book_icon

AMD alimenta o supercomputador mais rápido do topo da lista Top500 com performance Extraflop

Primeiro supercomputador Exascale do mundo tem processadores AMD EPYC e acelerador AMD Instinct

AMD alimenta o supercomputador mais rápido do topo da lista Top500 com performance Extraflop

O supercomputador Frontier, equipado com CPUs AMD EPYC e aceleradores AMD Instinct, alcança o primeiro lugar nas listas de desempenho Top500, Green500 e HPL-AI, o primeiro do setor.  A AMD alimenta cinco dos dez supercomputadores mais poderosos e oito dos dez supercomputadores mais eficientes do mundo

A AMD mostra sua liderança contínua em computação de alta performance (HPC) ao alimentar os supercomputadores mais rápidos e com a maior eficiência energética do mundo, de acordo com as listas Top500 e Green500 mais recentes.

O sistema Frontier do laboratório Oak Ridge National Laboratory (ORNL) submeteu sua primeira pontuação à lista Top500 de 1,1 exaflops, tornando-o o supercomputador mais rápido do mundo e o primeiro a quebrar a barreira da exascale. O desempenho da Frontier é mais que o dobro do sistema número dois e maior que a soma dos próximos sete sistemas na lista Top500 mais recente.

Além disso, o sistema de teste e desenvolvimento Frontier (TDS) garantiu o primeiro lugar na lista Green500, oferecendo 62,68 gigaflops/watt de eficiência de energia a partir de um único gabinete de processadores AMD EPYC de 3ª geração otimizados e aceleradores com AMD Instinct  MI250x. Por fim, o desempenho de computação de precisão mista da Frontier atingiu 6,86 exaflops, conforme medido pelo teste de Introspecção do Acelerador de Linpack de Alto Desempenho, ou HPL-AI. Os próximos passos para a Frontier incluem testes e validação contínuos do sistema, que permanece no caminho certo para aceitação final e acesso antecipado à ciência no final de 2022, e aberto para ciência completa no início de 2023.

Em outros sistemas AMD EPYC e AMD Instinct MI200, o supercomputador LUMI da CSC é o terceiro na lista Top500 com 152 petaflops de desempenho e terceiro na lista Green500 com 51,63 gigaflops/watt de eficiência de energia, e o sistema Adastra na GENCI-CINES é o décimo na lista Top500 e quarto na lista Green500. Esses sistemas continuam a destacar os recursos de desempenho e eficiência dos aceleradores AMD Instinct em nível de nó, gabinete e sistema.

O supercomputador Frontier, equipado com CPUs AMD EPYC e aceleradores AMD Instinct, alcança o primeiro lugar nas listas de desempenho Top500, Green500 e HPL-AI, o primeiro do setor 

Além disso, as listas Top500 e Green500 demonstram a crescente preferência por soluções AMD em todo o setor de HPC. Na lista Top500, a AMD alimenta 94 sistemas totais, um aumento de 95% ano a ano, e os aceleradores AMD Instinct MI200 fizeram sua primeira entrada na lista Top500 com sete sistemas. O número de desempenho entregue por esta única geração de sistemas baseados em AMD Instinct na lista Top500 é quase igual aos flops combinados do resto dos 161 sistemas acelerados no Top500.

Na lista Green500, os processadores AMD EPYC e os aceleradores AMD Instinct agora alimentam os quatro supercomputadores mais eficientes do mundo. Além disso, os produtos da AMD estão em oito dos dez primeiros e 17 dos 20 mais eficientes.

“Estamos empolgados com o fato de os processadores AMD EPYC e os aceleradores AMD Instinct alimentarem o supercomputador mais rápido, com maior eficiência energética e o primeiro supercomputador do mundo a quebrar a barreira da exascale”, comenta Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral do Data Center Solutions Group da AMD. “Inovar e oferecer mais desempenho e eficiência para supercomputadores é fundamental para enfrentar os desafios mais complexos do mundo. Os processadores AMD EPYC e os aceleradores AMD Instinct continuam avançando na computação de alto desempenho, fornecendo o desempenho necessário para avançar nas descobertas científicas.”

