book_icon

Intel anuncia GPU para a Nuvem Visual Inteligente

Fornecendo 5x o desempenho de transcodificação de mídia e até 68 fluxos simultâneos de jogos em Nuvem, a GPU Flex Series foi projetada para atender aos requisitos para cargas de trabalho visuais inteligentes na Nuvem

Intel anuncia GPU para a Nuvem Visual Inteligente

A Intel acaba de lançar a Intel Data Center GPU Flex Series (anteriormente com o codinome Arctic Sound-M), criada para ajudar a libertar os clientes das restrições de ambientes siloed e proprietários e reduzir a necessidade de Data Centers usarem soluções separadas e discretas. A Intel oferece aos clientes uma única solução de processamento gráfico (GPU) construída para lidar com uma ampla gama de cargas de trabalho sem comprometer o desempenho ou a qualidade. Também ajuda a diminuir e otimizar o custo total de propriedade para diversas cargas de trabalho em Nuvem, como entrega de mídia, jogos em Nuvem, IA, Metaverso e outros casos emergentes de uso de Nuvem visual.

“Estamos no meio de uma explosão de pixels impulsionada por mais consumidores, mais aplicações e resoluções mais altas. A infraestrutura de data center de hoje está sob intensa pressão para calcular, codificar, decodificar, mover, armazenar e exibir informações visuais. A GPU Flex Series tem um design inovador que resolve a demanda de computação atual, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e escalabilidade para as experiências imersivas do futuro.” – Jeff McVeigh, vice-presidente da Intel e gerente geral de Super Compute Group.

“A GPU Flex Series tem um design inovador que resolve a demanda de computação atual, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e escalabilidade para as experiências imersivas do futuro.”  

O que oferece
 As GPU Flex Series abordam os requisitos de qualidade, densidade e latência. Com o primeiro codificador AV1 baseado em hardware do setor em uma GPU de data center, a GPU Flex Series oferece cinco vezes o desempenho de transcodificação de mídia e duas vezes o desempenho de decodificação de mídia. Ele oferece mais de 30% de melhoria da largura de banda para economias significativas de custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), além de amplo suporte para ferramentas de mídia populares, APIs, frameworks e os codecs mais recentes.

Alimentadas pela arquitetura X e-HPG da Intel e apoiadas por um ecossistema expansivo de fornecedores de hardware e desenvolvedores de software, essas GPUs fornecem dimensionamento flexível de cargas de trabalho de inferência de IA, desde análise de mídia até cidades inteligentes até imagens médicas entre CPUs e GPUs sem bloquear desenvolvedores em softwares proprietários.

Por que isso é importante
O processamento de mídia, entrega de mídia, inferência visual de IA, jogos em Nuvem e virtualização de desktop estão proliferando em Data Centers. Como resultado, o segmento de mercado de silício GPU de Data Center para Nuvem visual deve crescer e atingir US$ 15 bilhões até 2026. Esse rápido aumento chega a uma indústria largamente afetada pela dependência de modelos de codificação proprietários e licenciados, como a CUDA (API destinada a computação paralela) para programação GPU.

As soluções da GPU Flex Series superam essas limitações, ao mesmo tempo em que oferecem vantagens significativas sobre soluções alternativas, melhorando a flexibilidade, a escalabilidade e o consumo de energia. Ele ajuda a fornecer um TCO mais baixo para provedores de soluções, suportando mais assinantes com menos servidores.

A pilha de software é habilitada pela oneAPI – o caminho produtivo para a computação acelerada – liberando os desenvolvedores dos encargos econômicos e técnicos dos modelos de programação proprietários. É uma alternativa aberta ao bloqueio de idioma proprietário que permite o desempenho completo do hardware com um conjunto completo e comprovado de ferramentas que complementam linguagens existentes e modelos paralelos. Isso permite que os usuários desenvolvam código aberto e portátil que aproveitará ao máximo várias combinações entre CPUs e GPUs Intel.

Sobre o Desempenho
 Desde o início, a Intel Data Center GPU Flex Series oferecerá recursos para processamento e entrega de mídia e jogos em Android Cloud gaming.

Processamento e entrega de mídia
 As demandas de processamento de vídeo de videoconferência, streaming e mídias sociais transformaram os requisitos de recursos de computação do Data Center.

A arquitetura de mídia GPU Flex Series, alimentada por até quatro Motores Xe Media, concentra-se nas maiores demandas de densidade de fluxo para o data center moderno sem comprometer a qualidade:

Oferece cinco vezes transferência de transcode de mídia, duas vezes 2 decodificação de código pela metade da potência (GPU Flex Series 140 em comparação com Nvidia A10).
Entrega até 36 streams 1080p60 transcode throughput por cartão5.
Entrega oito fluxos 4K60 transcode throughput por cartão6.
Quando dimensionado para 10 placas em uma configuração de servidor 4U, ele pode suportar até 360 fluxos HEVC-HEVC 1080p60 transcode throughput4.

O codificador AV1 baseado em hardware da Série Flex oferece mais de 30% de economia de largura de banda. O motor de mídia da Série Flex também suporta e melhora o desempenho para uma ampla gama de codecs da indústria, incluindo HEVC, AVC e VP9.

Aproveitando o recurso Intel Deep Link Hyper Encode, a GPU Flex Series 140 do Intel Data Center com dois dispositivos em um único cartão pode atender ao requisito de atraso de um segundo do setor, ao mesmo tempo em que fornece o transcode7 8K60 em tempo real. Este recurso está disponível para formatos AV1 e HEVC HDR.

Android Cloud gaming
O crescimento explosivo dos jogos em Nuvem criou a necessidade de soluções mais flexíveis que maximizem os fluxos de jogos simultâneos para os usuários. A GPU Flex Series é construída para alta qualidade de jogabilidade, proporcionando uma experiência de jogo incomparável em diferentes dispositivos. Ele é validado em quase 90 dos títulos de jogo Android mais populares do Google Play.

Uma única GPU Flex Series 170 pode alcançar até 68 streams de 720p30, enquanto uma única GPU Flex Series 140 pode alcançar até 46 streams de 720p30 (medido em títulos de jogos selecionados).

Quando dimensionado com seis placas de GPU Flex Series 140, ele pode alcançar até 216 streams de 720p30.

Sobre o Open Software Stack
 Os desenvolvedores podem acessar uma pilha de software abrangente que combina componentes e ferramentas de código aberto para realizar efetivamente os recursos de GPU Flex Series para cargas de trabalho visuais na nuvem, incluindo suporte para oneAPI e OpenVINO. As ferramentas oneAPI da Intel capacitam os desenvolvedores a fornecer aplicativos e serviços acelerados, incluindo a Biblioteca de Processamento de Vídeo Intel oneAPI (oneVPL), Intel VTune Profiler e outros.

Sobre disponibilidade
 Sistemas com GPU Flex Series estarão disponíveis em provedores globais, incluindo Dell Technologies, HPE, H3C, Inspur, Lenovo e Supermicro. As soluções com essa GPU aumentarão nos próximos meses, começando com entrega de mídia e cargas de trabalho de jogos em Nuvem android. Estes serão seguidos por jogos em Nuvem do Windows, cargas de trabalho de IA e VDI10.

Serviço
intel.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.