book_icon

NEC desenvolve IA para detectar neoplasia de Barrett em endoscopia

Software foi treinado com mais de 1 milhão de imagens e conhecimentos de especialistas para identificar o câncer de esôfago em fase inicial

NEC desenvolve IA para detectar neoplasia de Barrett em endoscopia

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar os médicos na detecção de neoplasia de Barrett no esôfago durante procedimentos endoscópicos. Esta é a primeira tecnologia deste tipo no mundo a cumprir os requisitos de rotulagem do CE, um padrão europeu de segurança, saúde e proteção ambiental, e está sendo lançada com o nome de Wise Vision Endoscopy. Este software é conectado a processadores de endoscopia e notifica automaticamente sobre a neoplasia de Barrett potencial a partir de imagens capturadas durante o exame de imagem.

O esôfago de Barrett é uma condição pré-cancerosa em que o revestimento interno do esôfago é substituído por um revestimento semelhante ao do estômago. A prevalência mundial do esôfago de Barrett é de 1% de toda a população, mas muito maior (7%) em pacientes com sintomas de refluxo ácido. Pacientes com esôfago de Barrett têm risco 30 a 40 vezes maior de desenvolver câncer de esôfago em comparação com a população normal.

No entanto, se esse câncer puder ser detectado em um estágio inicial, ele pode ser removido por meio de procedimento endoscópio e o paciente pode ser curado. Pacientes com esôfago de Barrett têm que se submeter a endoscopia regular (a cada dois ou três anos) para detectar o câncer precoce, mas isso ainda é um desafio, pois as mudanças iniciais do câncer são muito sutis e difíceis de identificar. Como resultado, as recomendações atuais são fazer várias biópsias aleatórias ao longo do esôfago de Barrett para identificar qualquer foco de câncer inicial. No entanto, biópsias aleatórias são caras e demoradas e só são realizadas de acordo com as diretrizes clínicas oficiais por cerca de 30% a 51% dos endoscopistas.

Para ajudar a resolver esse problema, a NEC colaborou com o professor Pradeep Bhandari (Portsmouth, Reino Unido), presidente do Comitê de Pesquisa da Sociedade Europeia de Endoscopia Gastrointestinal (ESGE), no desenvolvimento desta nova tecnologia para apoiar os médicos na detecção da neoplasia de Barrett durante o exame. O Wise Vision Endoscopy foi treinado com mais de 1 milhão de imagens de endoscopia de esôfago de Barrett, juntamente com o conhecimento de endoscopistas especializados, permitindo atender aos requisitos de marcação com o padrão CE. No desenvolvimento desta solução, a NEC aplicou sua tecnologia de reconhecimento facial, que foi altamente avaliada pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) nos Estados Unidos e pertence ao portfólio de tecnologias de IA de ponta da empresa, chamado “NEC the Wise”

Funcionamento

Na avaliação clínica, o Wise Vision Endoscopy pode encontrar mais de 90% das neoplasias de Barrett. Espera-se que a tecnologia reduza significativamente a taxa de perda de neoplasias durante a endoscopia e melhore o resultado para pacientes em todo o mundo.

O resumo que aplica esta tecnologia recebeu o Prêmio Gut da British Society of Gastroenterology (BSG), que foi apresentado na sessão plenária do Campus BSG. Também foi selecionado um dos melhores resumos de endoscopia na UEG Week Virtual 2020, realizada pela United European Gastroenterology.

Este software pode ser conectado a endoscópios de três fabricantes líderes de endoscópios (Olympus, Fujifilm e Pentax). Simplesmente conectando um endoscópio existente a um monitor e terminal equipado com o software, os usuários podem começar a usá-lo imediatamente. O sistema emite notificações sonoras quando uma lesão candidata é localizada, e o tipo e o volume da notificação podem ser personalizados a qualquer momento de acordo com as preferências do usuário. Além disso, uma interface de usuário altamente visível permite uma operação intuitiva, permitindo que os especialistas prossigam com os exames sem problemas.

No futuro, a NEC visa acelerar a transformação digital no campo médico, fornecendo produtos e serviços seguros e protegidos, incluindo IA, para promover uma sociedade saudável e sustentável, onde os indivíduos podem prosperar com a utilização de tecnologias de TI avançadas.

Serviço
www.nec.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.