Os processadores AMD EPYC processors alimentam agora o supercomputador da Thailand’s National Science and Technology Development Agency mais recente, promovendo a força computacional necessária para o avanço de estudos na medicina, recursos energéticos, previsão do tempo, entre outros 

“O supercomputador Frontier, desenvolvido pela AMD e HPE, representa um grande avanço tanto para a ciência quanto para a indústria de HPC”, explica Bronson Messer, diretor de ciência da Oak Ridge Leadership Computing Facility. “Nossa colaboração com a AMD foi fundamental para garantirmos a implantação da plataforma líder mundial em ciência computacional. O supercomputador Frontier aproveita o desempenho combinado de CPUs AMD aprimoradas e aceleradores AMD Instinct, juntamente com uma plataforma de software aberta AMD ROCm 5 aprimorada, para fornecer o desempenho que os pesquisadores precisam para realizar pesquisas científicas para o bem de toda a humanidade.”

“O LUMI, um dos melhores supercomputadores da EuroHPC e líder em plataformas de Inteligência Artificial, foi construído tendo em mente a sustentabilidade ambiental e o desempenho de liderança”, disse Pekka Manninen, diretor do LUMI Leadership Computing Facility, CSC. “Os processadores AMD EPYC e os aceleradores AMD Instinct nos permitem atingir nossas metas de pesquisa científica mais ambiciosas, ao mesmo tempo em que atendemos e superamos as metas climáticas mais rigorosas da UE. Estamos extremamente orgulhosos de nossa posição de terceiro lugar na lista Green500, alcançando 51,63 gigaflops/watt de eficiência energética.”

O ecossistema HPC alimentado pela AMD continua a crescer
A AMD está liderando o caminho em HPC ao permitir que parceiros e clientes implementem clusters de todos os tamanhos, em áreas-chave de pesquisa, incluindo manufatura, ciências biológicas, serviços financeiros, pesquisa climática e muito mais. Por exemplo, os processadores AMD EPYC processors alimentam agora o supercomputador da Thailand’s National Science and Technology Development Agency mais recente, promovendo a força computacional necessária para o avanço de estudos na medicina, recursos energéticos, previsão do tempo, entre outros. Além disso, o Ohio Supercomputer Center (OSC) anunciou o Ascend, um novo cluster HPC composto por servidores Dell Technologies PowerEdge com processadores AMD EPYC.

Os ecossistemas AMD Instinct e ROCm oferecem suporte ao cliente para aplicações chave em HPC, IA e Machine Learning bem como em modelos de programação HIP e OpenMP, cadeia de ferramentas do compilador e ferramentas de análise para aplicações científicas e industriais. Além disso, o AMD Accelerator Cloud possui um ambiente para acessar remotamente, avaliar e obter o máximo dos aceleradores AMD Instinct e do software ROCm.

HPC na Nuvem
O HPC na nuvem expande o acesso à computação, desbloqueando os principais aplicativos de pesquisa e cargas de trabalho de negócios que levam a produtos mais bem projetados e aceleram o tempo de lançamento no mercado. As mais recentes VMs do Google Cloud C2D com a computação confidencial ampliam o impulso dos processadores AMD EPYC, fornecendo soluções HPC eficientes e de alto desempenho dos principais provedores de serviços em nuvem. A Electric supercar innovator, Rimac, implantou recentemente máquinas virtuais HBv3 do Microsoft Azure – alimentadas pelos processadores AMD EPYC de 3ª geração com tecnologia AMD 3D V-Cache, para aumentar a performance e escalabilidade para as simulações do supercarro elétrico.

Visite o estande da AMD #E510 na ISC 2022 para saber mais sobre as soluções AMD para HPC e conversar com especialistas da AMD.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.