book_icon

Wabtec e Trópico aprovam Solução Integrada de Conectividade e Aplicações para o mercado de ferrovias

Wabtec e Trópico aprovam Solução Integrada de Conectividade e Aplicações para o mercado de ferrovias

A Trópico e a Wabtec Corporation, empresa global que atua no segmento de equipamentos para o transporte ferroviário, assinaram um acordo estratégico de cooperação técnico-comercial que permite apresentar ao mercado de logística ferroviária uma Solução Integrada de Conectividade e Aplicações – Sica.
As duas empresas trabalharam em conjunto para homologar a integração do Sistema de Sinalização e Controle, ou Positive Train Control – PTC, da Wabtec com a Solução de Conectividade da Trópico para aplicações ferroviárias.

A solução da Trópico, que utiliza as mesmas tecnologias das redes móveis de banda larga, opera em 250 MHz, entre outras, frequência dedicada às redes privadas pela Anatel – apresentando excelentes características de propagação e grande capacidade de transmissão de dados, o que a torna especialmente indicada para a cobertura de ferrovias.

A Trópico desenvolveu uma tecnologia de rede celular adequada às áreas rurais mais remotas, que permite cobrir toda a ferrovia com menos torres

“A maior parte das ferrovias está nas áreas rurais do Brasil, em desertos digitais sem alternativas de comunicação, onde a cobertura pelas redes celulares públicas não é adequada à criticidade da operação ferroviária. A Trópico desenvolveu uma tecnologia de rede celular adequada às áreas rurais mais remotas, que permite cobrir toda a ferrovia com menos torres, consequentemente diminuindo os investimentos necessários”, explica Paulo Cabestré, presidente da Trópico. “O equipamento de comunicação embarcado na locomotiva é muito robusto e confiável, garantindo a conectividade segura e com alta taxa de dados para pessoas e sistemas de sinalização ferroviários”, acrescenta.

A homologação foi realizada nos laboratórios da Wabtec em Juiz de Fora, MG, onde a Trópico instalou uma rede privada dedicada aos testes e a Wabtec conectou seu sistema PTC a um terminal remoto de comunicação da Trópico. O sistema PTC também dispunha de um Centro de Controle Operacional (CCO) e o ambiente de testes simulou a operação da locomotiva, sendo que foram criadas todas as situações para a utilização da rede da Trópico até o CCO.

“O desempenho dos dois sistemas foi avaliado em situação normal e de stress e o resultado foi muito positivo, atendendo às expectativas e necessidades operacionais de missão crítica”, destaca Danilo Miyasato, presidente da Wabtec. “A segurança nas ferrovias e sua eficiência operacional dependem da tecnologia dos sistemas PTC e da disponibilidade de conectividade ao longo de toda a via férrea, por meio de uma solução totalmente integrada com a garantia de interoperabilidade. A Wabtec reconhece o valor da tecnologia da Trópico como uma solução consistente e duradoura para a comunicação confiável terra-trem”, complementa Miyasato.

“As soluções da Trópico e da Wabtec são bastante complementares. A baixa latência e as altas taxas de dados propiciadas pela solução da Trópico permitirão novas aplicações no setor ferroviário, como, por exemplo, o uso de câmeras de vídeo embarcadas e a operação não tripulada de locomotivas. Estamos muito confiantes na parceria com a Wabtec e convictos de que, juntos, poderemos elevar a segurança e a eficiência das operações ferroviárias”, acrescenta Cabestré.

Danilo Miyasato

Paulo Cabestré

Solução Integrada de Conectividade e Aplicações - Sica

Trópico

Wabtec Corporation

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.