book_icon

Soluções da Elipse Software otimizam a tomada de decisões do Grupo CCR

O sistema de automação apresenta um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), instalado em Salvador, pelo qual é possível gerenciar todos os subsistemas remotamente

Soluções da Elipse Software otimizam a tomada de decisões do Grupo CCR

Empresa do Grupo CCR (CCR Metrô Bahia), uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina, conseguiu a concessão de um dos principais sistemas metroviários do Brasil em 2013. O sistema abrange as estações metroviárias e terminais de ônibus de Salvador e Lauro de Freitas, município da região metropolitana da capital baiana.

Em busca de automatizar os mais diversos equipamentos e subsistemas que compõem esse sistema, a CCR escolheu a Automind como parceira para realizar a integração entre os seus sistemas e as soluções da Elipse Software (Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager) como ferramentas de monitoramento e controle.

As informações geradas pelo EPM permitem identificar precocemente possíveis falhas e manter uma rotina de melhorias na operação e manutenção dos subsistemas monitorados

O sistema de automação implementado apresenta um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), instalado em Salvador, pelo qual é possível gerenciar todos os subsistemas remotamente. Além disso, conta ainda com Salas de Supervisão Operacional (SSO) em todas as estações metroviárias e terminais de ônibus, nos quais também foi instalado o Sistema de Controle do Metrô Bahia.

Ao iniciar o sistema SCADA nas SSOs, a tela de diagnóstico é apresentada na qual é possível verificar as falhas de comunicação com os servidores, clientes e switches. Também permite acessar todas as outras telas e funcionalidades do sistema. Importante salientar que, em relação às plataformas SCADA utilizadas nessa aplicação, algumas SSOs contam com o Elipse E3 e outras com o Elipse Power.

Através dessas duas plataformas da Elipse, a CCR consegue controlar e monitorar bombas, escadas rolantes, ar-condicionado, iluminação, portas de emergência, elevadores, temperaturas das salas, energia e tráfego. Os sistemas de detecção e alarme de incêndio, monitoramento eletrônico, comunicações móveis, multimídia, ventilação, entre outros sistemas e equipamentos também podem ser monitorados e controlados pelo Elipse E3 e o Elipse Power.

Já o Elipse Plant Manager (EPM) é utilizado pela equipe de manutenção para aquisição e processamento de dados dos subsistemas críticos. As informações geradas pelo EPM permitem identificar precocemente possíveis falhas e manter uma rotina de melhorias na operação e manutenção dos subsistemas monitorados.

Serviço
www.elipse.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.