

Uma apresentação de Andrea Bocelli e da Orquestra Filarmônica Lucca será regida por um robô. Previsto para acontecer dia 12 de setembro, o concerto terá o robô YuMi diante da Orquestra.
YuMi é constituído de dois braços articulados, que são acoplados em um corpo metálico. Criado pela empresa ABB, YuMi foi treinado pelo maestro Andrea Colombini. Na primeira etapa, o robô registrou todas as nuances dos gestos, que foram transformados em linguagem de programação.
Na segunda, o software do YuMi foi aperfeiçoado para que seus movimentos estejam sincronizados com a música. Segundo Colombini, o YuMi é bom quando se trata da técnica, mas não é abençoado com o dom da sensibilidade humana. “O robô usa seus braços, mas a alma, o espírito, sempre vêm de um humano”, declarou.
YuMi regerá a orquestra enquanto o tenor Andrea Bocelli cantará “La Donna è Mobile”, uma ária da ópera “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi.

Leia nesta edição:

CAPA - TECNOLOGIA
Arquitetura neuromórfica, a plataforma inspirada no cérebro humano

MERCADO
O bom negócio da locação de equipamentos de TI

SEGURANÇA DIGITAL
Dilemas e oportunidades de blockchain para identidade
EXCLUSIVA DIGITAL

VERSÃO LATAM
Agora a versão digital também é LATAM
Baixe o nosso aplicativo














