book_icon

Marfrig adota robôs da Certsys e libera colaboradores para atividades estratégicas

Em um ano, a companhia gerou uma economia significativa de 9 mil horas para áreas ligadas à compra e venda, após automatizar digitação de pedidos com bots desenvolvidos pela empresa especializada em soluções para Transformação Digital e Inovação

Marfrig adota robôs da Certsys e libera colaboradores para atividades estratégicas

A Marfrig, empresa global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, agilizou os seus pedidos de vendas após automatizar os fluxos de trabalhos ligados à digitação dos pedidos da área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) com tecnologia da Certsys, empresa especializada em soluções para Transformação Digital e Inovação.

Os robôs implementados pela Certsys geram agilidade aos pedidos enviados para fornecedores. Hoje, os robôs digitam um pedido em um tempo médio entre três e quatro minutos, recebendo uma base de 50 solicitações por dia, vindas do Brasil todo. No cenário anterior, em que o colaborador recebia a demanda e preenchia os dados manualmente, essa mesma ação levava, em média, 10 a 15 minutos. Dessa forma, a companhia também consegue agilizar o envio de produtos entre suas unidades.

A sinergia obtida pela tecnologia de RPA (Robotic Process Automation), por conta da otimização das funções do trabalhador, levou mais duas áreas da Marfrig a aderirem aos robôs implementados pela Certsys  

A eficiência robótica é medida pelo ganho de horas produtivas dos colaboradores. No total, já foram economizadas, até agosto deste ano, 9 mil horas, devido ao uso de robôs de automação no sistema operacional da Marfrig. Eles são capazes de fazer tarefas de maneira mais eficiente e rápido, cerca de 70% mais rápido, em comparação com um ser humano realizando a mesma atividade.

“Na prática, os robôs fazem a leitura de uma planilha preenchida pelos colaboradores, de cada área competente, com informações recebidas dos vendedores, inserindo estas solicitações no ERP da Marfrig”, explica Ramon Cordeiro, Hyperautomation & CX Tech Lead da Certsys.

A sinergia obtida pela tecnologia de RPA (Robotic Process Automation), por conta da otimização das funções do trabalhador, levou mais duas áreas da Marfrig a aderirem aos robôs implementados pela Certsys.

O departamento que cuida da compra e venda de couro bovino também adotou um bot para digitar pedidos vindos de clientes, que solicitam a pele do boi para a produção de roupas, calçados, estofados e outros artigos. No total, com o apoio da automação, muitos pedidos foram digitados em seis meses de uso. Já no setor responsável pelo fornecimento de carnes com osso, igualmente amparado por robôs digitadores, a equipe alcançou uma economia de horas em atividades repetitivas, enquanto os bots processavam centenas de pedidos em seis meses.

“Quando inserimos novas tecnologias, o negócio expande. Ninguém quer ficar o expediente inteiro preenchendo planilha. Hoje a equipe agradece a chegada dos robôs, pois está focada em atividades voltadas para o crescimento da companhia e para o próprio desenvolvimento pessoal. Com isso, o time é capaz de entregar novas competências, sem deixar de atender cada um dos nossos fornecedores de maneira personalizada e dinâmica. A produtividade acontece em sincronia com a eficiência operacional e a inteligência humana, que supervisiona esses processos”, explica Joel Santiago, diretor de Tecnologia da Informação da Marfrig.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.