book_icon

Contmatic Phoenix é comprada pela canadense Vela Software

Com a aquisição, Sérgio Contente, fundador da Contmatic, deixa o cargo de CEO e passa a ser conselheiro da companhia; Luiz Kurihara assume o comando

Contmatic Phoenix é comprada pela canadense Vela Software

A Contmatic Phoenix, companhia brasileira especializada no desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e de gestão (ERP), foi adquirida pela Vela Software, do grupo canadense Constellation Software, especializada em aquisições, gerenciamento e desenvolvimento de empresas de softwares. O objetivo da venda é ampliar os investimentos e potencializar o projeto de crescimento no mercado, além da oferta de novos produtos e serviços da companhia. Detalhes financeiros da transação não foram divulgados

Com 35 anos de experiência no segmento contábil, a Contmatic Phoenix opera, principalmente, na região Sudeste e conta com um market share de 70% do mercado no estado de São Paulo, tendo como clientes mais de 15 mil, dos 20 mil escritórios registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Além disso, a companhia detém cadeira cativa entre as cinco maiores empresas desenvolvedoras de softwares contábeis do Brasil. Com 450 colaboradores, a Contmatic Phoenix oferece tecnologia para mais de 100 mil usuários, entre as 30 mil empresas clientes, dos setores contábil e empresarial.

Agora que temos a Contmatic dentro do portfólio, o objetivo é adquirir outras empresas deste mercado, bem como adjacentes, que possam nos auxiliar a consolidarmos nossa vertical

De acordo com o fundador da empresa, Sérgio Contente, a aquisição foi possibilitada, especialmente, pela proposta de continuidade e expansão do projeto e autonomia da empresa com relação às tomadas de decisão. “Tivemos diversas propostas nos últimos anos e nunca pensei nesta possibilidade, pois a continuidade do projeto elaborado e desenvolvido pela Contmatic é, e sempre foi, minha prioridade. No entanto, a proposta da Vela, que nos forneceu total autonomia e independência, certamente contribuirá para a empresa alçar voos ainda maiores. Nossa equipe e o nosso comprometimento com a melhoria do dia a dia dos clientes continuam os mesmos e isso é um dos motivos pelos quais tomamos essa decisão”, diz Contente. Com a aquisição, o fundador deixa o cargo de CEO e assume papel de conselheiro da companhia. Otimista, o executivo garante que continuará auxiliando nas demandas dos clientes e no suporte às tomadas de decisão.

A partir da opção do fundador de deixar o principal cargo da Contmatic Phoenix, a empresa passa a contar, agora, com Luiz Kurihara como novo CEO. O executivo era, até então, CFO da Aurum, empresa adquirida pela Vela em 2019. Kurihara exerceu, também, o papel de CEO da companhia entre os anos de 2012 e 2015.

O grande objetivo neste momento, segundo Kurihara, é garantir a permanência da cultura da empresa e projetar o crescimento e expansão em novos mercados. “A Contmatic é uma empresa muito bem estruturada culturalmente e nós queremos manter isto em vigor. Atualmente, a empresa é líder de mercado contábil no estado de São Paulo e nosso grande propósito é manter a excelência e qualidade, difundir os produtos e serviços da companhia e atingir outros mercados, adquirindo abrangência nacional, tanto para o setor contábil, quanto para o empresarial”, explica o novo CEO.

Aquisições

A Vela é uma empresa do grupo Constellation Software, avaliado, atualmente, em US$ 35 bilhões, com faturamento anual de US$ 4 bilhões e que realiza a aquisição de empresas de software de diversos nichos específicos ao redor do mundo. Hoje, a Constellation Software conta com mais de 700 empresas de software em seu portfólio.

Com perfil diferente de outras investidoras, a Vela tem como modelo de negócio a aquisição de 100% da participação societária das empresas, garantindo a perpetuidade do negócio. Entretanto, a companhia mantém, na maioria das vezes, a independência das empresas adquiridas, bem como a equipe de gestão, caso esteja alinhado à decisão dos gestores.

Para Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm, a aquisição da Contmatic Phoenix é o primeiro passo para que a companhia invista ainda mais na vertical contábil no mercado brasileiro. “Agora que temos a Contmatic dentro do portfólio, o objetivo é adquirir outras empresas deste mercado, bem como adjacentes, que possam nos auxiliar a consolidarmos nossa vertical. Isto inclui, também, empresas menores que possam complementar o portfólio da Contmatic, ofertando aos clientes produtos e serviços que a empresa não oferece atualmente”, explica o executivo.

A Vela Latam iniciou os investimentos em território brasileiro em 2019, com a aquisição da Aurum. Desde então, a empresa adquiriu também a Kurier, Escriba e AnSata. Na América Latina, a companhia conta com aquisições como Infocorp (Uruguai) e Rayen Salud (Chile). A divisão projeta, ainda, a compra de mais três empresas até abril e investimentos ainda maiores para o segundo semestre.

Serviço
www.contmatic.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.