book_icon

Relatório da Veeam aponta tendências em proteção de dados na Nuvem

A pesquisa Veeam 2024 Cloud Protection Trends Report examina as várias estratégias de proteção de dados baseadas em Nuvem adotadas pelas empresas

Relatório da Veeam aponta tendências em proteção de dados na Nuvem

A Veeam Software, empresa global de proteção de dados e recuperação de ransomware, apresentou os resultados da pesquisa Veeam 2024 Cloud Protection Trends Report,  que explora o uso de mecanismos de proteção baseados em Nuvem para dados de produção. O novo relatório examina várias estratégias de proteção de dados baseadas em Nuvem, incluindo armazenamento em Nuvem, Backup as a Service (BaaS), Managed BaaS e Disaster Recovery as a Service (DRaaS). As descobertas são baseadas em 1,6 mil respostas imparciais de tomadores de decisão de TI responsáveis pela proteção de dados de seus servidores locais ou cargas de trabalho e usam serviços de Nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados.

O relatório destaca que várias funções estão envolvidas na proteção de dados, como operações de TI, equipes gerenciadas de BaaS ou DRaaS, equipes de backup, administradores de carga de trabalho e revendedores/integradores confiáveis

“As empresas estão começando a perceber que não é se ou mesmo quando sofrerão um ransomware ou ataque cibernético, mas quantas vezes”, disse Dave Russell, vice-presidente sênior de Estratégia da Veeam. “Como líder em proteção de dados e recuperação de ransomware, o último Cloud Protection Trends Report da Veeam conclui que dois dos principais fatores que afetam as mudanças na estratégia de proteção de dados são o desejo de integrar tecnologias cibernéticas com proteção de dados e backup e, em segundo lugar, a proteção aprimorada e consistente de cargas de trabalho hospedadas na Nuvem. À medida que nossa pesquisa de mercado recorrente observou as evoluções dentro do mercado de BaaS, a preferência do cliente de que ‘o fornecedor de software primário deve fornecer BaaS’ aumentou para se tornar o aspecto mais importante para novos compradores. Em linha com as demandas dos clientes, a Veeam lançou recentemente o Veeam Data Cloud, que fornece proteção de primeira parte do Microsoft 365 e do Microsoft Azure. Nós nos esforçamos para apoiar as organizações em sua jornada para a proteção de dados baseada em Nuvem e como parte da missão contínua da Veeam de permitir a resiliência cibernética e manter os negócios funcionando”, completou.

O Relatório de Tendências de Proteção de Nuvem Veeam 2024 destaca várias tendências e insights importantes:

Drivers para backup baseado em Nuvem: os principais fatores para as organizações considerarem o backup baseado em Nuvem são o desejo de integrar tecnologias cibernéticas com proteção de dados e backup, e a proteção aprimorada/consistente de cargas de trabalho hospedadas na Nuvem.

BaaS significa alimentado pela Nuvem, gerenciado e confiável: espera-se que as soluções BaaS sejam executadas na Nuvem, gerenciadas por meio de uma interface do usuário baseada na Web e tenham dados armazenados em um repositório em Nuvem fora do ambiente de produção. As organizações preferem soluções BaaS oferecidas pelo mesmo fornecedor que produz o software de backup.

Razões para usar BaaS e DRaaS: as organizações escolhem o BaaS para melhorar a eficiência operacional, reduzindo as atualizações de hardware, os recursos internos e a capacidade de gerenciamento. O apelo do DRaaS é impulsionado por organizações que procuram aproveitar a experiência de especialistas terceirizados no assunto para implementação e planejamento, permitindo assim que as equipes internas de TI se concentrem em tarefas estratégicas.

A jornada para a proteção baseada na Nuvem: as organizações geralmente começam simplesmente adicionando armazenamento em Nuvem às ferramentas de proteção de dados locais existentes. Apenas 22% ainda estão usando o mesmo modo que começaram a usar originalmente para sua proteção de dados baseada em Nuvem, enquanto 78% mudaram de um modo para o outro. Cinquenta e um por cento agora usam BaaS gerenciado, enquanto 49% dependem de armazenamento em Nuvem autogerenciado. Ao fazer a mudança, as organizações preferem o BaaS gerenciado para se beneficiar totalmente da experiência e do suporte operacional.

Várias funções responsáveis pela proteção e recuperação: o relatório destaca que várias funções estão envolvidas na proteção de dados, como operações de TI, equipes gerenciadas de BaaS ou DRaaS, equipes de backup, administradores de carga de trabalho e revendedores/integradores confiáveis. Em média, as organizações têm 2,3 funções dedicadas a garantir backups e 1,8 funções responsáveis pela restauração. Isso indica a importância de ter expertise e julgamento nos processos de recuperação de dados.

A TI quer executar BaaS em vez de terceirizar: as equipes de TI têm expectativas variadas quanto ao envolvimento do MSP no gerenciamento de serviços de backup. A maioria prefere lidar com as operações diárias por conta própria, com apenas um quarto esperando igual compartilhamento de responsabilidades. Isso indica o desejo de escolha das organizações em como aproveitar a experiência e o suporte do MSP enquanto se alinham aos seus processos operacionais exclusivos.

As organizações procuram resultados ao escolher um MSP: as organizações priorizam recursos e conhecimentos orientados a resultados ao escolher MSPs. Isso inclui recuperação de desastres, operações de nuvem híbrida e resiliência cibernética. Os provedores que oferecem recuperação de desastres aprimorada e conformidade regulatória estão levando as organizações a mudar de BaaS “simplesmente” para soluções estratégicas de DRaaS.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.