book_icon

NEC desenvolve tecnologia de otimização autônoma para RAN 5G

Sistema controla dinamicamente as Redes de Acesso por Rádio (RAN) 5G de acordo com o status de cada terminal, melhorando aplicações como o controle remoto de robôs e veículos

NEC desenvolve tecnologia de otimização autônoma para RAN 5G

NEC Corporation anunciou que desenvolveu uma tecnologia de otimização autônoma RAN que controla dinamicamente as Redes de Acesso por Rádio (RAN) 5G de acordo com o status de cada terminal do usuário, melhorando drasticamente a produtividade de aplicações, como o controle remoto de robôs e veículos. A NEC incorporará a tecnologia aos Controladores Inteligentes RAN (RIC) e realizará testes de demonstração usando essa tecnologia até março de 2025. A NEC exibirá essa tecnologia na MWC Barcelona 2024, a maior exposição móvel do mundo, que será realizada de 26 a 29 de fevereiro de 2024 em Barcelona, Espanha.

Há um impulso crescente para promover a Transformação Digital (DX) utilizando as mais recentes tecnologias, como 5G, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), com o objetivo de resolver a escassez de mão de obra e melhorar a produtividade. Ao utilizar estas tecnologias para o controle remoto de robôs e veículos, a comunicação bidireccional que consiste na monitorização do estado e instruções de controle para cada robô/veículo deve ser concluída dentro de um determinado período de tempo.

A NEC planeja incorporar a tecnologia em plataformas RIC compatíveis com as especificações padrão da O-RAN Alliance e realizar testes de demonstração usando essa tecnologia até março de 2025

No entanto, se a latência da comunicação exceder o requisito, a operação é repetidamente suspensa por razões de segurança, resultando em uma diminuição na taxa de operação e produtividade. Os atrasos nas comunicações, tais como atrasos na retransmissão devido à má qualidade do rádio e atrasos nas filas devido ao congestionamento das ligações de rádio, constituíram um obstáculo à introdução de sistemas de telecomando.

Atualmente, ambientes de comunicação estáveis têm sido alcançados com a instalação de equipamentos de rede de alto desempenho, fornecendo recursos de frequência suficientes, aumentando a redundância nos caminhos de codificação e comunicação e pré-configuração dos parâmetros RAN de acordo com a aplicação. No entanto, com esses métodos, é difícil oferecer amplo suporte a aplicativos que estão se diversificando com o avanço da DX, e o tempo e o custo necessários para a implementação também são um problema.

A tecnologia de otimização autônoma RAN desenvolvida pela NEC consiste em IA que analisa requisitos de comunicação e flutuações de qualidade de rádio em uma base de terminal por usuário, como robôs e veículos, e IA que controla dinamicamente os parâmetros RAN em uma base de terminal por usuário com base nos resultados dessa análise. Essa IA aprende com registros operacionais anteriores de robôs e veículos e controla de forma otimizada parâmetros de RAN, como modulação e esquema de codificação (taxa de erro de bloco alvo), alocação de recursos de rádio (taxa de bloqueio de recursos) e atraso máximo permitido (orçamento de atraso), enquanto prevê a probabilidade de exceder os requisitos de latência de comunicação. Enquanto em uma rede 5G típica, os parâmetros RAN são fixos e definidos para toda a rede, essa tecnologia os controla dinamicamente em uma base de terminal por usuário para melhorar a produtividade da aplicação.

Os recursos da tecnologia são:

1. Suporte flexível para uma variedade de aplicações
Os parâmetros RAN podem ser controlados dinamicamente de acordo com os requisitos de comunicação das aplicações, permitindo a otimização geral mesmo em ambientes onde diversas aplicações são misturadas.

2. O-RAN Alliance-compatível e fácil de implementar
Uma vez que pode ser montado em RIC que são compatíveis com as especificações padrão da O-RAN Alliance, é fácil de instalar ou adicionar às instalações existentes.

3. Ganhos dramáticos de produtividade são possíveis em instalações industriais
Resultados de simulação da aplicação dessa tecnologia a um sistema que controla remotamente vários robôs autônomos operando em fábricas ou armazéns confirmaram que o número de paradas de robôs pode ser reduzido em 98% ou mais em comparação com casos em que essa tecnologia não é usada.

Desenvolvimentos futuros
A NEC planeja incorporar a tecnologia em plataformas RIC compatíveis com as especificações padrão da O-RAN Alliance e realizar testes de demonstração usando essa tecnologia até março de 2025.

Serviço
www.nec.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.