book_icon

Red Hat conclui que Nuvem híbrida e multicloud são as principais tendências para a TI empresarial

Envolvendo tecnologia, processos e pessoas, o sucesso da Transformação Digital vai muito além da adesão de novas soluções

Red Hat conclui que Nuvem híbrida e multicloud são as principais tendências para a TI empresarial

A aceleração da Transformação Digital em decorrência da pandemia é uma tendência que veio para ficar. Levantamento realizado pela Red Hat, empresa global no fornecimento de soluções open source, com mais de 1.300 profissionais de TI em todo o mundo, incluindo a América Latina, mostra que 31% dos respondentes pretendem avançar na adoção de tecnologias para inovar e transformar seus negócios em 2022, um crescimento de dois pontos percentuais em relação à pesquisa do ano passado. Nesse contexto, os esforços vão estar direcionados principalmente para a Nuvem híbrida e os ambientes multicloud.

Segundo o relatório Red Hat Global Customer Tech Outlook 2022, a Nuvem híbrida continua sendo a principal estratégia de Nuvem para 30% das companhias, somando uma alta de três pontos percentuais. A multicloud também está crescendo, com 13% dos participantes afirmando apostar nessa estratégia em comparação aos 11% do último ano. Em contrapartida, a Nuvem pública e a privada estão regredindo na implementação, com apenas 9% e 14%, respectivamente, afirmando considerá-las no pipeline. Isto não é surpresa, à medida que a realidade do ambiente de negócios atual demanda das empresas um equilíbrio entre agilidade, eficiência e escala de tecnologias nativas em Nuvem com o controle e a segurança que a infraestrutura on-premise fornece.

Quando perguntados sobre as prioridades de infraestrutura de Nuvem, automação de operações de TI, Big Data e Analytics, os respondentes colocaram a segurança de Nuvem (43%), automação de segurança (36%) e segurança e integridade de dados (45%), em destaque em suas respectivas áreas de atuação  

Segurança é prioridade
Da perspectiva do orçamento, segurança, gerenciamento e infraestrutura de Nuvem permanecem como as principais tendências de TI para 2022. Quando perguntados sobre as prioridades de infraestrutura de Nuvem, automação de operações de TI, Big Data e Analytics, os respondentes colocaram a segurança de Nuvem (43%), automação de segurança (36%) e segurança e integridade de dados (45%), em destaque em suas respectivas áreas de atuação.

A automação geral de TI também vai continuar crescendo. Para 2022, 38% dos respondentes dizem que a automação de operações de TI é a segunda prioridade de financiamento mais importante para otimizar a TI legada.

Lacuna de talentos
Envolvendo tecnologia, processos e pessoas, o sucesso da Transformação Digital vai muito além da adesão de novas soluções. Depende da habilidade da organização de superar barreiras nessas três frentes. Na pesquisa deste ano, lacunas de talentos ou habilidades (26%) passaram a ocupar o primeiro lugar em termos de obstáculos que estão impedindo as empresas de serem bem-sucedidas na jornada de Transformação Digital, enquanto problemas de integração, segurança e compliance caíram vários pontos, passando a representar 23% cada.

O relatório completo da pesquisa traz ainda outros dados e insights para o próximo ano. Acesse o levantamento 2022 Global Tech Outlook completo https://www.redhat.com/en/resources/2022-global-tech-outlook-overview.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.