book_icon

Samsung anuncia SSD PCIe 5.0 para servidores corporativos

O produto oferece velocidade de transferência de dados quase duas vezes mais rápida do que a geração anterior, com eficiência energética 30% superior

Samsung anuncia SSD PCIe 5.0 para servidores corporativos

A Samsung Electronics, fornecedora global de memória avançada, anunciou o desenvolvimento do SSD PM1743 para servidores corporativos, integrando a interface PCIe (Peripheral Component Interconnect Express) 5.0 com o avançado V-Nand de sexta geração da Samsung.
“Por mais de uma década, a Samsung tem fornecido SSDs baseados em Sata, SAS e PCIe que foram reconhecidos por excelente desempenho e confiabilidade por clientes de servidores empresariais líderes, incluindo corporações, governos e instituições financeiras,” disse Yong Ho Song, vice-presidente executivo e chefe da Equipe de Desenvolvimento de Controladores de Memória da Samsung Electronics. “A introdução de nosso SSD PCIe 5.0, junto com os desenvolvimentos de produtos baseados em PCIe 6.0 que estão em andamento, solidificará ainda mais nossa liderança tecnológica no mercado de servidores corporativos”, afirmou.

A Samsung planeja iniciar a produção em massa do PM1743 no primeiro trimestre de 2022, à medida que continua a promover um ecossistema altamente robusto para o novo padrão PCIe 5.0

“A Intel tem trabalhado com a Samsung para testar o mais novo SSD PCIe NVMe da Samsung, o PM1743. Juntas, resolvemos problemas técnicos complicados encontrados com o PCIe 5.0 durante este período de avaliação inicial. O potencial de desempenho do Gen5 é realmente impressionante. Em um futuro próximo, acreditamos fortemente que os sistemas PCIe Gen5 com SSDs NVMe de alta velocidade terão a capacidade de transformar aplicativos como IA/ML e bancos de dados de alto desempenho”, disse Jim Pappas, diretor de Iniciativas de Tecnologia da Intel Corporation. “Olhando para o futuro, estamos confiantes de que o compromisso contínuo da Intel e da Samsung na liderança do setor proporcionará esses e outros benefícios aos nossos clientes mútuos”, comentou.

O PCIe 5.0 oferece uma largura de banda de 32 gigatransferências por segundo (GT/s), dobrando a do PCIe 4.0. Aproveitando um controlador proprietário projetado para suportar o padrão PCIe mais recente, o PM1743 fornecerá velocidades de leitura e gravação excelentes para acomodar os requisitos de desempenho cada vez maiores dos Data Centers.

O PM1743 da Samsung apresentará uma velocidade de leitura sequencial de até 13.000 megabytes por segundo (MB/s) e uma velocidade de leitura aleatória de 2.500K operações de entrada/saída por segundo (IOPS), oferecendo velocidades 1,9x e 1,7x mais rápidas em relação ao PCIe anterior. Além disso, as velocidades de gravação foram elevadas significativamente, com uma velocidade de gravação sequencial de 6.600 MB/s e uma velocidade de gravação aleatória de 250K IOPS, também fornecendo velocidades 1,7 e 1,9 vezes mais rápidas, respectivamente. Essas taxas de transferência de dados notáveis ​​permitirão que os fabricantes de servidores corporativos implantando o PM1743 desfrutem de um nível muito mais alto de desempenho.

Inovações

Além disso, o novo SSD pode fornecer eficiência energética aprimorada de até 608 MB/s por watt, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação à geração anterior. Espera-se que isso reduza significativamente os custos operacionais do servidor e do Data Center, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir a emissão de carbono.

Disponível em uma ampla variedade de capacidades de 1,92 Terabytes (TB) a 15,36 TB, o PM1743 será oferecido no formato convencional de 2,5 polegadas, bem como em um EDSFF (E3.S) de 3 polegadas – um SSD cada vez mais popular formato projetado especificamente para servidores e Data Centers corporativos de próxima geração. Os clientes que implantam SSDs EDSFF de 7,5 mm serão capazes de dobrar a densidade de armazenamento em seus sistemas, em comparação com quando o fator de forma de 2,5 polegadas de 15 mm é usado. Juntamente com excelente integridade de sinal e eficiência térmica, o EDSFF é ideal para a maioria das soluções empresariais PCIe 5.0.

Além disso, espera-se que o PM1743 seja o primeiro SSD PCIe 5.0 do setor com suporte para porta dupla, garantindo estabilidade operacional do servidor e alta disponibilidade quando a conexão com uma porta falhar.

Recentemente, a importância da segurança de dados tem se tornado cada vez mais forte no mercado de servidores corporativos. Para garantir que essas necessidades sejam atendidas, o PM1743 da Samsung implementará recursos de segurança avançados que tradicionalmente estavam disponíveis apenas no nível do servidor. Ao incorporar um processador de segurança e Root of Trust (RoT), o SSD protegerá contra ameaças de segurança e falsificação de dados para fornecer confidencialidade e integridade de dados, enquanto também habilita a inicialização segura em sistemas de servidor por meio de atestado.

A Samsung agora está entregando amostras do PM1743 para fabricantes globais de chipset e servidores para desenvolvimento conjunto de sistemas. A empresa planeja iniciar a produção em massa do PM1743 no primeiro trimestre de 2022, à medida que continua a promover um ecossistema altamente robusto para o novo padrão PCIe 5.0.

Serviço
www.samsung.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.