book_icon

2021: As lições de um ano 100% conectado

No que pareceu uma transição da noite para o dia, a pandemia forçou adaptações e aprendizados para pessoas e empresas. Também acelerou a Transformação Digital de operações internas em três ou quatro anos, de acordo com executivos ouvidos globalmente pela McKinsey, antecipando a 4ª Revolução Industrial. Assim, pudemos começar 2021 mais otimistas e, principalmente, preparados, na expectativa por um ano 100% conectado.

Se, antes, não imaginávamos ser capazes de mudar o negócio tão rapidamente, agora sabemos que isso é possível. Mais que isso, aprendemos que as mudanças apoiadas pela tecnologia, mais que soluções temporárias, são um investimento duradouro para construir uma cultura de inovação.

Soluções gerenciadas: agilidade e segurança que vieram para ficar
Com a migração para o trabalho remoto, recursos para comunicação e compartilhamento de informações, como armazenamento em Nuvem, chamadas de vídeo e ligações VoIP foram as soluções para manter tudo funcionando, mesmo com cada funcionário trabalhando remotamente desde sua casa. A pressão pelo online, combinada a aplicações e sistemas que a empresa já tem em operação, como análise e processamento de dados, que requerem alta capacidade e largura de banda, poderiam colocar a infraestrutura de TI em situação crítica.

Foi então que os serviços e softwares gerenciados se destacaram: além de essenciais para garantir a continuidade do trabalho, permitiram que as empresas escalassem suas infraestruturas de TI sob demanda, de maneira rápida e economicamente viável.
Mover as cargas de trabalho para a Nuvem gerenciada, por exemplo, dá suporte ao trabalho híbrido ou totalmente remoto de maneira eficiente e confiável para as equipes, enquanto permite que aplicativos funcionem com conexões seguras. Como próximo passo, empresas preparam-se para ser cloud-smart, ou seja, mais que aproveitar as facilidades que a nuvem oferece, utilizar esses diferenciais como vantagem competitiva.

Tecnologia para realizar ainda mais coisas incríveis
Após passar por uma crise inesperada, negócios, pessoas e toda a sociedade podem começar a olhar em frente: é o momento de ir atrás das metas e dos objetivos que planejaram para o futuro, ao invés de apenas responder à situação presente. Neste movimento de retomada, contar com ferramentas adequadas e tecnologia de ponta permite acessar informações relevantes que antecipam os próximos passos a tomar, seja para abraçar oportunidades ou desviar de ameaças.

O cenário recente mostrou, definitivamente, que a tecnologia caminha lado a lado da estratégia empresarial. E nós entendemos o valor de um ambiente corporativo digital, que valoriza a qualidade das informações e a tomada de decisões rápidas.

Por Marcos Malfatti, presidente da Lumen Brasil.

cultura de inovação

Lumen Brasil

Marcos Malfatti

Soluções gerenciadas

Transformação Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento