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Estudo da Deloitte aponta problemas e oportunidades em implementar a IA

O relatório também destaca os principais casos de uso de IA emergentes que devem ter um grande impacto no futuro da indústria

Estudo da Deloitte aponta problemas e oportunidades em implementar a IA

A Deloitte AI Institute divulgou nesta terça-feira (24/8) um novo relatório que examina os casos de uso de negócios mais atraentes para Inteligência Artificial (IA). O relatório The AI Dossier ajuda os líderes de negócios a entender o valor que a IA pode oferecer hoje e no futuro, para que possam tomar decisões mais inteligentes sobre quando, onde e como implementar IA em suas organizações. O estudo ilustra casos de uso em seis setores, incluindo consumidor, indústria, serviços financeiros, governo, ciências da vida e mídia/telecomunicações. Para cada setor, o relatório destaca os casos de uso mais valiosos e prontos para os negócios para tecnologias relacionadas à IA – examinando os principais problemas e oportunidades de negócios, como a IA pode ajudar e os benefícios que provavelmente serão alcançados. O relatório também destaca os principais casos de uso de IA emergentes que devem ter um grande impacto no futuro da indústria.

Um outro estudo da Deloitte descobriu que 74% das empresas ainda estão no estágio de experimentação de IA com uma variedade de programas piloto isolados e provas de conceito, mas sem uma visão clara de como todas as peças se encaixam

“A Inteligência Artificial deu o salto para a realidade prática e está rapidamente se tornando uma necessidade competitiva. No entanto, em meio ao frenesi atual de avanço e adoção da IA, muitos líderes estão questionando o que a IA pode realmente fazer por seus negócios”, disse Nitin Mittal, head de IA da Deloitte Consulting LLP. “O dossiê de IA pode ajudar esses líderes a entender o valor que a tecnologia pode oferecer e como priorizar seus investimentos em IA, hoje e no futuro”, observou.

Um outro estudo da Deloitte, chamado State of AI in the Enterprise – 3rd Edition, descobriu que 74% das empresas ainda estão no estágio de experimentação de IA com foco na modernização de seus dados e construção de experiência por meio de uma variedade de programas piloto isolados e provas de conceito, mas sem uma visão clara de como todas as peças se encaixam. Por outro lado, apenas 26% das empresas estão focadas em implementar casos de uso de IA de alto impacto em escala, que é onde a IA pode criar valor real.

“Embora as taxas de adoção de IA e maturidade variem amplamente entre os setores, a IA está impulsionando novos níveis de eficiência e desempenho para empresas de todos os tamanhos”, disse Irfan Saif, co-líder de IA dos Estados Unidos da Deloitte Risk & Financial Advisory e diretor da Deloitte & Touche LLP. “As organizações têm a oportunidade de desbloquear todo o potencial da IA ​​ao adotá-la em escala em toda a empresa”, afirmou.

O relatório analisa casos de uso específicos do setor para identificar seis maneiras principais de a IA criar valor para os negócios.

Redução de custos: aplicação de IA e soluções de automação inteligente para automatizar tarefas de valor relativamente baixo e frequentemente repetitivas, reduzindo custos por meio de maior eficiência e qualidade.
Velocidade de execução: reduzindo o tempo necessário para obter resultados operacionais e de negócios, minimizando a latência.
Complexidade reduzida: melhorando a compreensão e a tomada de decisões por meio de análises que são mais proativas, preditivas e capazes de ver padrões em fontes cada vez mais complexas.
Engajamento transformador: mudando a maneira como as pessoas interagem com a tecnologia, permitindo que as empresas se envolvam com as pessoas em termos humanos, em vez de forçar os humanos a se envolverem em termos de máquina.
Inovação alimentada: redefinindo onde jogar e como ganhar usando IA para permitir novos produtos, mercados e modelos de negócios inovadores.
Confiança fortalecida: protegendo uma empresa de riscos como fraude cibernética e melhorando a qualidade e consistência, permitindo maior transparência para aumentar a confiança da marca.

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