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CEOs apostam em IA generativa para impulsionar a produtividade, diz estudo da IBM

A IA generativa pode reduzir as barreiras à adoção da IA ​​e metade dos CEOs entrevistados a está explorando ativamente para impulsionar uma nova onda de produtividade

CEOs apostam em IA generativa para impulsionar a produtividade, diz estudo da IBM

Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value (IBV) descobriu que quase metade dos CEOs entrevistados identificam a produtividade como sua maior prioridade de negócios – acima do sexto lugar em 2022. Eles reconhecem que a modernização da tecnologia é a chave para atingir suas metas de produtividade, classificando-a como a segunda maior prioridade. No entanto, os CEOs podem enfrentar barreiras importantes à medida que correm para modernizar e adotar novas tecnologias, como a IA generativa.

O estudo anual “CEO decision-making in the age of AI, Act with intention” (Tomada de decisão do CEO na era da IA, Aja com intenção), constatou que três quartos dos CEO entrevistados acreditam que a vantagem competitiva dependerá de quem tem a IA generativa mais avançada. No entanto, os executivos também estão avaliando os riscos ou barreiras potenciais da tecnologia, como preconceito, ética e segurança. Mais da metade (57%) dos CEOs entrevistados estão preocupados com a segurança dos dados e 48% se preocupam com o viés ou a precisão dos dados.

A IA generativa está alimentando mudanças na força de trabalho, mas avaliações mais amplas de seu impacto na força de trabalho estão atrasadas; 43% dos CEOs entrevistados dizem que reduziram ou realocaram sua força de trabalho devido à IA generativa

Também há uma desconexão entre os CEOs e suas equipes quando se trata da prontidão da IA. Metade (50%) dos CEOs entrevistados relatam que já estão integrando IA generativa em produtos e serviços, e 43% dizem que estão usando IA generativa para informar decisões estratégicas. No entanto, apenas 29% de suas equipes executivas concordam que possuem experiência interna para adotar IA generativa; apenas 30% dos executivos seniores não-CEO entrevistados dizem que sua organização está pronta para adotar a IA generativa com responsabilidade.

“A IA generativa pode reduzir as barreiras à adoção da IA ​​e metade dos CEOs entrevistados a está explorando ativamente para impulsionar uma nova onda de produtividade, eficiência e qualidade de serviço em todos os setores”, disse Jesus Mantas, sócio-gerente global da IBM Consulting. “Os CEOs precisam avaliar os requisitos de sua empresa em relação à privacidade de dados, proteção de propriedade intelectual, segurança, responsabilidade algorítmica e governança, a fim de planejar a implantação de casos de uso emergentes de IA generativa em escala”, observou..

As principais descobertas do estudo incluem:

– Os CEOs dizem que a produtividade – e a tecnologia que ajudará a entregá-la – é uma prioridade urgente

– Quase metade (48%) dos CEOs entrevistados aponta a produtividade como uma das principais prioridades de sua organização – acima do sexto lugar em 2022; a modernização da tecnologia segue como sua segunda maior prioridade (45%), mas os CEOs também indicam que esse é um dos seus principais desafios.

– Pelo quarto ano consecutivo, os CEOs entrevistados dizem que os fatores de tecnologia continuam sendo a principal força externa que impacta sua organização nos próximos três anos.

– Os CEOs estão olhando cada vez mais para os líderes operacionais, de tecnologia e de dados como tomadores de decisões estratégicas.

Dados adicionais coletados durante a pesquisa indicam o seguinte:

– Quando questionados sobre quais membros do C-Suite tomarão as decisões mais cruciais nos próximos três anos, os CEOs entrevistados identificaram COOs (62%) e CFOs (52%).

– A influência dos líderes de tecnologia na tomada de decisões está crescendo – 38% dos CEOs pesquisados ​​apontam para os CIOs (acima dos 19% há um ano), seguidos pelo Chief Technology ou Chief Digital Officer (30%) como responsáveis ​​pelas decisões mais cruciais em suas organizações.

– CEOs indicam que estão prontos para adotar IA generativa, mas outros executivos têm reservas.

– Três em cada quatro (75%) CEOs entrevistados acreditam que a organização com a IA generativa mais avançada terá vantagem competitiva.

– Metade (50%) dos CEOs relata que já está integrando IA generativa em produtos e serviços; 43% dizem que estão usando IA generativa para informar decisões estratégicas, com 36% usando a tecnologia para decisões operacionais.

– Enquanto 69% dos CEOs entrevistados veem amplos benefícios da IA ​​generativa em toda a organização, apenas 29% de suas equipes executivas concordam que possuem experiência interna para adotar a IA generativa.

– Apenas 30% dos executivos sêniores que não são CEOs entrevistados dizem que sua organização está pronta para adotar a IA generativa com responsabilidade.

– A IA generativa está alimentando mudanças na força de trabalho, mas avaliações mais amplas de seu impacto na força de trabalho estão atrasadas; 43% dos CEOs entrevistados dizem que reduziram ou realocaram sua força de trabalho devido à IA generativa, com 28% adicionais indicando que planejam fazer isso nos próximos 12 meses.

– Ao mesmo tempo, 46% dos CEOs entrevistados contrataram trabalhadores adicionais por causa da IA ​​generativa, com 26% dizendo que têm planos para mais contratações no futuro.

– No entanto, menos de um em cada três CEOs (28%) entrevistados avaliaram o impacto potencial da IA ​​generativa em suas forças de trabalho e 36% dizem que planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

Serviço
www.ibm.com

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