book_icon

KPMG: líderes de setores diversos afirmam que iniciativas ambientais não são reconhecidas

O estudo indicou que as organizações têm dificuldade para estabelecer uma comunicação clara sobre essas ações como parte de estratégias de negócios. Isso pode ser considerado um desafio a curto prazo

KPMG: líderes de setores diversos afirmam que iniciativas ambientais não são reconhecidas

Um relatório elaborado pela KPMG apontou que 90% dos entrevistados afirmaram que os esforços dedicados à redução do impacto ambiental, à melhoria social das comunidades do entorno e à gestão transparente ainda não são reconhecidos pelo mercado. Essa é uma das principais conclusões do relatório “Nos trilhos da jornada digital” que tem como objetivo mostrar de forma inédita como essa a indústria está lidando, na era pós-pandemia, com temas como a digitalização, uso de novas tecnologias e de dados.

O relatório contou com a participação de executivos de mais de 50 companhias dos segmentos de petróleo e gás, metais e mineração e utilidades públicas  

“O estudo indicou que as organizações têm dificuldade para estabelecer uma comunicação clara sobre essas ações como parte de estratégias de negócios. Isso pode ser considerado um desafio para a indústria a curto prazo”, afirma o sócio-líder do setor de energia e recursos naturais da KPMG, Anderson Dutra.

A pesquisa mostrou também que 10% das empresas de utilidades públicas consideram que os processos estão aptos ao atendimento das questões regulatórias e à identificação dos riscos decorrentes da abertura do mercado livre de energia. Esse mesmo percentual também acredita que as empresas conseguem reconhecer todas as oportunidades geradas a partir da transição energética, mesmo já tendo ampliado unidades de negócio.

Sobre a pesquisa
O relatório contou com a participação de executivos de mais de 50 companhias dos segmentos de petróleo e gás, metais e mineração e utilidades públicas. Do total dos executivos entrevistados, 59,6% deles estão situados no Rio de Janeiro, 28,8% em São Paulo, 5,7% no Rio Grande do Norte, 3,8% no Rio Grande do Sul e 1,9% no Maranhão. Quantos aos cargos, mais de 65% ocupam alguma posição gerencial (32,6% têm cargo de gerente, gerente sênior ou gerente executivo) ou na diretoria (30,7% são diretores).

Com relação aos segmentos de atuação, exploração e produção em óleo e gás (28,8%), distribuição em óleo e gás (15,3%), serviços no campo de petróleo (15,3%), geração de energia e utilidades públicas (9,6%), comercialização na área de energia e utilidades públicas (9,6%), utilidades públicas (7,6%), transmissão de energia e utilidades públicas (5,7%), refino de óleo e gás (3,8%), mineração (1,9%), siderurgia e metalurgia (1,9%).

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4 mil profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Serviço
kpmg.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.