book_icon

Os três erros mais comuns dos candidatos em processos seletivos e como fazer para evitá-los

Os três erros mais comuns dos candidatos em processos seletivos e como fazer para evitá-los

Para reconhecer os candidatos que realmente dão match com as vagas, muitas empresas costumam fazer mais de uma etapa em seus processos seletivos. Aliás, o processo seletivo não tem esse nome à toa: é realmente uma seleção, entre centenas — às vezes milhares — de candidatos, até chegar no número final de aprovados. Formulários, testes, dinâmicas e outras etapas são cada vez mais comuns em processos, agora realizados de forma remota. Mas com tantos desafios a serem preenchidos, quem nunca se sentiu inseguro sobre as etapas? Seja para uma vaga de emprego ou para participar de um curso, o processo seletivo é o primeiro contato que o canditato têm com a empresa. E, ao mesmo tempo, é o primeiro contato que a empresa tem com o candidato. Por isso, a primeira impressão é muito importante.

De acordo com Marina Costa, Head de Aprendizagem da Resilia, edtech que oferece capacitação na área tecnológica com foco para o mercado de trabalho, em um mercado competitivo como o mercado de tecnologia, por exemplo, o pulo do gato é se destacar e despertar na pessoa avaliadora que o candidato é a pessoa certa para a vaga. “É importante saber que os recrutadores procuram pessoas que querem estar na empresa, que tem interesse, brilho nos olhos e sede de aprendizagem. Demonstrar isso, em um processo seletivo, não basta simpatia, demanda preparação. Se destaca quem demonstra conhecer a área de negócio, os valores, produtos ou serviços que a empresa oferece, bem como quem antecipa perguntas que podem ser realizadas e já estrutura suas respostas, destacando experiências que fazem sentido com a vaga e Companhia. É uma dedicação prévia que pode garantir a sua aprovação”, afirma.

Para que esse momento seja ainda mais especial e termine com a tão sonhada aprovação, os especialistas da Resilia, listaram três erros comuns cometidos ao longo de processos seletivos e dicas para evitá-los.

Erro 1 – Não ler todas as informações que estão no site
Quanto mais preparado o candidato for, melhor será o processo! É preciso usar e abusar a internet. Na era da internet, quase todas as informações estão disponíveis online — e são justamente essas informações que podem representar alguns passos à frente de outros candidatos. Sempre que possível, é preciso que o candidato antecipe possíveis dúvidas que possam surgir pesquisando mais sobre a empresa, os requisitos do processo seletivo, materiais ou certificados necessários e o que mais precisar para preencher a vaga.

Erro 2 – Não completar uma etapa
Sabendo que os processos seletivos são cada vez mais concorridos, é mais do necessário saber que todas as etapas são eliminatórias. É justamente por esse motivo que deixar de completar uma etapa pode ser fatal para o candidato — nesse caso, leva a eliminação. Imagina um processo seletivo com cinco mil candidatos? Por mais que se pense que é apenas um formulário, é justamente essa etapa que separa um candidato do outro. Por isso, é importante completar todas as etapas.

Erro 3 – Deixar para última hora
E por último, mas não menos importante, um erro bem comum em processos seletivos é procrastinar com a inscrição. Mas a dica é clara: não deixe para a última hora! Justamente pela quantidade de etapas a serem preenchidas, é importante separar um tempinho para responder cada uma das etapas com calma, dar o melhor e revisar!

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.