book_icon

Assertiva Soluções apresenta validação biométrica acessível para PME’s

O Autentica, solução baseada em reconhecimento facial, proporciona mais segurança, agilidade e redução de custos para pequenos e médios negócios

Assertiva Soluções apresenta validação biométrica acessível para PME’s

O reconhecimento facial como dispositivo antifraude tradicionalmente é uma solução acessível a grandes empresas. No entanto, pequenos e médios negócios estão tendo a oportunidade de também se beneficiarem dessa tecnologia, graças a produtos desenvolvidos sob medida para eles. É o caso do Autentica, ferramenta de validação biométrica desenvolvida pela Assertiva Soluções – birô de crédito focado nas PME’s.

A empresa, sediada em Campinas (SP) e com atuação de alcance nacional, acaba de lançar o produto, que utiliza um algoritmo robusto de Machine Learning para garantir que uma pessoa é quem realmente diz ser. “A solução pode ser utilizada em diversos momentos de uma empresa, como na abertura de contas, na conclusão de um serviço, na entrega de produtos e até mesmo em fases transacionais, como a autorização de compras, pedidos ou pagamentos”, afirma Hederson Albertini, sócio fundador e atual CEO da Assertiva Soluções.

A ferramenta fica na Nuvem e, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra 

O grande diferencial do produto é aliar o processo antifraude a outras soluções complementares, como o onboarding digital do cliente, a coleta e centralização de documentos e a assinatura eletrônica com validade jurídica, uma proposta que oferece confiança na validação dos dados: o Autentica analisa mais de 150 pontos ósseos e musculares do rosto para comparar as fotos das pessoas e validar se ela é quem diz ser, resolvendo a questão inteiramente online em questão de minutos.

Entre os principais benefícios, estão a diminuição do índice de fraudes de identidade, que protege a empresa e não permite a venda / concessão de crédito a clientes fraudulentos e, por consequência, a redução da inadimplência, já que parte dos clientes inadimplentes, na verdade, são fraudes “disfarçadas” de inadimplência. Além disso, a plataforma traz redução de custo com a mesa de análise e diminui o gasto de logística para assinaturas feitas a mão. Por fim, garante mais organização, agilidade e segurança no armazenamento e entrada de clientes.

“Durante a pandemia, muitas empresas passaram a aceitar, por conveniência, o envio de documentos por meios digitais (e-mail, whatsapp etc.). Porém, as assinaturas ainda precisavam ser feitas fisicamente. Em São Paulo, conversamos com empresas que gastavam cerca de R$60 por contrato em papéis que mandavam via motoboy para o cliente assinar. Com o Autentica, além de segurança, nossos clientes podem contar com mais economia e agilidade em seus serviços”, comenta o CEO.

Customização
Embora possa ser integrada ao sistema do cliente via API, geralmente o jeito preferido das grandes empresas, a Assertiva oferece também a possibilidade de acessar a ferramenta direto em sua plataforma via web, uma forma prática que costuma ser mais interessante para as PME’s. A ferramenta fica na Nuvem e, portanto, não há instalação local de nenhum sistema, ficando o suporte por conta da própria Assertiva Soluções, sem custo extra.

Além de receber instruções sobre como utilizar a ferramenta, ao contratar o serviço, o cliente recebe auxílio da empresa na montagem e personalização dos seus próprios fluxos. Além do pacote completo, que contempla desde a biometria facial antifraude até a assinatura dos contratos, há versões simplificadas para atender a necessidade de cada empresa, que podem contemplar apenas a assinatura digital ou somente a prova de vida, por exemplo. “Em geral, as empresas costumam utilizar mais o fluxo completo para etapas como abertura de contas ou contratação de serviços pela primeira vez, e fluxos mais simplificados (como prova de vida) quando são etapas mais transacionais, que são feitas rotineiramente”, finaliza Hederson.

 

Assertiva Soluções

Autentica

biometria facial antifraude

Hederson Albertini

plataforma via web

validação biométrica PME’s

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.