book_icon

Huawei apresenta soluções inteligentes para o setor elétrico

Companhia apresentou soluções para a geração de fontes renováveis de energia para um desenvolvimento econômico neutro em emissões de carbono

A neutralidade de carbono tornou-se um consenso e uma missão global. Para destacar a importância e a urgência do tema, a Huawei Brasil promoveu nesta segunda-feira (29/11) o Huawei Digital Power Ecosystem 2021 no Palácio Tangará, em São Paulo, que contou com a presença de representantes da Anatel, da Aneel e da consultoria Greener. O evento debateu a Transformação Digital no setor elétrico e apresentou soluções para a geração de fontes renováveis de energia para um desenvolvimento econômico neutro em emissões de carbono.

Os negócios de Digital Power da Huawei no Brasil começaram em 2010, com a oferta de soluções para operadores, plantas fotovoltaicas e Data Centers corporativos. Nestes 11 anos, as tecnologias digitais desenvolvidas pela empresa para o setor elétrico ajudaram a gerar 3,9 bilhões de kWh e reduziram em 1,8 milhões de toneladas as emissões de carbono do país, o equivalente a 2,5 milhões de árvores plantadas.

Huawei desenvolve as melhores tecnologias fim-a-fim para a cadeia de energia, desde a geração, armazenamento, distribuição, aplicação e até gestão de plantas fotovoltaicas

“Hoje, no Brasil, estamos enfrentando duas grandes emergências econômicas: acelerar o processo de Transformação Digital e atingir a neutralidade de carbono. O País já deu o primeiro passo com o leilão do 5G. Esta tecnologia, somada às soluções de Nuvem e Inteligência Artificial, será a principal ferramenta para a economia digital. Esta revolução tecnológica também contribuiu para o meio ambiente, uma vez que dados do Fórum Econômico Mundial mostram que a digitalização pode reduzir em 15% as emissões globais de carbono até 2030”, afirma Sun Baocheng, CEO da Huawei Brasil.

Para acelerar a digitalização do setor elétrico e promover a neutralidade de carbono, a Huawei criou a Huawei Digital Power, uma nova subsidiária focada em integrar tecnologias digitais e eletrônicas para transformar digitalmente o setor, gerando energia limpa para diversas áreas da economia como: transporte, infraestrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), usinas e soluções domésticas.

“Somos uma empresa líder em tecnologias de telecomunicação, base da transformação digital. Também temos expertise em inovação no desenvolvimento de dispositivos inteligentes para o setor elétrico, gerando energia limpa e sustentável”, completa o CEO.

O setor energético é um dos principais motores da economia mundial e essencial para a operação de diversas indústrias, mas também está entre os maiores poluidores, responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa. Especialistas alertam para a necessidade urgente de mudanças na matriz energética global para que a economia continue a se desenvolver de maneira sustentável. Para Humberto Cravo Neto, vice-presidente da Huawei Digital Power no Brasil, a chave para a neutralidade de carbono é construir novos sistemas de energia que dependam principalmente de energia renovável.

Energia digital e limpa

“No futuro, a geração, transmissão, distribuição, consumo e armazenamento de energia serão todos construídos com base em tecnologias digitais. Por isso, a Huawei uniu toda expertise em inovação para criar soluções zero carbono para Data Centers, infraestrutura de 5G, abastecimento de carros elétricos, smart grids e armazenamento de energia”, explica Cravo Neto. “A Huawei desenvolve as melhores tecnologias fim-a-fim para a cadeia de energia, desde a geração, armazenamento, distribuição, aplicação e até gestão de plantas fotovoltaicas. Fomos os primeiros a introduzir inversores string no mercado de plantas fotovoltaicas no Brasil, que hoje são um dos mais utilizados no País”, observa.

A empresa oferece ainda, soluções inteligentes de geração e armazenamento de energia limpa para áreas críticas como data center e operadoras. As tecnologias da Huawei otimizam a distribuição e melhoram a eficiência do consumo energético. “Trabalhamos para um futuro sustentável e mais conectado. Queremos promover o desenvolvimento sustentável, livre de emissões de carbono”, finaliza o vice-presidente de Digital Power.

Serviço
www.huawei.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital