book_icon

Linguagem Cobol continua ativa e é boa oportunidade de negócios

Estudo da Micro Focus mostra que o Cobol é visto como estratégico para 92% dos entrevistados e estão em operação cerca de 850 bilhões de linhas de códigos

Linguagem Cobol continua ativa e é boa oportunidade de negócios

A Micro Focus, fornecedor de softwares empresariais, divulgou os resultados de uma pesquisa de mercado independente e global, mostrando uma quantidade sem precedentes de código Cobol em uso, particularmente em mainframes, e uma notável oportunidade de mercado para modernização de aplicativos. Seguindo o relatório de pesquisa do ano passado, os resultados deste ano revelam que o mercado global de aplicativos Cobol continua a crescer, e a maioria dos entrevistados pretende modernizar seus aplicativos e oferecer suporte à Nuvem até o final do ano.

De acordo com o estudo, o Cobol é visto como estratégico por 92% dos entrevistados, e a quantidade de códigos em uso diário aumentou significativamente para cerca de 850 bilhões de linhas. A Micro Focus, com mais de 45 anos de experiência na modernização de aplicativos críticos para os negócios e seu recente anúncio como parceiro-chave no serviço AWS Mainframe Modernization, encomendou este novo relatório sobre o uso do Cobol como parte de seu programa regular de análise de mercado.

Ao contrário de uma abordagem de remoção e substituição, 64% dos entrevistados pretendem modernizar seus aplicativos Cobol e 72% veem a modernização como uma estratégia geral de negócios 

“À medida que as organizações procuram entregar estratégias de TI por meio de iniciativas de modernização e transformação digital, as descobertas da última pesquisa Cobol demonstram a sua importância contínua para a modernização de aplicativos e mudanças nos negócios”, disse Ed Airey, diretor de Marketing de Produtos Cobol da Micro Focus. “Os cerca de 800 bilhões de linhas de código reforçam a importância e o investimento contínuo nestas tecnologias de sistema de negócios mais confiáveis. Esse volume significativo de código de aplicativo Cobol no mercado representa um valor notável para as organizações e requer investimento contínuo como parte de uma estratégia de modernização maior. Para os líderes de TI, que dão suporte aos principais sistemas de negócios, a modernização de aplicativos Cobol está no centro da Transformação Digital”, comentou.

Produzida pela Vanson Bourne, uma empresa global de pesquisa e análise, a pesquisa pediu a arquitetos, engenheiros de software, desenvolvedores, gerentes de desenvolvimento e executivos de TI de 49 países para determinar e calcular o volume de código de aplicativo Cobol executando sistemas de produção, bem como como a importância estratégica dos aplicativos para seus negócios, roteiros de aplicativos futuros, planejamento e recursos.

“Para a pesquisa deste ano, a Vanson Bourne se propôs a coletar dados da comunidade de TI sobre a relevância contínua do Cobol, além de obter uma imagem melhor de quanto essa linguagem está atualmente em uso”, disse Jimmy Mortimer, consultor sênior de Pesquisa da Vanson Bourne. “Se esse aumento no código é impulsionado externamente ou motivado por novas tecnologias ou iniciativas de transformação de negócios, é claro que a importância e o volume de códigos em uso continuam a crescer a cada ano”, afirmou.

As principais descobertas das pesquisas COBOL da Micro Focus incluem:

O volume global de código Cobol atinge novos recordes: mais de 800 bilhões de linhas de código em execução em sistemas de produção e em uso diário, superando em muito as estimativas anteriores.

A direção é o crescimento contínuo: quase metade dos entrevistados da pesquisa espera que a quantidade de códigos Cobol em uso em sua organização aumente nos próximos 12 meses. Além disso, o relatório do ano passado mostrou que mais da metade dos entrevistados (52%) espera que os aplicativos Cobol de suas organizações permaneçam pelo menos na próxima década, com mais de quatro em cinco esperando que ainda esteja em uso quando eles se aposentarem, criando a necessidade de investimento e modernização contínuos para desenvolvedores de próxima geração.

O Cobol continua estratégico para as organizações: 92% dos entrevistados afirmaram que os aplicativos Cobol de suas organizações são estratégicos com a futura estratégia de TI e alinhamento do portfólio de aplicativos com a nova tecnologia sendo listada como os principais impulsionadores da modernização do Cobol.

A modernização de aplicativos é o caminho a seguir: ao contrário de uma abordagem de remoção e substituição, 64% dos entrevistados pretendem modernizar seus aplicativos Cobol e 72% veem a modernização como uma estratégia geral de negócios.

A Nuvem é a principal tecnologia que impulsiona a modernização de aplicativos: quando perguntados sobre os planos de sua empresa para Cobol e a Nuvem em 2021, 43% dos entrevistados da pesquisa afirmaram que seus aplicativos Cobol suportam e darão suporte à Nuvem até o final do ano. Além disso, 41% afirmaram que novos projetos de negócios exigem integração com sistemas Cobol existentes.

Serviço
www.microfocus.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.