book_icon

Pesquisa da BMC revela que o mainframe ainda é fundamental

Estudo mostra que as grandes organizações estão investindo em mainframe, inovando com DevOps e integrando sistemas e equipes

Pesquisa da BMC revela que o mainframe ainda é fundamental

A BMC, provedora global em soluções de software, anunciou os resultados de sua 16ª pesquisa anual de mainframe e suas novas e ampliadas capacidades dentro dos portfólios BMC AMI (Automated Mainframe Intelligence) e BMC Compuware para apoio aos clientes à medida que avançam no domínio da Transformação Digital.

A pesquisa mostra que as grandes organizações estão investindo em mainframe, inovando com DevOps e integrando sistemas e equipes. As ofertas mais recentes da BMC ajudam as empresas a lidar com essas prioridades, com melhorias que enfatizam a qualidade do software para reduzir riscos, detectar causas dos problemas de rendimento com maior rapidez e automatizar problemas complexos.

Embora o mainframe seja inerentemente seguro, a mudança do ano passado para o trabalho remoto provou que as defesas baseadas no perímetro não são mais suficientes e uma abordagem ativa é essencial para garantir a proteção

Campeões impulsionam a inovação do mainframe para o crescimento dos negócios
Depois de entrevistar mais de 1.300 executivos e profissionais técnicos em todo o mundo, ficou claro que mainframe continuará sendo fundamental para impulsionar os negócios digitais em um mundo imprevisível. Entre as descobertas:

• 92% vêem o mainframe como uma plataforma para crescimento a longo prazo e novas cargas de trabalho;
• 86% de grandes lojas esperam que o MIPS cresça, enquanto 72% delas têm mais da metade de seus dados no mainframe;
• 66% dos entrevistados são campeões de mainframe, que investem em novas tecnologias, como AIOps e Inteligência Artificial/Machine Learning(IA /ML), que inovam para atender as crescentes demandas digitais com DevOps e integram o mainframe à TI corporativa; e
• 19% dos entrevistados são retardatários de mainframe, mantendo seu investimento estável, obtendo menos valor em novas tecnologias na plataforma e relatam crescimento relativamente modesto em dados e aplicativos de mainframe.

Outros dados

As organizações estão se movendo rapidamente para acompanhar a crescente demanda por novas aplicações e serviços que proporcionem melhor experiência ao cliente para usuários internos e externos. De acordo com a pesquisa:
• 39% dos entrevistados citam a modernização do aplicativo como uma prioridade;
• 88% dos campeões desejam atualizar aplicativos com maior frequência e 40% atualizam todas as semanas ou a cada duas semanas;
• 43% dos campeões desejam melhorar a qualidade das aplicações com DevOps; e
• 80% dos campeões geram valor com a adoção de DevOps de mainframe em um ano ou menos.

Em resposta a essas demandas e aos entrevistados que citam a automação de testes como uma capacidade necessária, a BMC ampliou os capacidades de testes automatizados “shift-left” na solução BMC Compuware Topaz para soluções totais de testes. As equipes de desenvolvimento agora podem acelerar a entrega de inovações porque menos defeitos chegam ao ambiente de teste. O teste manual, que antes levava dias para ser concluído, agora pode ser feito em horas. Em combinação com a solução BMC Compuware zAdviser, os profissionais de DevOps de mainframe de todos os níveis podem identificar bugs e defeitos no início do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC), quando os reparos são mais econômicos.

“O mainframe ainda é o sistema de escolha para empresas que precisam de alta taxa de transferência de transações com confiabilidade garantida e dados consistentes. À medida que os dados de mainframe se tornam cada vez mais complexos com novos usos para aplicativos da Web e telefonia móvel, a necessidade de adoção de DevOps de mainframe e soluções monitoramento guiadas por IA aumentam exponencialmente “, disse Stephen Elliott, vice-presidente de Grupo, I&O, Operações em Nuvem e DevOps da IDC. “As organizações que utilizam o mainframe devem adotar soluções DevOps e AIOps modernas que melhoram a visibilidade e o gerenciamento de toda a cadeia de software e serviços até o usuário final”,comentou.

Inovação

As empresas continuam a investir em IA/ML para acelerar a detecção e a análise, ao mesmo tempo que simplificam os fluxos de trabalho. De acordo com a pesquisa, as grandes lojas priorizaram a implementação de IA/ML, com 57% dos campeões de mainframe reduzindo a necessidade de habilidades especializadas com AIOps. A tendência de implementação de novas tecnologias em mainframes também aumentou, com 36% citando-a como um ponto forte (aumento de 11% desde 2019).

A solução BMC AMI Ops agora inclui mais recursos de detecção e análise de IA que são totalmente automatizados com notificações em tempo real e aprimoramentos de interface de usuário (IU) de última geração para acelerar os tempos de resposta a incidentes. Os usuários podem detectar uma gama mais ampla de problemas, descobrir as causas mais cedo e responder aos problemas de desempenho mais rapidamente com uma lista expandida de ações e fluxos de trabalho simplificados da solução.

Segurança ativa

Segurança foi a prioridade mais citada pelo segundo ano consecutivo (61%) entre os entrevistados. E 63% dos campeões de mainframe consideram segurança e a conformidade a principal prioridade e também são 85% mais propensos a enviar para um SIEM empresarial do que os retardatários de mainframe. Além disso, os campeões otimizam o desenvolvimento e fortalecem a segurança em toda a empresa – 42% têm oz/OS Connect: Enterprise em produção.

Embora o mainframe seja inerentemente seguro, a mudança do ano passado para o trabalho remoto provou que as defesas baseadas no perímetro não são mais suficientes e uma abordagem ativa é essencial para garantir a proteção. Os aprimoramentos na solução de segurança AMI da BMC permitem que as equipes executem auditorias do Guia de Implementação Técnica de Segurança (STIG) da Defense Information Systems Agency (DISA). Esse recurso evita o desvio de conformidade por meio de alertas automáticos em tempo real sobre alterações nas configurações e remove vulnerabilidades de configuração que os hackers podem explorar.

Serviço
www.bmc.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.