A Deloitte AI Institute divulgou nesta terça-feira (24/8) um novo relatório que examina os casos de uso de negócios mais atraentes para Inteligência Artificial (IA). O relatório The AI Dossier ajuda os líderes de negócios a entender o valor que a IA pode oferecer hoje e no futuro, para que possam tomar decisões mais inteligentes sobre quando, onde e como implementar IA em suas organizações. O estudo ilustra casos de uso em seis setores, incluindo consumidor, indústria, serviços financeiros, governo, ciências da vida e mídia/telecomunicações. Para cada setor, o relatório destaca os casos de uso mais valiosos e prontos para os negócios para tecnologias relacionadas à IA – examinando os principais problemas e oportunidades de negócios, como a IA pode ajudar e os benefícios que provavelmente serão alcançados. O relatório também destaca os principais casos de uso de IA emergentes que devem ter um grande impacto no futuro da indústria.
“A Inteligência Artificial deu o salto para a realidade prática e está rapidamente se tornando uma necessidade competitiva. No entanto, em meio ao frenesi atual de avanço e adoção da IA, muitos líderes estão questionando o que a IA pode realmente fazer por seus negócios”, disse Nitin Mittal, head de IA da Deloitte Consulting LLP. “O dossiê de IA pode ajudar esses líderes a entender o valor que a tecnologia pode oferecer e como priorizar seus investimentos em IA, hoje e no futuro”, observou.
Um outro estudo da Deloitte, chamado State of AI in the Enterprise – 3rd Edition, descobriu que 74% das empresas ainda estão no estágio de experimentação de IA com foco na modernização de seus dados e construção de experiência por meio de uma variedade de programas piloto isolados e provas de conceito, mas sem uma visão clara de como todas as peças se encaixam. Por outro lado, apenas 26% das empresas estão focadas em implementar casos de uso de IA de alto impacto em escala, que é onde a IA pode criar valor real.
“Embora as taxas de adoção de IA e maturidade variem amplamente entre os setores, a IA está impulsionando novos níveis de eficiência e desempenho para empresas de todos os tamanhos”, disse Irfan Saif, co-líder de IA dos Estados Unidos da Deloitte Risk & Financial Advisory e diretor da Deloitte & Touche LLP. “As organizações têm a oportunidade de desbloquear todo o potencial da IA ao adotá-la em escala em toda a empresa”, afirmou.
O relatório analisa casos de uso específicos do setor para identificar seis maneiras principais de a IA criar valor para os negócios.
Redução de custos: aplicação de IA e soluções de automação inteligente para automatizar tarefas de valor relativamente baixo e frequentemente repetitivas, reduzindo custos por meio de maior eficiência e qualidade.
Velocidade de execução: reduzindo o tempo necessário para obter resultados operacionais e de negócios, minimizando a latência.
Complexidade reduzida: melhorando a compreensão e a tomada de decisões por meio de análises que são mais proativas, preditivas e capazes de ver padrões em fontes cada vez mais complexas.
Engajamento transformador: mudando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia, permitindo que as empresas se envolvam com as pessoas em termos humanos, em vez de forçar os humanos a se envolverem em termos de máquina.
Inovação alimentada: redefinindo onde jogar e como ganhar usando IA para permitir novos produtos, mercados e modelos de negócios inovadores.
Confiança fortalecida: protegendo uma empresa de riscos como fraude cibernética e melhorando a qualidade e consistência, permitindo maior transparência para aumentar a confiança da marca.
Serviço
www.deloitte.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo