book_icon

Gigantes da tecnologia condenam invasão e suspendem negócios com a Rússia

Brad Smith, presidente da Microsoft, anunciou na sexta-feira a suspensão de novas vendas, a Intel seguiu o mesmo caminho, assim como a SAP, que na quarta-feira já havia anunciado a paralisação dos negócios

Gigantes da tecnologia condenam invasão e suspendem negócios com a Rússia

Na sexta-feira (4/3), Brad Smith, presidente da Microsoft, publicou um post anunciando que a empresa suspendeu todas as novas vendas de produtos e serviços para a Rússia. Assim como outras empresas de tecnologia, a Microsoft decidiu aderir ao embargo determinado pelos EUA e União Europeia para pressionar o governo de Vladimir Putin a suspender a invasão a Ucrânia.

“Como o resto do mundo, estamos horrorizados, revoltados e entristecidos pelas imagens e notícias vindas da guerra na Ucrânia e condenamos essa invasão injustificada, não provocada e ilegal da Rússia. Quero usar este blog para fornecer uma atualização sobre as ações da Microsoft, com base no blog que compartilhamos no início desta semana”, escreveu Smith.

“Estamos anunciando hoje (4/3) que suspenderemos todas as novas vendas de produtos e serviços da Microsoft na Rússia. Além disso, estamos coordenando estreitamente e trabalhando em sintonia com os governos dos Estados Unidos, da União Europeia e do Reino Unido, e estamos interrompendo muitos aspectos de nossos negócios na Rússia em conformidade com as decisões de sanções governamentais”, disse.

Em outra parte do texto, Smith escreveu: “Nossa área de trabalho mais impactante quase certamente é a proteção da segurança cibernética da Ucrânia. Continuamos a trabalhar proativamente para ajudar as autoridades de segurança cibernética na Ucrânia a se defenderem contra ataques russos, incluindo mais recentemente um ataque cibernético contra uma grande emissora ucraniana. Desde o início da guerra, agimos contra o posicionamento russo, medidas destrutivas ou disruptivas contra mais de 20 organizações do governo ucraniano, TI e do setor financeiro. Também atuamos contra ataques cibernéticos direcionados a vários locais civis adicionais. Manifestamos publicamente nossas preocupações de que esses ataques contra civis violam a Convenção de Genebra”, afirmou.

“Também continuamos a mobilizar nossos recursos para ajudar as pessoas na Ucrânia. Nossas equipes de Filantropia da Microsoft e de Assuntos da ONU estão trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e várias agências da ONU para ajudar os refugiados, fornecendo tecnologia e suporte financeiro para as principais ONGs e, quando necessário, estamos defendendo esses grupos de ataques cibernéticos em andamento”, anunciou Smith.

Mais embargo

Na quinta-feira (3/3) a Intel emitiu a seguinte declaração sobre a guerra na Ucrânia:

“A Intel condena a invasão da Ucrânia pela Rússia e suspendemos todos os envios para clientes na Rússia e na Bielorrússia. Nossos pensamentos estão com todos que foram impactados por esta guerra, incluindo o povo da Ucrânia e os países vizinhos e todos aqueles ao redor do mundo com familiares, amigos e entes queridos na região”.

“Estamos trabalhando para apoiar todos os nossos funcionários nessa situação difícil, especialmente aqueles com laços estreitos com esta região. Lançamos uma campanha de doação e correspondência de funcionários por meio da Intel Foundation que já arrecadou mais de US$ 1,2 milhão para esforços de ajuda, e estamos orgulhosos do trabalho que nossas equipes nas áreas vizinhas, incluindo Polônia, Alemanha e Romênia, estão fazendo para ajudar os refugiados. Continuaremos ao lado do povo da Ucrânia e da comunidade global pedindo o fim imediato desta guerra e um rápido retorno à paz”.

Já na quarta-feira (2/3) Christian Klein, CEO da SAP SE, havia postado uma nota em seu site também condenando a invasão russa e anunciando a suspensão dos negócios com a Rússia.

“Como o resto do mundo, estamos assistindo a guerra na Ucrânia com horror e condenamos a invasão nos termos mais fortes possíveis. Um ato tão desumano e injustificado como este é um ataque à democracia e à humanidade. Suas consequências afetam a todos nós. As sanções econômicas contra a Rússia são um mecanismo importante nos esforços para restaurar a paz. Estamos em constante intercâmbio com governos de todo o mundo, confiamos em suas orientações e apoiamos totalmente as ações tomadas até agora. Estamos interrompendo os negócios na Rússia alinhados às sanções e, além disso, pausando todas as vendas de serviços e produtos SAP na Rússia”, anunciou Klein.

“Com centenas de milhares de pessoas fugindo de suas casas, encontrar e fornecer abrigo rapidamente é crucial. Alocamos inicialmente € 1 milhão em apoio humanitário ao povo da Ucrânia e estamos trabalhando com organizações nacionais da Cruz Vermelha, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e outras organizações para oferecer nossa tecnologia para apoiar seus esforços. Nossas soluções de software podem ajudar organizações a registrar refugiados, coordenar esforços voluntários e adquirir bens humanitários. Além disso, estamos trabalhando com a Qualtrics para ajudar organizações sem fins lucrativos e governos regionais a entender as necessidades mais urgentes das pessoas que atendem e encaminhá-las com acomodações e suprimentos essenciais no local. Também oferecemos a conversão de nosso espaço de escritório em locais em toda a Europa em armazenamento e acomodação para refugiados. A segurança e a proteção de nossos colegas na região são de extrema importância. Para os colegas que optaram por deixar a Ucrânia, estamos fornecendo apoio financeiro e logístico para tentar tornar essa etapa incrivelmente difícil o mais fácil possível”, informou.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.