As vendas mundiais de PCs tradicionais (desktops, notebooks e estações de trabalho) atingiram 92,7 milhões de unidades durante o quarto trimestre de 2021 (4T21), representando um crescimento de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2020, de acordo com a resultados preliminares da International Data Corporation ( IDC ) Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker. O total de remessas de PCs em 2021 atingiu 348,8 milhões de unidades, um aumento de 14,8% em relação a 2020. Isso representa o nível mais alto de vendas que o mercado de PCs viu desde 2012.
“A necessidade do consumidor por PCs em mercados emergentes e a demanda comercial global permaneceram fortes durante o trimestre, com a oferta sendo um fator de fechamento. Embora a demanda do consumidor e educacional tenha diminuído em alguns mercados desenvolvidos, continuamos acreditando que o mercado geral de PCs foi redefinido em um patamar muito maior do que antes da pandemia”, disse Jitesh Ubrani , gerente de pesquisa para Mobile and Consumer Device Trackers da IDC.
“Um ambiente logístico desafiador, juntamente com a escassez contínua do lado da oferta, significava que o mercado de PCs poderia ter sido ainda maior em 2021”, comentou Tom Mainelli, vice-presidente do Grupo de Pesquisa de Dispositivos e Consumidores da IDC. “Fechamos o ano com muitos compradores ainda aguardando o envio de seus pedidos de PC. À medida que avançamos no primeiro semestre deste ano, esperamos que a oferta permaneça restrita, especialmente no que diz respeito ao segmento comercial, onde a demanda é mais robusta”, completou.
A Lenovo encabeçou o ranking de vendas de PCs de 2021, com 81,9 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 14% em comparação a 2020. A empresa manteve praticamente o mesmo market share do ano anterior – 23,5% ante 23,6% de 2020. No quarto trimestre, a Lenovo vendeu 21,7 milhões de PCs, uma queda de 3,3% em comparação ao mesmo período de 2020.
A HP ficou com a segunda posição no ranking da IDC, com 74,1 milhões de unidades vendidas em 2021, um crescimento de 9,3% e market share de 21,2%. No último trimestre do ano, a HP vendeu 18,6 milhões de unidades, uma queda de 3,2% em comparação ao mesmo trimestre de 2020.
A Dell Technologies ficou com a terceira colocação no ranking, com 59,3 milhões de PCs vendidos, um aumento de 17,9% em comparação a 2020, com 17% de participação no mercado. No quarto trimestre de 2020, a Dell vendeu 17,1 milhões de unidades, um aumento de 8,9% sobre o mesmo período de 2020.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo