book_icon

Pat Gelsinger assume como novo CEO da Intel

Executivo retorna à empresa em que começou a carreira, passou 30 anos e foi dispensado em 2009 após um projeto fracassado

Ontem, 15 de fevereiro, Patrick (Pat) Gelsinger se tornou oficialmente o oitavo CEO da Intel, sucedendo Bob Swan. Esse é um daqueles exemplos de “o bom filho a casa torna”. Gelsinger começou sua carreira em 1979, aos 18 anos de idade, justamente na Intel, onde trabalhou por 30 anos.

Talentoso, ocupou diversos cargos de liderança dentro da Intel, foi diretor de Tecnologia, chefiou o Departamento de Pesquisa, foi o arquiteto-chefe dos processadores 80486, um marco da indústria de semicondutores, liderou 14 programas de microprocessadores e desempenhou papéis importantes nas famílias Intel Core e Intel Xeon. Foi o vice-presidente mais jovem da empresa aos 32 anos.

Gelsinger transformou a VMware em uma líder global reconhecida em infraestrutura em Nuvem, mobilidade corporativa e segurança cibernética – quase triplicando as receitas anuais da empresa

Gelsinger era vice-presidente sênior do grupo empresarial da Intel quando foi afastado em 2009 após ser responsabilizado pelo fracasso do projeto Larrabee, codinome de uma GPU (processador gráfico) que todos diziam estar condenada ao fracasso. No fim, a Intel acabou cancelando o projeto, o que custou a cabeça de Gelsinger. Ele fez uma passagem de três anos como COO da EMC e assumiu o comando da VMware como CEO em 2012, onde permaneceu até o mês passado, quando foi anunciada a sua volta (por cima) à Intel, desta vez como CEO.

“Estou muito feliz por ter a oportunidade de comandar esse grande ícone da indústria, essa empresa que tem sido crucial em todos os aspectos da tecnologia, e tê-la como líder novamente no futuro. Porque eu acredito que a Intel possui um tesouro de tecnólogos, de tecnologia e, em última análise, seu DNA principal é ser o líder em tecnologia para o futuro. Estou emocionado como um tecnólogo, como um geek de coração, por poder estar nessa função de liderança para ajudar a trazer as paixões, a história e a oportunidade de fazer esta grande empresa ir para frente como nunca antes. Nossos melhores dias estão à nossa frente”, disse Gelsinger ontem.

Em uma nota à imprensa, a Intel salientou que Gelsinger transformou a VMware em uma líder global reconhecida em infraestrutura em Nuvem, mobilidade corporativa e segurança cibernética – quase triplicando as receitas anuais da empresa. Gelsinger também foi classificado como o melhor CEO da América em 2019, de acordo com uma pesquisa anual da Glassdoor. Antes de ingressar na VMware em 2012, Gelsinger foi presidente e diretor de operações da divisão de produtos de infraestrutura de informações da EMC, supervisionando a engenharia e as operações de armazenamento de informações, computação de dados, backup e recuperação, segurança RSA e soluções corporativas.

Gelsinger obteve vários diplomas em engenharia elétrica: um diploma de associado pelo Lincoln Technical Institute, um diploma de bacharel pela Santa Clara University e um mestrado pela Stanford University. Ele detém oito patentes nas áreas de design de VLSI, arquitetura de computador e comunicações, é IEEE Fellow e atua como membro do National Security Telecommunications Advisory Committee.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.