book_icon

Cinco grandes tendências que têm acelerado a Transformação Digital

Segundo VP de Vendas de Soluções de Infraestrutura da Dell EMC, Raymundo Peixoto, além da infraestrutura de TI, a transformação exige que as empresas ofereçam tecnologias e serviços que inspirem a força de trabalho

Durante palestra de abertura do evento Dell Technologies Forum, promovido nesta terça-feira (28 de agosto), na cidade de São Paulo, Raymundo Peixoto, vice-presidente de Vendas de Soluções de Infraestrutura da Dell EMC América Latina, apresentou as cinco grandes tendências que têm direcionado e acelerado a Transformação Digital dos negócios ao redor do mundo. De acordo com o executivo, a Computação Imersiva e Colaborativa; a Internet das Coisas (IoT); a Multi-Cloud (múltiplas infraestruturas de nuvem); o conceito de Storage-Defined (Data Center Definido por Software); e a Inteligência Artificial e Machine Learning têm pautado o sucesso das empresas nessa jornada.

O motor da transformação digital tem sido a Quarta Revolução Industrial, na qual os dispositivos, sistemas e serviços estão cada vez mais conectados e inteligentes

“Entendemos que essas são as grandes tendências tecnológicas que estão transformado os negócios. Ao mesmo tempo, têm direcionado os investimentos da própria Dell Technologies – que combina o poder de sete marcas líderes da indústria (Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtustream e VMware) para oferecer soluções de infraestrutura inovadoras aos clientes”, afirma Raymundo Peixoto, ressaltando que, nos últimos três anos a companhia investiu mais de US$ 12 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento.

“Hoje, somos a única empresa do mercado que oferece um portfólio completo de soluções, produtos e serviços tecnológicos para suportar os quatro grandes pilares dessa transformação digital: transformação dos negócios, transformação da força de trabalho, transformação da TI e transformação da segurança”, complementa.

Ainda de acordo com o executivo, o motor da transformação digital tem sido a Quarta Revolução Industrial, na qual os dispositivos, sistemas e serviços estão cada vez mais conectados e inteligentes. O que exige das empresas mais capacidade de transformar os dados, estruturados e não-estruturados, em informações estratégicas para a rápida tomada de decisões que garantam o crescimento e o sucesso dos negócios.

“E a TI tem um papel essencial, não só para oferecer a infraestrutura adequada para que as empresas coletem, processem, armazenem e distribuam esses dados de forma eficiente, mas também para que as organizações equipem a força-de-trabalho com as tecnologias e os serviços que inspirem os colaboradores a trabalhar e a pensar melhor. Ou seja, estamos falando sobre a capacidade de pessoas e tecnologias colaborarem e trabalharem juntas para resolver desde os maiores desafios dos negócios a questões cotidianas”, pontua Peixoto.

CIO da McLaren: inteligência de dados para acelerar negócios

A palestra de abertura do Dell Technologies Forum teve também a participação de Karen McElhatton, CIO da McLaren, que compartilhou sua experiência com a transformação digital dos negócios da empresa, que é hoje uma das maiores equipes de automobilismo do mundo. De acordo com ela, um dos segredos do sucesso da companhia tem sido o uso inteligente dos dados, graças às soluções fornecidas pela Dell Technologies, e que garantem uma rápida tomada de decisões dentro e fora das pistas de Fórmula 1.

“Graças à parceria com a Dell conseguimos hoje transformar dados em informações estratégicas em milissegundos”, afirma Karen, lembrando que, além do apoio na Transformação da TI a Dell Technologies tem suportado a empresa na Transformação dos Negócios.

Em fevereiro de 2018, a McLaren anunciou uma parceria com a Dell Technologies para o uso de soluções tecnológicas para modernização da TI e para melhorias no suporte ao design e fabricação, operação de pista, telemetria, ecossistemas críticos de segurança, armazenamento de dados e simuladores de pilotagem.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.