book_icon

Siemens inclui diversas inovações em nova versão do software de engenharia TIA Portal

Plataforma traz novos hardwares e atualizações de softwares para o portfólio de automação SIMATIC. Nova versão gera mais eficiência na engenharia e redução nos tempos de projeto. A solução auxilia as empresas no rumo da Indústria 4.0

Siemens inclui diversas inovações em nova versão do software de engenharia TIA Portal

Empresa focada em tecnologia, a Siemens lança no mercado brasileiro uma nova versão do TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal), plataforma de engenharia que possibilita acesso aos serviços de digitalização da Siemens e a integração dos dispositivos de automação que compõem a planta industrial. Com o TIA Portal V17, a solução da Siemens passa a ter novos hardwares e atualizações de softwares para o portfólio de automação SIMATIC.

Deste modo, os usuários se beneficiam de novas possibilidades para uma instalação mais produtiva e flexível, reduzindo, assim, os custos do projeto e o tempo de colocação no mercado. As novidades da nova versão reforçam os pilares que caracterizam a plataforma da Siemens, que são: Engenharia Eficiente, Operação Transparente e o Fluxo Digital de Dados. Para isso, o TIA Portal V17 apoia-se não apenas no conceito de digitalização, mas, principalmente, coloca as empresas no rumo da Indústria 4.0.

A segurança industrial não apenas é necessária para atender às regulamentações, mas também para economizar tempo em se tratando de engenharia, maior disponibilidade da instalação e maior segurança de investimento 

O TIA Portal foi lançado pela Siemens em 2010 e, de tempos em tempos, ganha atualizações a fim de endereçar as necessidades individuais de fabricantes de máquinas, integradores de sistemas e operadores de plantas. “A nova versão do TIA Portal reforça sua estrutura unificada de operação e, como sempre, garante o investimento de quem o usa como uma plataforma que garante o futuro da automação”, afirma Bianca Cerveira, Gerente de Produtos e responsável pelo TIA Portal na Siemens.

A família de controladores avançados SIMATIC S7-1500 é ampliada por um controlador de alta disponibilidade que permite a implementação de aplicações à prova de falhas: a CPU 1518HF, ideal para aplicações que demandam funcionamento contínuo, velocidade de processamento e segurança funcional. Além disso, as novas CPUs 1518T e 1518TF são voltadas para aplicações complexas de Motion Control, como tarefas de automação intersetorial em máquinas em série, máquinas especiais e engenharia de planta.

Outra novidade se refere a atualizações de firmware para a família de controladores básicos SIMATIC S7-1200. Entre os destaques do novo firmware 4.5 estão um novo servidor web, OPC UA otimizado, mais memória retentiva e outras opções para suporte ao uso de diferentes dispositivos de campo, troca de dados com outros controladores e encaminhamento para qualquer sistema de gerenciamento.

Quanto às inovações em software, o WinCC Unified, sistema de visualização para interfaces abertas no TIA Portal, ganha novas funcionalidades. O objetivo desta plataforma é facilitar a orquestração da linha de produção, permitindo que o usuário acesse os dados de todas as máquinas por meio de uma IHM (Interface Homem-Máquina). As inovações do WinCC Unified incluem comunicação estendida, bem como novas possibilidades de operação e monitoramento. Além disso, o recurso “View of Things” proporciona ao usuário a visualização via servidor web diretamente no controlador SIMATIC S7-1500, dispensando a necessidade de ferramenta adicional para a criação de páginas web e a configuração de uma interface correspondente para troca de dados entre o controlador e o sistema de visualização.

O SIMATIC STEP 7, software de engenharia para configurar e programar os controladores da família SIMATIC, também conta com novidades. Com o CFC (Continuous Function Chart), editor gráfico de lógica para o controlador SIMATIC S7-1500 no TIA Portal V17, é possível otimizar e reduzir o tempo de programação. Já o CEM (Cause and Effect Matrix), tanto para controladores SIMATIC S7-1500 quanto SIMATIC S7-1200, estabelece intersecções entre causas e efeitos de ações em um sistema de segurança. O programa executa um sistema de respostas para conter e prevenir eventos antes que eles causem danos a um processo.

O TIA Portal V17 inclui, ainda, inovações nos opcionais. Quando se trata de padronização na comunicação entre equipamentos, as necessidades das indústrias estão aumentando em um ritmo cada vez maior. Por isso, o V17 traz otimizações do OPC UA, padrão aberto de comunicação baseado em Ethernet, como a integração de Métodos e Diagnóstico. Além disso, com a funcionalidade Alarmes e Condições, o servidor encaminha mensagens de mudanças de status para clientes OPC UA.

Com a finalidade de reduzir o tempo e esforço de comissionamento real, o SIMATIC S7-PLCSIM Advanced é uma alternativa para simular e otimizar a integração entre componentes de linhas de produção inteiras em um ambiente virtual, criando os chamados Gêmeos Digitais. Para aumentar a eficiência deste processo, os usuários podem contar com o suporte dos controladores SIMATIC S7-1500 R/H e comunicação segura via protocolos OPC UA, OUC e HTTPS.

O Test Suite, recurso de integração contínua para realizar testes unitários criados através da interface do usuário, oferece suporte de abertura para novas funções que garantem uma qualidade de programação consistente. Outros opcionais contemplados com atualizações são o Energy Suite, fornecendo gerenciamento de carga aprimorado e conexões de dados de energia flexíveis, e o ProDiag – ferramenta para diagnóstico de máquinas e plantas que recebeu melhorias de usabilidade.

A segurança industrial não apenas é necessária para atender às regulamentações, mas também para economizar tempo em se tratando de engenharia, maior disponibilidade da instalação e maior segurança de investimento. Por isso, o TIA Portal V17 traz atualizações na abordagem de segurança de dados e certificados de proteção estendidos no nível da automação de fábrica.

Serviço
www.siemens.com

Bianca Cerveira

nova versão do software de engenharia TIA Portal

segurança industrial

Siemens

SIMATIC STEP 7

TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal)

TIA Portal V17

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento