, que utiliza um algoritmo robusto de Machine Learning para garantir que uma pessoa é quem realmente diz ser. “A solução pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço, na entrega de produtos e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos”, afirma Hederson Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções.
O grande diferencial do produto é aliar o processo antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica, uma proposta que oferece confiança na validação dos dados: o Autentica analisa mais de 150 pontos ósseos e musculares do rosto para comparar as fotos das pessoas e validar se ela é quem diz ser, resolvendo a questão inteiramente online em questão de minutos.
Entre os principais benefícios, estão a diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda / concessão de crédito a clientes fraudulentos e, por consequência, a redução da inadimplência, já que parte dos clientes inadimplentes, na verdade, são fraudes “disfarçadas” de inadimplência. Além disso, a plataforma traz redução de custo com a mesa de análise e diminui o gasto de logística para assinaturas feitas a mão. Por fim, garante mais organização, agilidade e segurança no armazenamento e entrada de clientes.
“Durante a pandemia, muitas empresas passaram a aceitar, por conveniência, o envio de documentos por meios digitais (e-mail, whatsapp etc.). Porém, as assinaturas ainda precisavam ser feitas fisicamente. Em São Paulo, conversamos com empresas que gastavam cerca de R$60 por contrato em papéis que mandavam via motoboy para o cliente assinar. Com o Autentica, além de segurança, nossos clientes podem contar com mais economia e agilidade em seus serviços”, comenta o CEO.
Customização
Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME’s. A ferramenta fica na Nuvem e, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.
Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço, o cliente recebe auxílio da empresa na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, que contempla desde a biometria facial antifraude até a assinatura dos contratos, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital ou somente a prova de vida, por exemplo. “Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez, e fluxos mais simplificados (como prova de vida) quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente”, finaliza Hederson.
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